Pequenos Curiosos

Print Friendly, PDF & Email

APRESENTAÇÃO

O mundo tem muitas coisas interessantes e curiosas que Deus fez para nós. Por exemplo, por que seu cabelo não é igual ao cabelo de seu amiguinho? De onde vêm a chuva e o trovão? Como se formam as ondas? A curiosidade está em cada um de nós. As dúvidas estão na cabecinha de cada criança. Neste livro, você vai descobrir muitas curiosidades. Ao passar um tempinho lendo-o e conversando com Deus, você se tornará mais sabido e sua vida será mais alegre.


JANEIRO 2019


PEQUENOS PRESENTES – 01 DE JANEIRO 2019

Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O Seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, Seus filhos. 1 João 3:1

Hoje é o primeiro dia do ano e você acabou de passar por várias emoções. Ganhou presente de Natal, festas, amigos, família reunida. Talvez nem tenha percebido a importância de muitas dessas coisas, mas o presente, você não deve ter largado, não é mesmo? Quem sabe você tenha até dormido com ele.

Quando eu era pequena, ganhei muitos presentes dos meus pais e também dos meus avós. Na maioria das vezes, eram presentes bem simples. Mas um me marcou. Foi um bonequinho pequeno de borracha que eu colocava bem ao lado da minha cama.Todos os dias, eu olhava para ele e me lembrava do carinho dos meus pais ao me darem aquele presente pequeno, mas muito significativo. E é justamente isto que quero deixar com você: as pequenas coisas são muito importantes em nossa vida.

Quando Jesus criou este mundo, Ele pensou nos pequenos detalhes para você e para mim.

Deus e eu

Querido Jesus, muito obrigado por este mundo tão grande e cheio de coisas importantes para minha vida.


DIA E NOITE – 02 DE JANEIRO 2019

Então disse Deus: Que haja luz! E a luz começou a existir. Gênesis 1:3

Você já tentou ficar no escuro por um tempo? É ruim, você não acha? Muitas crianças têm medo de ficar no escuro e isso é normal. Gostamos de ver, de saber o que acontece à nossa volta.

Você já imaginou como era este mundo antes de ser criado por Jesus? Uma escuridão só! Era como uma folha de papel preta. Não dava para ver nada, e o mais engraçado é que não tinha nenhuma forma; não dava para saber se era redondo, quadrado, triangular. Mas Jesus decidiu fazer algo diferente pensando em você. E assim Ele criou a luz. Uau! Esse primeiro dia deve ter sido muito emocionante. Jesus simplesmente falou e tudo apareceu. E Ele viu que era muito bom.

Ele separou a escuridão como noite e a luz como dia. Ele fez o dia para você brincar e se divertir, e a noite, para descansar. Por isso, descanse direitinho para ter bastante energia para 0 dia seguinte.

Deus e eu

Muito obrigado, Jesus, por criar o dia para eu brincar e a noite para eu descansar.


CÉU, TERRA E MAR – 03 DE JANEIRO 2019

E Deus viu que o que havia feito era bom. Gênesis 1:12

No texto de ontem, você viu que a luz faz uma grande diferença. Ela pode iluminar muito. Sem a luz, você não poderia se divertir nem ler um livro bem bonito. E você já imaginou se no nosso planeta só existisse água? Você viveria como um peixinho, só nadando.

Mas Jesus é mesmo muito inteligente. Sabe o que Ele fez? No segundo dia, Ele criou o céu e fez uma divisão entre o céu e as águas. Na parte de baixo, ficaram as águas e, na parte de cima, o céu.

Ele ficou feliz, mas ainda tinha muita água. Então Ele ajuntou um pouco de água aqui, um pouco ali e no meio colocou a terra. Para o ajuntamento de água, Ele deu o nome de ”mares” e, para a parte seca, ”terra”. E essa terra produziu muitas plantas, vegetais, árvores grandiosas, Esse foi o terceiro dia.

Você viu quantos detalhes foram feitos especialmente para você? Jesus realmente Se preocupa com o seu bem-estar. Ele quer que você esteja sempre feliz.

Deus e eu

Querido Jesus, obrigado pela Sua bondade e grandiosidade.


DIA DE SOL – 04 DE JANEIRO 2019

Essas luzes brilharão no céu para iluminar a Terra. Gênesis 1:15

Este é o quarto dia do mês e vamos visitar o quarto dia da criação. Você lembra o que foi criado nesse dia? Jesus falou e tudo apareceu. Surgiu o Sol para iluminar o dia e a Lua para iluminar a noite. Eu não poderia me esquecer das estrelas que podemos ver à noite.

Você sabia que o Sol é uma estrela e está “próximo” do nosso planeta? O Sol traz energia, traz alegria com um dia ensolarado, você pode aproveitar muito bem para ir à praia, à piscina, andar de bicicleta, jogar bola com os amigos. Só que precisamos tomar muito cuidado com os horários em que o sol está mais forte para não ficarmos doentes.

Você pode tomar um solzinho bem gostoso até as 10h da manhã e depois das 4h da tarde. Por isso, nada de acordar tarde. Aproveite bem o dia!

Deus e eu

Jesus querido, obrigado pelo Sol que brilha para nos trazer alegria.


CORAGEM PARA NADAR – 05 DE JANEIRO 2019

Depois Deus disse: Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e que na Terra haja aves que voem no ar! Gênesis 1:20

Você sabia que os salmões atravessam rios e mares? Eles são chamados de peixes migradores. Você sabe o quer dizer isso? São chamados assim porque mudam de região de tempo em tempo. Esses peixes são espertos e não têm medo. Atravessam corajosamente os rios e mares. Eles foram criados por Deus de uma forma muito especial. Eles podem viver na água salgada e também na água doce.

No quinto dia da criação, Deus disse: “Aumentem muito em número e encham as águas dos mares! E que as aves se multipliquem na terra!” Deus criou peixes de cores e tamanhos diferentes. E as aves do céu, como são tão Iindas! Pare um pouquinho para prestar atenção nesses bichinhos tão fantásticos que Deus criou pensando em você.

E que tal ser uma menina ou um menino corajoso como o salmão, sem medo de enfrentar os desafios? Como Deus cuida do salmão, certamente Ele vai cuidar de você.

Deus e eu

Papai do Céu, assim como o Senhor cuida dos peixinhos e passarinhos, cuide de mim.


DEUS ME FEZ RESPONSÁVEL – 06 DE JANEIRO 2019

Assim Deus criou os seres humanos; Ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher. Gênesis 1:27

De uma só vez, Deus criou todo o Universo apenas por Sua palavra. É impressionante! Meu Deus é muito grande e tem muito poder! E você já sabe o que Ele criou no sexto dia?

Deus fez os animais domésticos, selvagens, todos os bichinhos. E Ele novamente ficou muito feliz com tudo que havia criado, mas ainda faltava alguma coisa.

Nesse dia, Ele também fez o homem, que é parecido com Ele. Montou um boneco de barro, soprou o fôlego da vida em seu nariz e o homem ganhou vida. Sinceramente, eu gostaria de estar lá para ver tudo isso. Mas ainda faltava alguma coisa. Faltava a mulher. Deus não deixou Adão sozinho. Ele criou Eva, que foi a companheira de Adão o tempo todo. Adão e Eva conversavam com Deus e também trabalhavam no jardim, cuidando dos animais. ’ Eles realmente eram pessoas bem responsáveis. E você também pode ser bem responsável cuidando do seu cantinho e deixando tudo arrumadinho.

Deus e eu

Senhor Jesus, ajude-me a ser responsável com minhas coisas.


UM DIA ESPECIAL – 07 DE JANEIRO 2019

No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Gênesis 2:2

Deus ficou muito feliz com toda a criação. E, depois de ter trabalhado tanto, ficou cansado e decidiu que deveria descansar. Ele separou e abençoou o sétimo dia como um dia especial. E o sétimo dia é o sábado, Mas, se Deus é tão poderoso e tao grandioso, Ele se cansa? Ele precisava descansar? Na realidade, nesse momento tão especial, Ele quis mostrar que precisamos do descanso, precisamos deixar as atividades normais do dia a dia e dedicar um tempo a mais para Ele. Você também pode dedicar tempo para Deus todos os dias, mas o sábado é um dia em que Deus quer que estejamos mais pertinho dEle. E que tal passear nesse dia com o papai e a mamãe para ver a natureza? Que tal ver os peixinhos, as aves que voam no céu, os animais, e aproveitar as árvores maravilhosas que nos dão uma sombra muito gostosa? Deus pensou em mim e também em você em tudo o que criou. Nas pequeninas coisas, Ele revela Seu amor.

Deus e eu

Obrigado meu Deus, por me dar o sábado como lembrança da Sua criação.


O VOO DAS ABELHINHAS – 08 DE JANEIRO 2019

Então tirou mel com as mãos e saiu comendo. Foi até onde estava o seu pai e a sua mãe e lhes deu um pouco. E eles comeram. Juízes 14:9

Hoje você vai aprender sobre uma das criaturinhas mais interessantes da natureza. Ela produz um alimento muito gostoso e saudável: o mel. Você já sabe, não sabe? Isso mesmo, é a abelha.

Você sabia que as abelhas vivem em colmeias construídas com muito cuidado? Em cada colmeia, existem vários favos com seis Lados. Eles foram feitos para guardar o mel. As abelhas trabalham muito, muito mesmo, para poder guardar o mel. Elas voam sem parar para colher o néctar das flores. É daí que vem o melzinho bem gostoso para você comer. Você sabia que, para as abelhas produzirem meio quilo de mel, elas precisam visitar quatro milhões de flores? É uma tarefa muito difícil.

Elas são muito organizadas e escolhem, entre elas, quem será a exploradora. A abelha exploradora é que vai atrás das flores. Ela encontra as flores e depois precisa voltar para a colmeia. E ela não se perde pelo caminho. Deus é mesmo fantástico! Ele pensou em cada detalhe.

Deu e eu

Como o Senhor foi bondoso ao criar os pequenos bichinhos! Ensina-me, Senhor, a ser organizado como as abelhinhas.


ABELHAS BAILARINAS – 09 DE JANEIRO 2019

Todos os seres vivos, louvem o Senhor! Salmo 150:6

Você se lembra da abelha exploradora? Pois é, ela encontra as flores, volta para a colmeia, e sabe o que ela precisa fazer quando chega na colmeia? Ela conta para as outras abelhas sobre o lugar onde encontrou flores. Agora, como eIa consegue fazer isso, se as abelhas não sabem falar?

Bem, é um processo bem diferente do nosso. Ela chega até a colmeia e começa a contar para as amiguinhas onde encontrou flores. Primeiro, ela deixa as outras abelhas experimentarem um pouquinho do néctar que ela recolheu das flores, e assim as amiguinhas também ficam conhecendo o sabor. Depois, a abelha começa a mostrar a direção das flores de uma forma muito interessante. Ela faz isso dançando. Começa a dançar no meio da colméia, balançando todo o corpinho. A forma como ela se movimenta faz com que as amiguinhas recebam todas as informações. Agora ela virou uma abelha bailarina. Elas não falam, mas se comunicam de outra forma. Que bichinho maravilhoso Deus criou!

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a louvá-Lo sempre pela sua criação.


BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO – 10 DE JANEIRO 2019

Vejam os passarinhos que voam pelo céu; eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no Céu, dá de comer a ales. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Mateus 6:26

Você tem um animalzinho em casa? Quando minha irmã era criança, o maior sonho dela era ganhar um passarinho. E, certo dia, chegou o tão esperado passarinho.

Meu avô ajudava a cuidar do bichinho, mas minha irmã também tinha algumas obrigações: colocar o alpiste, tirar a bandejinha para fazer a limpeza da gaiola, E assim vai. Ele também ganhou um nome. Era Melão. Ele era tão bonitinho e trazia muita alegria pra gente porque, toda manhã, acordávamos com aquele passarinho cantando.

Se você tem um pássaro em casa, com certeza, sabe do que estou falando. Como é bom cuidar de um bichinho! Eles são tão puros e indefesos! A Bíblia diz que Deus cuida muito bem dos bichinhos dando comida e abrigo. Se Ele cuida tão bem dos passarinhos, como minha irmã cuidava, ‘ imagine que proteção fantástica Ele pode dar a você!

Deus provê tudo para nós, assim como você cuida do seu bichinho de estimação e não deixa faltar nada para ele.

Deus e eu

Querido Deus, muito obrigado por cuidar de mim.


VIVENDO PERIGOSAMENTE – 11 DE JANEIRO 2019

Obedeço os mandamentos de Deus; sempre faço a Sua vontade e não a minha. Jó 23:12

Por que será que o tucano tem um bico tão grande? Você já pensou nisso? Quem sabe seja para colocar o bico onde não deve, ou seja, no ninho de passarinhos indefesos, que não tem como se proteger, de onde ele arranca os filhotinhos para se alimentar.

Os pais dos filhotinhos tentam o que podem para que isso não aconteça, mas muitas vezes eles não conseguem. O tucano é um perigo para as pequenas aves.

E você, tem vivido perigosamente? Tem colocado sua mãozinha em lugares que não deve? Quando mamãe fala: ”Não coloque a mão no fogão! Não brinque com fogo! Não coloque o dedinho na tomada!”, o que você tem feito? É difícil resistir à tentação de levar a mãozinha onde não deve.

Mamãe sabe muito bem o que está falando e sabe que, se você desobedecer, poderá se machucar. E machucado dói muito!

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude cada dia a ouvir e a obedecer meu papai e minha mamãe, pois eles sempre querem o melhor para mim.


O ARQUITETO DA NATUREZA – 12 DE JANEIRO 2019

Louvem a Deus com canções, pois Ele é o Rei do mundo inteiro! Salmo 47:7

Você já viu o pássaro joão-de-barro? Em uma casa onde morei, havia uma árvore bem grande no quintal, e sabe o que tinha Iá? Um ninho de joão-de-barro. Muitas vezes, parei para observar aquele ninho e também o cuidado da mamãe e do papai com os filhotes.

O joão-de-barro é um super pássaro. Ele tem muitas qualidades e virtudes. É honesto, inteligente e muito trabalhador. Ele não é um pássaro colorido, como tantos que você vê por aí. Ele tem a cor de terra. É marronzinho e na parte de baixo do seu corpo predomina o tom amarelado. Ele gosta muito de cantar e seu canto é bem alegre, quase uma gargalhada. E o mais bonito é que ele canta enquanto trabalha.

Você já tentou alguma vez cantar enquanto brinca? Se não tentou ainda, pode começar e vai ver como é born cantar o tempo todo. Cantar faz com que a gente se sinta mais feliz e mais perto de Deus.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a demonstrar minha alegria através do canto a cada dia, em qualquer momento.


TRABALHO EM EQUIPE – 13 DE JANEIRO 2019

Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Salmo 128:2

Ontem você conheceu um pouquinho sobre o joão-de-barro.Viu como ele canta muito e trabalha feliz. Ele é um pássaro muito corajoso e defende seu ninho de qualquer inimigo. Se algum homem tentar mexer no seu ninho, ele não tem medo de enfrentar.

Sabe outra coisa que eu descobri? João-de-barro não trabalha sozinho. A fêmea participa da construção da casa. Eles se revezam no trabalho. Uma hora é um que amassa e transporta o barro, outra hora é o outro. Eles trabalham em equipe. Levam, mais ou menos, seis a sete dias para terminar a casinha. Quando terminam a construção, o joão-de-barro Iimpa a casinha e a fêmea entra para colocar os ovinhos.

Você e eu podemos aprender muitas coisas com o exemplo de coragem e de trabalho em equipe do joão-de-barro. Ele não tem medo de enfrentar os desafios.


BONITA E BARULHENTA – 14 DE JANEIRO 2019

Se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência. Romanos 8:25

Você já viu uma arara bem de pertinho? Com certeza você já foi ao zoológico e viu muitas aves coloridas, mas a arara é especial. Ela é mais colorida que o papagaio e gosta de viver sempre perto das outras araras. Ela faz um barulho muito forte e todo mundo pode ouvir de longe. Quando encontra comida, ela se cala fica quietinha e se alimenta direitinho.

E você? Como se comporta quando está com muita fome? Já vi muitas crianças choramingando perto da hora de comer. Muitas ficam nervosas porque a comida não está pronta na horinha que elas querem, e acabam até irritando a mamãe. Quando você estiver com muita fome, peça para a mamãe ajudar você, mas sem choramingar. Ela sempre faz tudo com muito carinho e pensando em você. Agradeça sempre pelo cuidado da mamãe e não faça barulho como a arara.

Deus e eu

Senhor Jesus, me ajude a ser sempre paciente.


GRANDE COMPOSITOR – 15 DE JANEIRO 2019

Cantem a Deus, o Senhor, uma nova canção. Salmo 149:1

Você sabia que hoje é o Dia do Compositor? Eu imagino que alguns nem saibam direito o que é um compositor. Você já deve ter ouvido falar em alguns nomes muito famosos como Beethoven, Mozart, Bach.

Bem, um compositor é uma pessoa muito especial. Ele é um profissional que escreve música. São pessoas iluminadas com um dom maravilhoso de criar lindas composições que são uma obra de arte.

A música é um dom do Céu. Ela foi criada para dar alegria e calma ao coração. Você sabia que o rei Saul sempre chamava Davi para tocar lindas canções no seu palácio?

Davi, além de ter sido pastor, rei e matador de gigantes, também era compositor. Ele sempre tocava para o rei. O rei Saul gostava muito e nesses momentos ele sentia tranquilidade. Você também pode conhecer as composições de Davi se ler o livro de Salmos, na Bíblia.

Deus iluminou a vida de Davi e Ele quer iluminar a sua vida também, é só você deixar.

Deus e eu

Senhor Jesus, ponha uma nova canção no meu coração a cada dia.


SORRIA SEMPRE – 16 DE JANEIRO 2019

Eu sorria para aqueles que tinham perdido a esperança; o meu rosto alegre lhes dava coragem. Jó 29:24

Você gosta de sorrir? Muitas vezes você não precisa dizer nada para mostrar o que pensa ou sente. Basta sorrir. Um sorriso pode demonstrar alegria, bom humor, arrependimento ou até funcionar como um pedido de desculpas.

Você já imaginou dizer um bom-dia para uma pessoa e não receber um sorriso como agradecimento? É muito ruim. Com certeza, você prefere estar ao lado de um amiguinho sorridente e que esteja sempre de bom humor, não é mesmo?

Eu sempre gostei muito de cantar e, quando era pequena, assim do seu tamanho, gostava de cantar uma música que dizia o seguinte:”Viva sempre sorrindo, isto traz alegria. Anjos protegem, Jesus vai ao lado, oh, sim, sorria.” Não temos razão para viver emburrados e carrancudos. Sorria sempre e tudo vai se tornar mais divertido.

Deus e eu

Jesus querido, me ajude a ter um sorriso nos meus lábios como louvor ao Senhor.


NÃO DESISTA – 17 DE JANEIRO 2019

O Senhor está comigo; é Ele quem me ajuda. Salmo 118:7

Você tem uma bicicleta? Já aprendeu a andar sem as rodinhas laterais? E difícil se equilibrar, mas não é impossível.

Márcia ganhou uma bicicleta e andava sem parar pra lá e pra cá. Um dia, ela quis andar sem as rodinhas. E estava decidida. Mas precisava de ajuda. Sua mãe sempre dizia o seguinte: “Marcinha, pode ser que você caia várias vezes e até se machuque um pouquinho, mas tem uma coisa muito importante: se cair, não desista.”

Márcia estava ansiosa, e a mãe a ajudava segurando na parte de trás do banco. Márcia falou: Mãe, quando eu gritar, você solta o banquinho, certo?” Márcia começou a andar e gritou: ”Solta, mãe!” Quando ela olhou para trás, que surpresa! Sua mãe havia soltado já fazia muito tempo, e ela nem havia percebido que estava andando sozinha, sem as rodinhas. Márcia ficou muito feliz e não desistiu, mesmo caindo e se machucando algumas, vezes.

Somos tentados a desistir quando erramos. Já aconteceu com você? Assim como Márcia, nunca desista na primeira vez. Tente, tente, pois você conseguirá.


CAMPEÕES DE VOO – 18 DE JANEIRO 2019

Com laço de amor e de carinho, Eu os trouxe para perto de Mim. Oséias 11:4

Você já viu um beija-flor? É um pássaro muito pequeno.

O beija-flor-abelha é considerado o menor pássaro do mundo. É muito rápido, ágil e não para de se mexer. Com toda essa correria, ele gasta muita energia. E você sabe do que eu estou falando, porque criança também gasta muita energia brincando, pulando, correndo. E como é bom fazer isso.

O beija-flor voa tão rápido que é quase impossível ver suas asas. Elas parecem transparentes. As penas do beija-flor brilham como um diamante. Ele é muito colorido e alguns são comparados a pedras preciosas, como um rubi, safira ou esmeralda.

Deus pensou direitinho em cada detalhe quando criou o beija-flor, e ele brilha no céu encantando nossos olhos. Sabia que você é muito mais bonito e importante que o beija-flor? Você pode brilhar como um beija-flor e encantar todas as pessoas.

Deus e eu

Querido Jesus, muito obrigado pelo Seu amor por mim.


CUIDADO COM O OVO – 19 DE JANEIRO 2019

Deus mandará que os anjos dEle cuidem de você para protegê-lo aonde quer você for. Salmo 91:11

Você acredita em anjos? Eu acredito, e tenho certeza de que ao menos um deles está ao meu lado agora. E pena que eu não possa vê-lo! Mas ele está aqui.

Por Deus amar tanto a mim e a você, Ele envia Seus anjos para nos proteger. Você sabe como eles nos protegem? É um pouco difícil de entender, mas pense no seguinte: com certeza, você já viu um ovo. Já tentou segurar um ovo sem deixar cair? Se você deixar cair o ovo, será uma sujeira e tanto. E Iimpar toda essa sujeira é muito chato. O ovo é frágil, e precisamos cuidar muito bem dele para que não se quebre. Da mesma forma que você protege um ovo, Deus envia Seus anjos para proteger você.

Quando você sentir medo ou ficar preocupado com alguma coisinha, lembre-se de que os anjos cuidam de você com muito carinho.

Deus Se preocupa muito Com você. Deus é demais!


NASCER DUAS VEZES – 20 DE JANEIRO 2019

Naqueles dias veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João batizado no Jordão. Marcos 1:9

Que título estranho! Por acaso alguém pode nascer duas vezes?

Alguns dizem que o canguru nasce duas vezes. A primeira é quando ele sai da mamãe. E a segunda é quando vai para a bolsinha, qual fica bem na frente do corpo da mamãe. Ali ele é protegido e alimentado até ter condições de conseguir alimento como os adultos. De vez em quando, ele volta a bolsa da mamãe para se alimentar um pouquinho.

Com certeza, você ja viu um canguru em filmes, desenhos ou livros. É um bichinho bem diferente que Deus criou.

Você também pode nascer duas vezes, sabia? Você não volta para a barriga da mamãe, quando for maior, você poderá se batizar. Esse é o outro nascimento que Jesus oferece para você e para mim. É a entrega total da nossa vida para o Criador.

Deus e eu

Muito obrigado, Jesus, por nos dar a oportunidade de nascer de novo.


O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO? – 21 DE JANEIRO 2019

Eu Louvo a Deus porque Ele não deixou de me ouvir e nunca me negou o Seu amor. Salmo 66:20

Quer saber um pouquinho mais sobre o canguru?

Ontem você aprendeu uma coisa muito interessante sobre os filhotinhos e hoje eu quero contar para você como surgiu o nome ‘canguru’. Conta-se que o capitão inglés James Cook, ao ver aquele animal que andava saltitando, perguntou para o povo que vivia ali: ”What is this?” (O que é isto?) Como aquelas pessoas não entendiam inglês, responderam: ‘Kan-gu-ru’; que na língua delas significava:”O que vocé esta dizendo?” O capitão entendeu que esse seria o nome do animal. Por isso, o bicho ganhou este nome: canguru. Gostou da história?

É interessante como Deus deu capacidade para as pessoas explorar este mundo e, assim, você ter a oportunidade de aprender e conhecer um pouquinho mais de Sua criação. Deus realmente é demais!

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, porque o Senhor não para de pensar em mim.


PESSOAS ESPECIAIS – 22 DE JANEIRO 2019

Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Loide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem. 2 Timóteo 1:5

Não sei se você faz aniversário em um mês como este, de férias, mas eu faço, e jamais gostei. Sabe por quê? Porque eu nunca estava na escola, onde todos os meus colegas de classe cantariam ”parabéns” pra mim. Só meus irmãos faziam isso.

Minha mãe nunca deixou de comemorar o meu aniversário, e uma lembrança especial é que minha avó era a primeira a chegar em casa levando uma coisa muito importante.Você sabe do que estou falando! É isso mesmo: o meu presente. Ela guardava o dinheirinho o ano inteiro para comprar os presentes dos netos.

Vovó e vovô são mesmo pessoas muito especiais pra gente. Eles nos dão carinho e segurança. E, com eles, aprendemos coisas importantes, que valem para a vida inteira. Se você tern vovô e vovó, aproveite! Dê um abraço bem carinhoso neles. Eles merecem todo nosso amor.

Deus e eu

Senhor Jesus, muito obrigado por me dar um vovô e uma vovó.


BOCA GRANDE – 23 DE JANEIRO 2019

Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês. 1 Pedro 5:7

Você já fez uma viagem bem diferente?

Certa vez, fui ao Pantanal matogrossense. É um lugar bem diferente do que estou acostumada a ver. Foi uma viagem inesquecível!

No caminho, pela estrada, encontrei alguns jacarés. A princípio fiquei com medo – e com razão, porque são perigosos! A força que eles têm na boca, que não é pequena, pode até quebrar o braço de um homem.

Mas descobri uma coisa muito legal. Para proteger seus filhotes a mamãe jacaré pega a ninhada entre os dentes e parece engolir os pequeninos mas não é o que acontece. Ela faz isso para protegê-los levá-los até a praia, pois eles são muito indefesos. A mamãe jacaré sabe o que faz.

E você também tem uma mamãe que sabe muito bem o que faz. Ela protege e cuida de você a cada dia para que você esteja sempre feliz.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me dar uma mamãe e um papai que cuidam de mim.


SEM PARAR – 24 DE JANEIRO 2019

Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Eclesiastes 3:1

Outro dia Ii sobre um cachorrinho que come tudo o que vê pela frente.Você conhece algum bichinho assim? Com apenas sete meses de idade, ele comeu um colchão dos dois lados, três travesseiros, oito rolos de papel higiênico e também o assento do sofá.

Esse cachorrinho é terrível! Será que ele faz isso porque está com fome ou porque quer bagunçar? Acho que ele quer mesmo é bagunçar e chamar a atenção.

Eu também conheço crianças que comem, comem, comem, até ficar bem estufadas. Enquanto estão em casa, não têm parada. Comem sem parar e nunca estão satisfeitas.

Aprenda sempre comer no tempo certo. Não o dia inteiro porque isso não será bom para você. Se você comer alimentos saudáveis e no horário certo, seu corpinho irá agradecer.

Deus e eu

Senhor Jesus, me ajude cada dia a comer nós horários certos e a ingerir alimentos que me façam bem.


ENFRENTANDO SOL E CHUVA – 25 DE JANEIRO 2019

Então Ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Marcos 16:15

Hoje é o Dia do Carteiro. Nunca parei para pensar nesse dia, mas tenho certeza de que o carteiro sim. É como no dia do seu aniversário – você é a pessoa que dá mais importância para essa data.

O carteiro tem uma grande missão: levar cartas, telegramas e outras encomendas para o seu destino. Antigamente, usávamos muito mais os serviços dos carteiros porque não existia a internet. Hoje, com o avanço da internet, as pessoas se correspondem bem pouco por cartas.Tudo se tomou mais prático.

O carteiro é um herói. Ele enfrenta chuva, sol e até cães ferozes. Há carteiros que têm muita história para contar. A missão que Deus nos deu se parece com a do carteiro. Deus disse que devemos levar a mensagem para todas as pessoas. Ou seja, falar do amor de Deus para todos, sem pular nenhuma casa e enfrentando qualquer obstáculo. Até cachorro bravo!

Deus e eu

Querido Jesus, quero falar do seu amor a todos que eu conheço.


O QUE FAÇO COM MINHA RAIVA? – 26 DE JANEIRO 2019

Esperei com paciência no Senhor, e Ele Se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Salmo 40:1

Você já viu um rinoceronte? Sabia que ele é um animal temperamental? O que isso quer dizer? Bem, ele é grande, meio estúpido, muito ágil e, quando está irritado, saiam todos da frente!

Ele se irrita com muita facilidade. Mas, apesar de ser bravo, irritado e violento, não é difícil de ser domesticado, e pode viver até mais de 50 anos. É muito tempo!

Imagine uma criança brava e irritada como o rinoceronte. Deve ser muito chato e até perigoso ficar perto de uma pessoa assim. Não há problema em ficar irritado ou bravo; esses sentimentos são normais. O problema está em como essa raiva vai se apresentar.

Algumas crianças batem a porta, chutam os colegas e xingam; outras choram muito. Por isso, se você sentir raiva, pense e conte até 10 antes de liberar esse sentimento. Tenha calma e peça a ajuda de Deus. Não vale a pena explodir.

Deus e eu

Pai querido, me ajude a ser paciente e controlar a minha raiva.


AS CONCHINHAS DO AMOR – 27 DE JANEIRO 2019

Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi. Josué 1:6

Uma das coisas que mais gosto de fazer nas férias é ir à praia. E, infelizmente, as férias estão acabando!

Creio que você já conhece alguma praia do Brasil. É linda, não é? Na praia, você pode fazer muitas coisas legais, como brincar na areia, construindo castelos. Pode também passear com a mamãe e pegar as conchinhas que ficam na areia. Já peguei muitas conchinhas quando era criança e também fiz isso com meus filhos. Como elas são fortes, não é mesmo? As ondas vão e vem, e as conchinhas ficam firmes, aguentando a todas as batidas do mar.

Devemos ser firmes e fortes quando coisas ruins acontecem conosco. Você não pode desanimar. Seja sempre forte como a concha que, mesmo levando tantas surras do mar, fica ali na areia para fazer você feliz.

Deus e eu

Meu Jesus querido, quero ser forte e preciso da Sua ajuda cada dia.


DEUS NÃO SE AFASTA – 28 DE JANEIRO 2019

Guarda-me, ó Deus, pois em Ti eu tenho segurança! Salmo 16:1

Quando eu era criança, participei de um campeonato de dominó. O aluno que vencesse iria competir na maior escola da cidade, concorrendo com todos os outros vencedores. Fui a campeã . Fiquei super orgulhosa porque eu era a melhor da minha escola no dominó.

Eu não gostava de ficar Longe da minha mãe e, naquele dia, tive que ficar sozinha, sem amigos, sem irmãos, só com pessoas desconhecidas. Na minha cabeça, eu pensava que minha mãe havia me deixado. Mas não era nada disso. Ela sabia que seria muito bom para mim participar do campeonato.

Não consegui a medalha porque outros foram melhores do que eu. Mas aprendi uma grande lição: mesmo que a mamãe e o papai se afastem um pouquinho, Deus nunca Se afasta da gente. Ele sempre está ao nosso lado nós dando segurança.

Deus e eu

Querido Jesus, não se afaste de mim em nenhum momento. Obrigado pelo Seu cuidado.


CAIXINHA DE LÁPIS DE COR – 29 DE JANEIRO 2019

Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: ”O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que O amam.” 1 Coríntios 2:9

Lucas, Gabriel e Felipe estavam se arrumando para ir à igreja. Lucas tinha oito anos; Gabriel, seis; e Felipe, dois aninhos. Felipe já estava arrumadinho quando chegou na sala e viu uma caixinha de lápis de cor na mesa. Essa caixinha tinha apenas seis lápis, mas pertencia ao Lucas. Ele a havia ganhado na escola e estava arrumando tudo para levar à igreja.

Quando Felipe viu a caixinha, seus olhos brilharam. Ele a pegou e saiu correndo, fugindo do irmão. Lucas, protegendo o irmãozinho, não quis tirar da sua mão e ficou pedindo que eu o ajudasse, mas nada deu certo. Até que Gabriel teve uma grande ideia. Buscou Iá no quarto uma caixa grande com canetas e Iápis de cor. Abriu na frente do Felipe e… aqueles olhinhos brilharam mais do que nunca. Felipe entregou a caixinha na hora e ficou com a grande.

Aprendi uma boa lição nesse dia. Muitas vezes nos apegamos a coisas tão pequenas, mas Deus oferece um mundo muito melhor, que será lá no Céu. Eu quero estar lá!

Deus e eu

Meu querido Jesus, quero ir para o Céu. Ajude-me a não me apegar as pequenas coisas deste mundo.


OLHANDO TUDO DE CIMA – 30 DE JANEIRO 2019

Eu vi um novo Céu e uma nova Terra, porque já o primeiro Céu e a primeira Terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1

Sabia que o animal mais alto do mundo é a girafa? Ela costuma dormir em pé e por poucos minutos. Só se deita quando se sente bem segura. As girafas têm uma estampa diferente em seu corpo e o mais interessante é que nenhuma girafa é igual a outra. As manchinhas da girafa escurecem com o tempo e acabam ajudando na camuflagem entre as folhas das árvores. Assim, elas podem se esconder dos predadores.

Cada bichinho é muito especial para Deus. Da mesma forma como Ele fez uma girafa diferente da outra, Ele pensou muito bem quando fez você. Ninguém tem a mesma digital que você. Veja as linhas da sua mão. Ninguém tem igual. Não existe ninguém igual a você. Deus ama você assim do jeitinho que você é. Pode ser alto como uma girafa ou bem pequeno. Pode ser branquinho ou moreninho. Você é único! É especial! Você é um filho de Deus!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me amar do jeitinho que eu sou.


DEUS CONHECE VOCÊ – 31 DE JANEIRO 2019

Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22.6

Hoje é o último dia do mês de janeiro e ainda temos muito pela frente Enquanto escrevo a mensagem para hoje. ouço uma criança falando e rindo. Como é gostoso ouvir a voz de uma criança num lugar onde só há pessoas adultas concentradas e ligadas ao computador. Uma criança falando transmite a alegria e a pureza que existem nelas. São puras nos atos; nos pensamentos e no coração. São tesouros que Deus nos deu. Você vale muito mais que o ouro ou uma pedra preciosa sabia? Você é a alegria do lar.

Logo que o filhotinho da girafa nasce, ele ganha muitas lambidas e cheiradas da mamãe. É uma forma de memorizar o cheiro dele. Não tem perigo de perder ou se enganar com o filhotinho. Assim é com você também: não tem perigo de Deus Se enganar com você. Ele sabe direitinho quem você é.

Deus e eu

Obrigado, meu Deus por me fazer tão especial.

Facebook Comments
Fale Conosco!