Devocional Infantil – II

Print Friendly, PDF & Email

A BONECA TÃO SONHADA – 18 DE NOVEMBRO 2018

O Senhor diz: “Eu amo a justiça e odeio o crime.” Isaías 61:8

Na hora do intervalo duas meninas brincavam com suas boneca, Patrícia a estava isolada, separada das outras porque não tinha uma boneca igual. Sentia-se desprezada. Quando chegou em casa a primeira coisa que pediu à sua mãe foi que comprasse uma boneca igual às das amigas. Sua mãe não tinha como comprar. A boneca era cara e, na realidade aquele não era o melhor momento para se comprar uma boneca. Patrícia ficou muito chateada e foi para o quarto. Passando pelo quarto dos pais,viu o pai guardar dinheiro em uma caixinha. Patrícia teve uma grande ideia. Pensou em pegar o dinheiro, sem falar nada para o papai. Quando o papai sentisse falta do dinheiro, acharia que tivesse perdido. Patrícia planejou tudo direitinho e, quando o pai estava fora, foi até o quarto. pegou o dinheiro e o usou para comprar a tão sonhada boneca, que e a escondeu no meio dos outros brinquedos.Você acha que Patrícia agiu corretamente? Amanhã você vai saber o fim dessa história.

Deus e eu

Bondoso Deus, sou tentado a fazer o que é errado. Ajude-me a fazer o que é certo.


EMBURRADO – 17 DE NOVEMBRO 2018

Acabe foi para casa aborrecido e com raiva por causa do que Nabote tinha dito. Ele se deitou na cama, virado para a parede, e não quis comer nada. 1 Pedro 21:4

Conheço crianças que, quando querem alguma coisa e não conseguem, costumam fazer beicinho. Outras choram loucamente como se não existisse solução. Espero que você não seja assim! Li outro dia sobre um burro que se chamava Tarzã. Ele andava com seu dono o tempo todo pra lá e pra cá.Todas as manhãs, tinha um costume bem diferente. Gostava de comer um pedaço de bolo antes de sair de casa. Certo dia, seu dono não tinha dinheiro para comprar o pedaço de bolo e Tarzã fez beicinho. Ficou tão emburrado que se recusou a andar. Seu dono puxava de cá, de lá e nada. Quando acontecer de você ficar emburrado, querendo que tudo seja feito conforme a sua vontade, lembre-se de Tarzã. Ele não ganhava nada com isso. E você também não irá ganhar aquilo que quer fazendo beicinho. Jesus ajudará você a aceitar as coisas como devem ser.

Deus e eu

Querido Jesus, ajude-me a aceitar as coisas como devem ser.


A ANDORINHA MEDROSA – 16 DE NOVEMBRO 2018

E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que Ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, Ihes dará tudo o que vocês precisam. *Filipenses 4:19*

O Sr. Carlos estava preocupado com um ninho e quatro filhotinhos de andorinha na sala de uma construção. Chamou os trabalhadores e pediu que todos trabalhassem no restante da casa e deixassem aquela sala por último. Durante a semana inteira, trabalharam na casa. Já era sexta-feira e aquela sala precisava ser pintada. Ele tinha certeza de que agora as andorinhas poderiam voar. Seus pais vinham e alimentavam os filhotinhos. O cheiro da tinta estava forte e o Sr. Carlos ficou preocupado com as aves. Então resolveu colocá-Ias para fora da janela, fazendo com que voassem. Fez isso com os quatro pássaros e, quando chegou a vez do último. ele não quis voar. Estava com medo. O Sr. Carlos tentou mais um pouquinho e ele voou.

Às vezes, ficamos com medo, como a andorinha, mas Deus disse que estaria sempre ao nosso lado, nos ajudando. Então, não tenha medo.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por prometer estar comigo.


VENCEDOR – 15 DE NOVEMBRO 2018

Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. Mateus 6:34

Você já recebeu alguma medalha? Medalhas são ganhas quando a gente participa de jogos e campeonatos. Medalhas são conquistadas com muito esforço. E que alegria quando isso acontece!

Conta-se a história de um esportista que não desanimou. O nome dele era Bob Mathias. A primeira vez que ele se apresentou foi um fracasso. Seus pais estavam assistindo à apresentação. Que tristeza! Eles pensavam que Bob desistiria e não se apresentaria no dia seguinte, Mas Bob estava otimista.Você sabe o que é isso? É a pessoa que confia que tudo pode dar certo. No dia seguinte, ele se apresentou com toda a garra e ganhou a medalha de ouro. Ele foi o vencedor. Sua atitude fez a diferença. Ele não desanimou. Se as coisas derem errado, você também não pode desanimar. Faça de novo, coloque todas as suas forças e seja um vencedor.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a ter força de vontade e garra para vencer.


DUETO HARMONIOSO – 14 DE NOVEMBRO 2018

Cantem hinos a Deus, o Senhor, todos os moradores da Terra! Salmo 100:1

Nossa família sempre foi cantarolante. Desde pequena, eu ouvia minha mãe e meu pai cantando dentro de casa e na igreja. Cantei muito quando criança e ainda canto. Meu marido e nossos filhos também cantam. Quando eles eram pequenos, entravam no carro para uma viagem ou mesmo para ir à igreja e cantavam durante todo o trajeto. Faziam duetos interessantes. Você sabe o que é um dueto? É quando duas pessoas cantam juntas em harmonia.

Descobri um pássaro que faz dueto com a companheira. Esse pássaro é o drongo. Durante cinco minutos, cada um canta uma parte diferente, numa sequência. Primeiro, o macho ouve a parte da fêmea e, depois, executa a sua parte. Quando ele para, ela continua, como se fosse uma música só. Essa forma de canto faz com que eles identifiquem seu parceiro. Eles são fiéis um ao outro. Deus realmente ama a música e o que Ele quer é que sempre O louvemos com nossa voz.

Deus e eu

Querido Deus, quero sempre louvar Seu nome, falando e cantando do Seu amor.


CAÇA AO TESOURO – 13 DE NOVEMBRO 2018

O Senhor Deus, Tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de Ionge, conheces todos os meus pensamentos. Salmo 139:1, 2

Você já brincou de caça ao tesouro? É superdivertido. Para isso, precisamos de um mapa ou de dicas que nos ajudem a chegar até o tesouro. Brinquei muito de caça ao tesouro com meus amigos e todo mundo queria ser o vencedor.Todos queriam encontrar o tesouro. Às vezes, o tesouro não era grande coisa, mas o esforço para encontrá-lo era emocionante. Não é tão simples assim se guiar por um mapa. Quando vamos viajar e não conhecemos o lugar, precisamos de um mapa. Só assim podemos encontrar o caminho certo.

O verso de hoje diz que Deus nos conhece. Ele sabe tudo sobre nós. Ele sabe para onde vamos, o que vamos fazer, o que estamos pensando. Já pensou ter alguém que sabe tudo sobre você? Deus já conhecia você quando estava na barriga da sua mãe. Em qualquer lugar que você esteja, Ele o acompanha e compreende. Ele está sempre ao seu lado, ajudando-o a achar o tesouro.

Deus e eu

Querido Deus, que bom saber que o Senhor está sempre comigo e me conhece tão bem.


O DONO – 12 DE NOVEMBRO 2018 

Que todos O Louvem por causa da Sua grandeza e porque Ele merece profundo respeito. O Senhor Deus é santo. Salmo 99:3

Você já parou para observar os cavalos? Existem muitas pessoas apaixonadas por cavalos. Eles são bonitos, elegantes e por muito tempo foram usados como meio de transporte. Antigamente, não existiam carros passando pelas ruas e estradas; eram utilizados os cavalos. O cavalo é um animal muito forte. Ele tem uma resistência incrível, é imponente e, quando tem um objetivo a alcançar, levanta o pescoço, abre o nariz, ergue a cauda e a crina fica soltinha com o vento. O mais Interessante é que o cavalo conhece seu dono. Você sabe quem é nosso Dono? E Alguém que este no Céu, olhando para nós. O nome dEIe é Jesus. Para conhecer melhor nosso Dono, precisamos falar com Ele todos os dias. E você consegue essa conversa legal através da oração e da leitura da Bíblia. Ele gosta tanto da gente que deixou um livro maravilhoso para você conhecê-Lo melhor.Tome tempo para estar com Jesus.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por Se dispor a ser meu dono. Ajude-me a tomar tempo com o Senhor.


COMENDO O NECESSÁRIO – 11 DE NOVEMBRO 2018

Se você é guloso, controle-se. Provérbios 23:2

Existe um bichinho bem conhecido que vive muito tempo. É a tartaruga. Para seu casco ficar bem duro, leva uns cinco ou seis anos. O casco da tartaruga é a sua casinha. Ali ela se esconde quando se encontra em perigo. Ela passeia por todo lado, mas, quando percebe algo estranho, rapidinho se esconde dentro do casco. É como se ela dissesse Esta é minha casa e ninguém entra.

Você sabia que a tartaruga gosta muito de morangos? Quando encontra uma plantação de morangos, ela pode ficar em apuros. Ela come tanto morango e fica tão cheia que depois não consegue entrar na casa. Algumas pessoas são como as tartarugas. Comem sem parar achando que estão fazendo bem para o corpo, mas se enganam. Devemos comer o necessário para não ficarmos empanturrados.

Deus e eu

Senhor Jesus, ajude-me cada dia a ser controlado e não comer demais.


LARVINHA COMILONA – 10 DE NOVEMBRO 2018

Então Jesus disse para os que creram nEle: – Se vocês continuarem a obedecer aos Meus mandamentos; serão de fato, Meus discípulos. João 8:31

Existe um bichinho que vive no mar e come uma única vez. Já imaginou comer só uma vez na vida? Não dá. Precisamos nos alimentar corretamente e no horário certo para poder sobreviver. Já vi pessoas que ficam sem comer durante um dia. mas depois precisam se alimentar para não ficar doente. Essas larvinhas se alimentam de algas marinhas. Comem até ficar bem cheias. Seu corpinho é transparente e, conforme comem as algas verdinhas, o corpo fica verde. Elas parecem ter uma horta dentro da barriga. Permanecem por um bom tempo vivendo com aquele alimento, até que morrem.

Assim como não podemos ficar sem comer, não podemos ficar sem o alimento espiritual. Você sabe o que é isso? É estudar, ler, ouvir a Palavra de Deus.Tem gente que pensa que é só ler um pouquinho e tudo bem, mas Deus quer que nos alimentemos da Sua Palavra a cada dia.

Deus e eu

Querido Jesus, quero me alimentar da Sua Palavra a cada dia.


PERDIDOS E ACHADOS – 09 DE NOVEMBRO 2018

Façam aos outros a mesmo coisa que querem que eles façam a vocês. Lucas 6:31

Se você encontrasse dinheiro no pátio da escola, o que faria? Pegaria para você ou levaria até a secretaria da escola para acharem o dono? A pessoa honesta se esforça para devolver as coisas ao verdadeiro dono, mesmo quando ninguém sabe o que aconteceu. O dinheiro perdido, com certeza, foi perdido por alguém que estuda na escola. Se, um dia, acontecer isso com você, procure o professor ou a secretaria da escola. Essa é a coisa certa a fazer. Precisamos fazer sempre o que é correto e honesto. Pode ser que o dono não seja encontrado, mas você ficará com a consciência tranquila por ter feito o que é correto.

Certa vez. esqueci um guarda-chuva em uma loja. Quando senti falta dele, voltei até a loja e lá estava ele, no mesmo lugar em que eu o deixara. Ainda existem muitas pessoas honestas neste mundo. Seja uma delas!

Deus e eu

Senhor Jesus, ajude-me a respeitar as pessoas e fazer o bem a todas.


SEPARAÇÃO – 08 DE NOVEMBRO 2018

Então não, os que estivermos vivos, seremos Levados nas nuvens: junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:17

Naielly e a caçulinha da casa. Ela tem um irmão e uma irmã que são mais velhos. Quando ele tinha quatro anos, sua mãe voltou a trabalhar e ficava o dia inteiro fora de casa. Naielly ficava com os irmãos. Sua irmã cuidava dela como uma mamãe. Brincava, preparava a comida, ajudava nas tarefas de casa e dormia junto da caçula. Naielly começou a desenvolver um carinho muito grande pela irmã. Um dia, sua irmã precisou sair de casa para estudar. Naielly não entendia por que a irmã chorava tanto enquanto arrumava as malas. Foram dias bem tristes. Chegou o dia da partida.Todos levaram Dani para a nova casa. Naielly chorou muito; a viagem de mais de duas horas foi muito triste. A família não estava completa. Seu irmão a abraçou e os pais tentaram consolá-la. É muito difícil nos separarmos de quem amamos, mas quando Jesus voltar, nunca mais iremos nos separar.

Deus e eu

Jesus, volte logo para não precisarmos nos separar das pessoas que amamos.


MÃE ESPECIAL – 07 DE NOVEMBRO 2018

Não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. Provérbios 23:22

Hoje não é o Dia das Mães, mas todos os dias deveriam ser especialmente dedicados a elas. Sua mamãe cuida de você. Faz comida gostosa, dá um banho bem gostoso para você ficar cheirosinho, muitas vezes vai até a escola com você. E, quando você está doente, é ela quem Ihe dá remédio e acorda muitas noites para cuidar de você.

Os bichinhos também têm mães especiais. A mamãe polvo, que vive no fundo do mar, coloca até 200 mil ovos. Já pensou de quantos filhotinhos ela tern que cuidar? Imagine cuidar de tudo isso. Enquanto cuida dos filhotes, ela não come nada e vai enfraquecendo até morrer. Essas mães realmente são maravilhosas! Dê sempre atenção e carinho para sua mamãe. Escute o que ela fala e obedeça-Ihe. Ela quer o melhor para você. Quando você tiver algum problema, conte para ela. Ela é sua melhor amiga. Pode confiar.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por minha mãe tão querida que me ouve e cuida de mim.


CORPO PROTEGIDO – 06 DE NOVEMBRO 2018

E o Senhor Deus fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem. Gênesis 3:21

Você sabe por que os bichinhos não usam roupas? Às vezes, vemos cachorrinhos vestidos no inverno com uma roupa quentinha, mas eles têm os pelos para proteção do frio. Os pelos no corpo dos bichinhos têm muitas finalidades. Jesus criou os bichinhos de maneira muito especial. No deserto, existe um escorpião que tem pelos nos pés. Esses pelos funcionam como nariz. Interessante, hein? As abelhas usam os pelos para colher o pólen das flores.Você também tem pelinhos dentro do nariz que servem como proteção. Os pelinhos do nosso corpo não nos aquecem o suficiente. Para nos proteger, usamos roupas. Depois que Adão e Eva pecaram, Deus precisou fazer uma roupa especial para eles. Deus não deixou que eles saíssem do jardim sem uma roupa quentinha e protetora. Apesar de desobedecerem, Deus não os desamparou. Esse é o nosso Deus!

Deus e eu

Querido Jesus, obrigado por Sua proteção e por Se preocupar comigo.


ENCORAJANDO AOS OUTROS – 05 DE NOVEMBRO 2018

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor. Salmo 27:14

A Bíblia conta a história de Pedro. Ele foi um discípulo de Jesus e era super falador. Ele gostava de estar perto de Jesus e ficou muito triste quando Jesus foi pregado na cruz. Depois disso, Pedro começou a pregar e encorajar as outras pessoas a ficarem ao lado de Deus. Ele foi um homem de fé. Mesmo com tantas dificuldades, ele não desistiu. Pedro não teve vergonha de dizer que era cristão. Ele foi surrado, foi preso por ser cristão e acabou sendo morto por causa de sua fé. Pedro sabia que era muito mais importante ter essa fé viva em seu coração.

Viver sem Jesus, como muitos vivem, não é legal. Não podemos ter vergonha de dizer que somos de Jesus e que Ele dirige nossa vida. Espero que você, mesmo sendo pequeno ainda, não tenha vergonha de dizer que é cristão, uma pessoa que acredita em Jesus.

Deus e eu

Papai do Céu, quero ser um cristão verdadeiro e falar aos outros do Seu amor.


TER FÉ – 04 DE NOVEMBRO 2018

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos é a prova de que existem coisas que não podemos ver. Hebreus 11:11

Você sabe o que é fé? É crer, acreditar naquilo que não vemos. Por exemplo, você consegue ver o vento? Não, mas você consegue senti-lo, você pode ver as árvores se balançando com o vento, as folhas caindo. Isso é fé! Você acredita que o vento existe. Você vê os anjos? Também não, mas acredita que eles estão ao seu lado, cuidando de você. Não podemos ver Deus, mas sabemos que Ele existe.Vemos tantas coisas lindas que Ele criou, que fica comprovado: Ele existe. ‘ Isso é fé! Sabia que muitas pessoas não acreditam que Deus existe? Elas inventam histórias estranhas, tentando provar que Deus não existe, mas não conseguem. Deus é real. Ele mandou Seu Filho para morar e viver na Terra muito tempo atrás. Esse plano de Deus foi muito especial para mostrar Seu amor. Acreditar em tudo isso é ter fé.

Deus e eu

Obrigado querido Jesus, por ser real e viver ao meu lado.


PEGA-VARETAS – 03 DE NOVEMBRO 2018

Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete. Hebreus 10:36

Quando criança, eu brincava muito com meu avô e minha mãe de pega-vareta. São várias varetas coloridas e cada cor tem um valor especial. A gente unia todas as varetas com as mãos e soltava em cima de uma mesa ou no chão. Eu tinha que pegar uma vareta por vez, sem mexer as outras enquanto uma delas fosse removida. Se alguma vareta inadequada se mexesse, a vez passava para outro jogador.

Meu avô me ensinou a ter muita calma e paciência ao brincar com as varetas. Ele me ensinou que eu precisava ser firme e decidida. Jesus nos ensina a mesma lição: paciência, firmeza de caráter, não ter medo e ser decidida a ficar sempre do lado dEle. Quando vier uma vontade de fazer algo errado, de pecar, precisamos ser firmes e não cair. Jesus também foi tentado, mas ficou firme e não cedeu. No jogo, eu precisava ter paciência para ir até o fim na vida, também é assim, Com paciência, chegaremos ao Céu.

Deus e eu

Querido Jesus, ajude-me a ser firme e paciente, assim como o Senhor me ensinou.


SOB CUIDADOS – 02 DE NOVEMBRO 2018

Deus mandará que os Seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras. Mateus 4:6

Gosto muito de falar de anjos. Eles estão sempre ao nosso redor cuidando da gente e nos livrando de muitos perigos. Samira, uma pequena de um aninho, brincava com a irmã de dois anos, Rayanne. Elas estavam no quintal enquanto a vovó, na cozinha, preparava algo bem gostoso. De repente, Rayanne apareceu desesperada chamando a vovó. Algo estranho estava acontecendo com a Samira. Ela não sabia o que era. Samira havia colocado uma folha de árvore na boca e ficou engasgada. A menina não conseguia respirar. Ela começou a se bater e Rayanne achou estranho. Quando a vovó viu, colocou depressa o dedo na boca da garota, para arrancar a folhinha. Assim, Samira voltou a respirar normalmente. Sabe o que aconteceu? Foi o anjo que fez com que Rayanne, mesmo com apenas dois aninhos, fosse chamar a vovó. Ele estava ali perto cuidando das duas e não deixou que Samira morresse.

Deus e eu

Amoroso Deus, é muito bom saber que o Senhor manda os anjos cuidarem da gente. Obrigado.


BRINCANDO SEM PARAR – 01 DE NOVEMBRO 2018

E as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando. Zacarias 8:5

Sempre brinquei muito quando criança. Pulei o que pude, corri muito, subi em árvore, andei de bicicleta. Você também já deve ter brincado muito e de muitas maneiras, e ainda brinca. Eu cresci, mas você ainda é criança. Cada um deve brincar do que gosta, do que se sente bem. Como sempre tive primos e apenas uma prima, passei a infância brincando também de bola e até joguei futebol. Não sou boa nisso, mas eu gostava de ser goleira. Dizem que futebol é coisa de menino, mas há meninas que jogam muito bem. Elas não estão deixando de ser meninas por causa disso. Meninos também podem brincar de casinha. Eles não deixam de ser meninos porque estão brincando de casinha. Você pode aprender muitas coisas boas através das brincadeiras. O legal , é quando todos podem brincar de tudo e juntos. Aproveite enquanto você é criança.

Deus e eu

Obrigado Senhor, pela oportunidade de ter amigos e brincar bastante.


NOVEMBRO 2018


EMPINANDO PIPA – 31 DE OUTUBRO 2018

O Senhor protege os que não podem se defender. Quando eu estava em perigo, Ele me salvou. Salmo 116:6

Você já teve o privilégio de fazer ou soltar uma pipa? Dizem que isso é coisa de menino, mas as meninas também podem fazer. Todo menino gosta de soltar pipa. Dida também gostava muito de brincar com pipa perto de casa. Certa tarde, ele estava empinando pipa na maior felicidade, olhando para o alto e nem prestou atenção que bem atrás dele havia um barranco alto. Continuou brincando quando, de repente, caiu naquele barranco. Ninguém viu o que aconteceu com Dida. Ele podia ter caído de cabeça e se machucado muito, mas seu anjo estava ali, bem pertinho, cuidando para que não acontecesse nada com ele. Quando acordou do tombo, ele estava sentado ao lado da pipa. Nada se quebrou, nem a pipa. Deus realmente manda os anjos para cuidar das crianças. Deus tem um cuidado muito especial por você, assim como Ele teve com o Dida.

Deus e eu

Obrigado Jesus, por enviar um anjo para me proteger dos perigos.


LÍNGUA DE BORBOLETA – 30 DE OUTUBRO 2018

O Senhor Deus é grande e merece receber altos louvores. Salmo 145:3

Deus deu capacidades a todos os animais. Para alguns insetos, como a abelha, a borboleta, a mariposa e a mosca, Deus deu uma língua diferente. Eles não têm uma língua comum. Ela pode ficar bem comprida e mais alta que a cabeça do bichinho. A borboleta tem uma língua como se fosse um tubinho. E muito rápida e vira pra lá e pra cá com a maior facilidade. Ela também se enrola e se estica para colher o néctar das flores. Cada bichinho da natureza foi criado com muito cuidado e cheio de capacidades.

Deus também deu a você capacidades tremendas, muito maiores que as das borboletas e abelhas. Cada bichinho tem um propósito. Uns limpam, outros buscam alimento, outros esperam o alimento para armazenar. Cada um tem uma capacidade diferente e desenvolve muito bem aquilo que Deus designou.Você também pode desenvolver seus talentos da melhor forma. Não importa se é muito ou pouco.

Deus e eu

Jesus querido, muito obrigado pelas capacidades que o Senhor me dá. Ajudd-me a desenvolvê-las.


MAMÃE PORQUINHA – 29 DE OUTUBRO 2018

Como a mãe consola o filho, Eu também consolarei vocês. Isaías 66:13

Conta-se a história da mamãe porca com seus nove filhotinhos. Eles estavam em um tronco de árvore tentando se salvar de uma forte chuva que fez com que transbordasse um rio. Eles ficaram ilhados. O rio estava com uma correnteza terrível e ela sabia que logo o tronco sairia do lugar. Ela conseguiria se salvar sozinha, mas… e os filhotinhos? Mamãe porca não deixou os filhotes. Ela sabia que eles precisavam dela. Então, grunhindo para eles, ela se jogou na água e começou a ensiná-los a nadar. Eles ficaram observando. Parecia que estava tentando falar para os filhotinhos não terem medo porque eles também conseguiriam nadar. Precisavam apenas confiar. Ela os ajudou a descer para a água e devagarzinho salvou um a um dos filhotes. Eles tremiam, mas logo se aconchegaram na mamãe e começaram a mamar. Ela não desgrudou deles nem por um instante. Jesus também não desgruda de você.

Deus e eu

Obrigado, meu Jesus, pela Sua proteção e por me dar uma mamãe que cuida de mim.


ANJINHO ESPECIAL – 28 DE OUTUBRO 2018

Eu lembro do passado. Penso em tudo o que tens feito e não esqueço as Tuas ações. Salmo 143:5

Mais um dia muito especial para mim, pois é o aniversário do meu terceiro filho. Quando o Felipe estava para nascer, eu ficava pensando: ”Quantas noites sem dormir vou ter que passar?” Geralmente os bebês choram muito à noite.Você chorou muito quando bebê? Os bebês choram por fome, dor de barriga, frio, calor e outras coisas. Felipe nasceu e eu percebi que ele era diferente dos outros. Ele não chorava a noite. Era tão quietinho, calminho! Às vezes, eu me levantava a noite preocupada para ver se ele estava respirando. E ali estava ele, tranquilinho e dormindo numa boa. Eu sempre falava e falo ainda que Deus mandou um anjinho para mim.

Deus também mandou um anjinho para sua mamãe e seu papai. Esse anjinho é você! Você é a coisa mais linda e preciosa que Deus deu a eles.Você é uma flor muito bonita que é tratada com muito carinho porque você é especial!

Deus e eu

Obrigado meu Jesus, por me dar uma família e um lar para morar.


CONVERSA DE GENTE GRANDE – 27 DE OUTUBRO 2018

Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. Lucas 2:42

Você gosta de conversar com adultos? Quando meu filho mais velho nasceu, não havia nenhuma criança na família. Ele foi o primeiro filho, neto e sobrinho, Bem paparicado! Talvez você também seja o primeiro em tudo. Ele vivia entre os adultos e amava ouvir as histórias que todos contavam. Muitas vezes, entrava na conversa como um adulto.Todos se reuniam para conversar e o Lucas ficava ali, no meio, até que o sono o vencesse.

Quando Jesus tinha 12 anos, ele teve uma conversa sobre Deus com um grupo de adultos. Você teria coragem de falar sobre Deus para as pessoas? Jesus não teve medo. Ele falou passagens importantes da Bíblia para aquelas pessoas Você pode fazer o mesmo. Pode falar suas passagens prediletas para seus pais avós professores, amigos dos seus pais. Com certeza, todos gostarão de ouvir você.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me dar o exemplo de quanto é bom falar do Seu amor.


PROMESSA CUMPRIDA – 26 DE OUTUBRO 2018

O Senhor sempre cumpre as Suas promessas. Salmo 146:6

Felipe estava brincando com seus bonecos pertinho do vovô. As crianças gostam de brincar perto do vovô e da vovó. Felipe estava todo feliz até que pediu para o avô virar a cabecinha de um boneco. O vovô, sem saber direito o que fazer, arrancou a cabeça do boneco com toda a força. Quando viu aquilo, Felipe ficou chateado, mas não tinha mais conserto.

Quem sabe, você tenha tido que consertar sua bicicleta um brinquedo favorito. A gente fica triste quando alguma coisa quebra. Alguns brinquedos têm conserto, mas outros não. E foi isso a que aconteceu com o boneco do Felipe. Será que você conseguiria consertar um ovo quebrado? É claro que não. É assim que funciona com uma promessa. Não podemos quebrar as promessas. Deus não quebra promessas; Ele as cumpre. Quando prometemos algo a um amigo, não podemos deixar de cumprir. Devemos cumprir assim como Jesus ensinou.

*Deus e eu*

Bondoso Deus, assim como o Senhor ensinou, não me deixe falhar nas minhas promessas.

✨✨✨✨✨✨✨✨


FRANZ SCHUBERT – 2 – 25 DE OUTUBRO 2018

Quem se alegra com a desgraça dos outros será castigado. Provérbios 17:5

O pequeno Franz Schubert foi para o teste de coral. Ele estava muito feliz. Quando chegou ao local do teste, algumas coisas estranhas aconteram que o deixaram triste. Os meninos que também estavam ali para fazer o teste começaram a caçoar de Schubert. Eles o chamaram de bobo, perguntaram onde ele havia arrumado aquela roupa de pobre e outras coisas mais. Franz baixou a cabeça e começou a morder os Lábios de vergonha.

Chegou o momento do teste e Schubert cantou tão bem que não errou nenhuma nota. De todos os meninos, ele foi o único escolhido para o coral da escola. Imagine como ficaram os meninos que caçoaram dele! Infelizmente, ainda há crianças como as daquela época, que gostam de caçoar dos outros e fazer pouco caso das crianças mais pobres. Jesus nunca disse que deveríamos agir dessa forma. Ele ensinou a amarmos todas as pessoas igualmente.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a amar a todos igualmente, assim como o Senhor nos ensinou.


FRANZ SCHUBERT – 1 – 24 DE OUTUBRO 2018

Quem caçoa do pobre insulta a Deus, que o fez. Provérbios 17:5

Algumas crianças têm um costume feio de caçoar de crianças mais pobres. Muitos não têm como se vestir melhor, muitos não têm nem o que comer. Conta-se a história de um grande músico muito conhecido e que deixou obras fantásticas para se tocar e ouvir. O nome dele é Franz Schubert. Se você estuda algum instrumento musical , com certeza tocará algumas de suas composições um dia.

Schubert era uma criança muito pobre, mas cheia de talento. Com anos, ele tinha um teste para poder cantar no coral da escola. Muito nervoso, acordou naquele dia procurando uma roupa especial para vestir. Ele tinha 13 irmãos e era o caçula. Como ele gostaria de ter uma roupinha nova para colocar naquele dia tão especial! Mas ele era o último filho e usou roupas usadas pelos irmãos. A história não termina aqui; amanhã tem mais e espero que você não deixe de ler.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a respeitar os outros.


MEUS PÉS – 23 DE OUTUBRO 2018

Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação!  Isaías 52:7, ARA

Alguma vez você quebrou o pé? Comigo nunca aconteceu, mas já vi muitas crianças que precisaram engessar o pé por um bom tempo. É muito ruim machucar o pé. Se você faz uma bolha no pé, incomoda. Se tem uma unha encravada, incomoda. É difícil ficar sem nossos pezinhos. Cada parte do corpo tem muito valor e, às vezes, não paramos para pensar nisso.

O versinho de hoje fala que os pés daqueles que saem por aí falando de Jesus são formosos. Vocé já observou seu pé, como ele é bonito? Esse pezinho tem um conjunto de 26 ossos. Você viu que estrutura fantástica Deus fez? Ela o mantém em pé. Nenhuma criatura tem a capacidade de ficar em pé como nós. Os bichos precisam das quatro patas para poder andar, mas você consegue até se equilibrar em um pé só. Esse é nosso meio de transporte mais utilizado. Cuide bem dos seus pezinhos.

Deus e eu

Senhor, obrigado, pelos pés que tenho e que podem me levar a qualquer lugar para falar do Seu amor.


COLINHO GOSTOSO – 22 DE OUTUBRO 2018

Deixem que as crianças venham a Mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças. Mateus 19:14

Hoje é um dia muito especial, Pois é o aniversário do meu filho mais velho, o Lucas. E, se hoje for seu aniversário também, meus parabéns! Quando o Lucas nasceu, foi muito interessante. Primeiro fllho, todos preocupados, nervosos; mas, quando vi sua carinha, foi muito bom. Quando ele veio para os meus braços, foi emocionante. Ele estava de olhos fechados. Eu falei seu nome e ele abriu os olhos no mesmo instante. Com certeza, sua mãe sentiu uma emoção muito grande quando pegou você nos braços. Jesus também carregou as criancinhas no colo. Ele sempre amou as criancinhas.Os discípulos acharam que as crianças iriam atrapalhar Jesus, mas Ele disso com todo carinho que elas poderiam ficar perto dEle. Imagino que eles conversaram bastante. Um dia, no Céu, vocé também poderá sentar-se no colo de Jesus e Ele irá chamá-lo pelo nome.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me amar tanto e me carregar no colo.


NÃO DUVIDE – 21 DE OUTUBRO 2018

E lembrem disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. *Mateus 28:20*

Você já se sentiu sozinho, desprezado? Seus amigos formaram um time para jogar futebol e você não foi escolhido. Como você se sente? Sua amiga vai fazer uma festa de aniversário e você não é convidada. Como você se sente? Não é nada gostoso ser deixado de lado. A gente se sente tão pequena e chega até a duvidar que Jesus nos ama de verdade. A Bíblia diz e eu também falo: Deus o ama e cuida de você o tempo todo. Algumas coisas tristes podem acontecer, mas isso não quer dizer que ninguém goste de você. Quando você se sentir assim, corra para Jesus e peça que Ele lhe de paciência e humildade. Não deixe que essas coisas o irritem e façam você se sentir tão pequeno. Lá de cima, Deus olha para você e quer que você esteja sempre feliz. Ele está com você. Não duvide disso.

Deus e eu

Ajude-me, bom Deus, a não duvidar do Senhor. E obrigado por estar sempre comigo.


HELEN KELLER – 20 DE OUTUBRO 2018

Se obedecerem aos Meus mandamentos, Eu continuarei amando vocês, assim como Eu obedeço aos mandamentos do Meu Pai e Ele continua a Me amar. João 15:10

Com dois anos de idade, Helen teve uma doença que a deixou cega, surda e muda. Com seis anos, ela começou a aprender algumas lições de obediência. Seus pais sempre a deixaram fazer o que quisesse porque não sabiam lidar com ela. Helen parecia um bichinho do mato, sem educação. Anne, sua professora, a começou a ensinar algumas coisas, importantes. Quando estavam à mesa no jantar, Helen colocou as mãos dentro do prato de sopa da professora. Anne não gostou daquela atitude e deu-lhe um tapa na mão. Helen insistiu e colocou a mão de novo ali; recebeu outro tapa. Helen ficou muito nervosa, até que sentou na cadeira e começou a comer com uma colher. Anne teve muito trabalho para ensinar obediência a Helen. Helen Keller cresceu e, apesar de tantos problemas, tornou-se uma escritora muito famosa. Mesmo com todas as deficiéncias, ela obteve sucesso. Deus nos dá capacidades além do que podemos imaginar.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me dar tanto valor é capacidade para vencer


CONTINUE OUVINDO – 19 DE OUTUBRO 2018

Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 2 Timóteo 3:16

Você sabe como Deus fala com você? Podemos falar com Deus através da oração, mas como Deus fala com a gente? Deus falou com Moisés com uma voz superpoderosa. Mas a maioria das pessoas diz que nunca ouviu a voz de Deus. Ele pode falar com você através da leitura da Bíblia.Você não gosta de ler as histórias fantásticas da Bíblia? Deus fala através dessas histórias. Ele também pode falar com a gente através de outras pessoas cristãs, que vivem ligadas a Jesus e podem dar conselhos importantes para a nossa vida. O Espírito de Deus tbm fala ao seu coração. Quando você percebe e sente que algo está certo ou errado, essa é uma forma de Deus atingir seu coração e falar com você. Deus sempre fala com a gente e nos ajuda a tomar as decisões. Continue ouvindo.

Deus e eu

Senhor Jesus, quero ouvir Sua voz. Fale comigo.


CAIXA ABERTA – 18 DE OUTUBRO 2018

Não roube. Êxodo 20:15

Dóris estava ajudando a mamãe a arrumar a cama. Uma puxava o lençol daqui, a outra puxava dali, até que Dóris viu uma caixa em cima da cômoda da mamãe. Depois que arrumaram a cama, saíram do quarto, mas Dóris ficou curiosa. O que tinha na caixa? Enquanto a mamãe estava no jardim, Dóris foi até o quarto e abriu a caixa secreta sem a permissão da mãe. Quando abriu a caixa, uau!. .. Ela estava cheia de moedas. Dóris foi tentada a pegar uma moedinha escondido da mamãe. Colocou a moeda no bolso e, na primeira oportunidade, comprou um doce. Como a mãe não percebeu, ela fez isso por vários dias. Um dia, que susto! A mãe a pegou abrindo a caixa. Dóris não sabia o que fazer.Triste com a situação, pediu desculpas e as duas se ajoelharam para pedir perdão a Deus.

Às vezes, somos tentados a roubar e isso é errado. “Não furtarés” é um dos mandamentos de Deus e Ele quer que sejamos corretos.

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a vencer a tentação de roubar.


BRILHANDO COMO UM VAGA-LUME! – 17 DE OUTUBRO 2018

Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. Isaías 58:8

Você já viu um vaga-lume? É impressionante como um inseto tão pequeno pode produzir uma luz tão forte que parece luzinha de Natal. Vaga-lumes são besouros que emitem luz Se você deixar uma lâmpada por um bom tempo acesa, ela vai esquentar. Nem tente colocar a mão! Sabia que o vaga-lume fabrica uma luz que não esquenta? A luz da fêmea é mais fraca que a do macho. O macho pode fabricar luz com intensidade diferente. Uma hora é mais forte, outro momento mais fraca. Ele também pode piscar igual a um pisca-pisca. Isso é sinal de que ele está arrumando uma namoradinha.

Deus deu a capacidade ao vaga-lume de produzir luz e Ele também dá essa oportunidade para cada um de nós. Você pode ser uma fonte de luz na Terra e brilhar bastante. Você pode brilhar sendo obediente, bondoso, honesto, amigo de todos. Jesus estará sempre com você, ajudando-o a brilhar.

Deus e eu

Papai do Céu, quero brilhar pelo Senhor enquanto eu viver.


ANIVERSÁRIO ESPECIAL –  16 DE OUTUBRO 2018

Guardem o sábado, descansando em vez de trabalhar, não cuidem dos seus negócios, nem fiquem conversando à toa. Isaías 58:13

Meu aniversário é no dia 11 de julho. Por acaso você faz aniversário o nesse dia também? Não gosto de fazer aniversário no mês das férias porque, quando eu era criança, não encontrava meus amigos de escola. Minha irmã faz aniversário em agosto e, para ela, todos cantavam parabéns. Mas tudo bem; assim mesmo, eu tinha o meu aniversário.

A Bíblia diz que o sábado, o sétimo dia da semana, é o aniversário da criação. Você já cantou parabéns pra ela? Nesse dia, podemos comemorar tudo o que Deus criou. Não é um dia normal, como a segunda-feira, a terça-feira ou o domingo. E um dia pra lá de especial. Deus separou esse dia e o abençoou. Ele tornou esse dia santo. Por ser santo, devemos fazer aquilo que Deus quer de nós. É um dia para vivermos inteiramente para Deus. Nos outros dias, vamos à escola, ao supermercado, ao shopping, mas no sábado devemos fazer diferente. É um dia santo!

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, por me dar o sábado para eu descansar e comemorar a criação.


APENAS O QUE É CORRETO – 15 DE OUTUBRO 2018

Tu me ajudarás, porque faço o que é direito e me deixarás ficar para sempre na Tua presença. Salmo 41:12

Ester passou pela padaria e, no caminho de volta, decidiu contar o troco que havia recebido. Percebeu que a moça da padaria tinha se enganado no troco e deu-Ihe dinheiro a mais. Ester parou e ficou em dúvida sobre o que fazer. Deveria voltar à padaria e devolver o dinheiro, ou ir embora para casa como se nada tivesse acontecido? O que você faria?

Ester pensou muito no que fazer. Uma voz dizia para ela guardar o dinheiro e nem se preocupar. Outra voz dizia que ela deveria devolver o dinheiro. Guardar ou devolver? Naquela noite, quando Ester fez sua oração para dormir, ela não estava se sentindo bem. No dia seguinte, no caminho para a escola, resolveu passar pela padaria e devolver o dinheiro. O dono da padaria, admirado com a honestidade, falou para ela ficar com o dinheiro de presente. Algumas vezes não é fácil ser honesto, mas, quando fazemos o que é correto, Jesus sempre nos auxilia.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a fazer as coisas com honestidade.


CRIANÇA COMO EU – 14 DE OUTUBRO 2018

E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. *Lucas 2:52, ARA*

Sabia que Jesus foi criança como você? O que será que Ele fazia quando era criança? Acho que pulava, corria, brincava com os pais e também deve ter chorado quando sentiu fome. Ele foi uma criança muito amável e paciente. Desde criança, Jesus sempre estava disposto a ajudar os outros. Você gosta de ajudar os outros? Às vezes, nos sentimos desanimados em fazer algo pelos outros, mas ajudar aqueles que precisam é muito bom.

Quando você visita um amiguinho que está doente, além de fazer seu amiguinho feliz, você também se sentirá muito bem. Se o seu irmão pede ajuda para fazer alguma tarefa de casa, é preciso estar disposto a ajudar sem esperar nada em troca. Jesus nunca esperou nada em troca das pessoas. Ele só queria fazer o bem. Jesus é nosso exemplo. Que tal segui-Lo?

Deus e eu

Querido Jesus, muito obrigado pelo exemplo que o Senhor me deixou. Ajude-me a fazer o mesmo.


PRESENTE ESPECIAL II – 13 DE OUTUBRO 2018

No entanto, o Pai de vocês, que está no Céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Mateus 6:26

Vamos ver o que aconteceu com o passarinho? Naielly, muito preocupada, falou para o papai: “Pai, precisamos ir ao veterinário para saber se o passarinho é menino ou menina.” Faustino, o pintor que estava na casa, olhou para o passarinho e definiu o sexo. Ele disse que era macho. Logo, ele ganhou um nome: Johny. Ele foi o presente especial do Dia das Crianças. Johny estava gostando de seu Iar e começou a comer bem e crescer. Naielly sabia que um dia ele poderia ir embora. Certa vez, ele ensaiou pequenos voos dentro de casa. Quando ela levou o Johny para a vizinha conhecer, abriu a tampa da caixa e o pássaro foi embora. Naiely ficou desesperada e chorou muito de saudade. Ainda bem que temos a esperança de um dia, no Céu, possuir muitos bichinhos. Lá, eles não fugirão de nós. Aguardo esse dia com muita ansiedade, e você?

Deus e eu

Agradeço-Lhe Jesus, o presente especial e Seu amor por mim e pelos animaizinhos.


PRESENTE ESPECIAL I – 12 DE OUTUBRO 2018

Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. Mateus 6:26

Era Dia das Crianças e o pai de Naielly foi até a loja comprar um pinceL Quando voltou, que surpresa! Bern ali no portão de entrada estava uma avezinha tentando voar, mas não conseguia. Lili, a cachorrinha, estava por perto tentando pegar a ave e, assim, o papai a salvou. Naielly ficou superfeliz. No começo, ela teve medo de colocar a mão no filhotinho.

O sonho de Naielly era ser veterinária e seu pai a desafiou: “Você não quer ser veterinária?” No mesmo instante Naielly respondeu: ”Não, agora quero ser médica.” Naielly mudou logo de opinião. Rapidamente, o filhotinho perdeu o medo e Naielly tambem. O filhotlnho agora andava por todo lado, logicamente longe de Lili. Às vezes, passeava tranquilamente pendurado no dedo ou no braço de alguém. so que ele não queria comer nada. O que será que aconteceu com o passarinho? Quer saber? so amanhã.

Deus e eu

Papai do Céu, cuide dos pequeninos passarinhos que voam pelo céu.


BRILHANDO COM UMA PÉROLA – 11 DE OUTUBRO 2018

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o Seu plano. Romanos 8:28

O que aconteceria se você descobrisse que tem uma doença que não tem cura? Susana tinha apenas 10 anos quando descobriu que tinha uma doença dessas. Ela ficou muito triste quando soube e perguntava para a mamãe: “Por que eu tenho que sofrer? Cristão precisa sofrer assim?

”Muitas coisas podem acontecer na vida da gente por causa do pecado. Deus não quer que ninguém sofra, mas Ele permite que aconteçam algumas coisas. As ostras sofrem para fabricar as pérolas.Tudo começa quando um grãozinho de areia entra na ostra. Já entrou um cisco no seu olho? E horrível e incomoda demais, não é mesmo? Coisas ruins podem acontecer em nossa vida. Mas Deus pode transformar o mal em bem. Precisamos praticar a paciência e a confiança em Deus, pois Ele pode mudar tudo.

Deus e eu

Querido Jesus, me dê forças para suportar os problemas da vida.


CANTAR É BOM – 10 DE OUTUBRO 2018

E, porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a Ti, ó Senhor. Salmo 13:6

Você sabe como o grilo consegue produzir o som? Ele faz isso esfregando as asinhas. Ele gosta muito de cantar e quem faz isso é o macho, para atrair as fêmeas. Com seu canto, ele também pode espantar outro macho. Eles cantam bem alto para que todas as fêmeas ouçam e sejam atraídas por eles.

Se você ouvir vários grilos cantando ao mesmo tempo. Chega até a irritar. Algumas pessoas gostam tanto do canto do grilo que têm como costume prender o grilo em casa só para ouvir seu canto. Cantar é muito bom! Você gosta de cantar? Cantar é uma forma de expressar amor, tristeza, alegria e felicidade. Você já percebeu que, quando você está muito feliz, a vontade de cantar é muito grande? Você pode cantar o dia inteiro em casa, no banheiro, na escola, na igreja. Cantar é uma forma de louvar a Deus. Por isso, cante sempre!

Deus e eu

Bondoso Jesus, quero sempre louvar Seu Nome com canções.


CONVIVENDO COM MEU IRMÃO – 09 DE OUTUBRO 2018

Não nos cansemos de fazer o bem. Gálatas 6:9

Você acha certo provocar o irmão ou a irmã? Ninguém gosta de provocações e isso acontece muito entre os irmãos. Se você tem um irmão, sabe muito bem disso. Vocês convivem bastante, podem ir à escola juntos, brincam juntos. No meu caso, por exemplo, estudei na mesma classe da minha irmã por muito tempo. Nossa diferença de idade é muito pequena. Até na sala de aula estávamos juntas. Cada uma de nós tinha suas próprias amigas, mas nos dávamos muito bem.

Às vezes, é divertido provocar ou cutucar o irmão, mas devemos parar se a pessoa pedir. lsso é ser bondoso e amigo. Se você continua com esse tipo de brincadeira, pode até magoar. Deus quer que sejamos bondosos e amigos de todos, Precisamos respeitar nossos irmãos, Quando a gente tem irmãos, a coisa mais gostosa que existe é estar com eles o tempo todo para se divertir. Então, aproveite esse momento e vivam sempre felizes.

Deus e eu

Querido Deus, ajude-me a conviver da melhor maneira com meu irmão.


MEU MELHOR AMIGO, 08 DE OUTUBRO 2018 

Ó Senhor, como eu Te amo! Tu és a minha força. Salmo 18:1

Que tal convidar Jesus para passar todos os dias com você? Ele pode fazer parte do seu dia quando você vai à escola, faz uma tarefa fácil ou difícil, brinca no balanço, come, ajuda a mamãe em casa, dorme. Você não pode ver Jesus, mas Ele está o tempo todo ouvindo e vendo você.

Davi era o maior tagarela. Ele conversava com Deus todos os momentos da sua vida. Ele falava com Deus quando estava alegre. Falava com Deus quando estava triste. E quando estava assustado ou com medo, o que ele fazia? Falava mais um pouquinho com Deus. Ele não tinha medo de pedir ajuda a Deus. Pedia socorro, agradecia, louvava com canções. Ele sabia com quem estava falando. Deus era Seu melhor amigo em todos os momentos e Ele também pode ser seu melhor amigo.

Deus e eu

Querido Jesus, quero que o Senhor faça parte do meu dia a dia e das minhas brincadeiras.


O HAMSTER FUGIU – 07 DE OUTUBRO 2018

O Senhor é bom. Em tempos difíceis, Ele salvo o Seu povo e cuida dos que procuram a Sua proteção. Naum 1:7

Samira ganhou um hamster em seu aniversário. Seus pais não sabiam o que dar de presente e queriam dar algo diferente. Foi aí que surgiu a ideia de dar o hamster. Como Samira gosta tanto de bichinhos e na sua casa já tem uma cachorrinha, o hamster seria diferente.

Certo dia, enquanto Samira preparava um cartão todo desenhado, seu irmão mais novo pediu para brincar com o hamster. De repente, o hamster escapou e fugiu para o meio do mato. O irmão ficou desesperado e Samira, mais ainda. Lá fora, estava a cachorrinha e ela logo pensou o que a cachorrinha poderia fazer com o hamster. Dito e feito: a cachorrinha pegou o hamster e, quando Samira o encontrou, ele estava todo machucado. Ela ficou muito decepcionada e triste. Na vida, você vai passar por momentos alegres e momentos tristes, mas nunca se esqueça de que Jesus está ao seu lado, dando forças para enfrentar as decepções.

*Deus e eu*

Obrigado Jesus, por estar comigo quando estou triste.


CAINDO NO POÇO – 06 DE OUTUBRO 2018

O Deus, salva-me! Ajuda-me agora, ó Senhor Deus. *Salmo 70:1

É bom entrar na piscina ou no mar e brincar com as ondas. É superdivertido, principalmente quando estamos com os amigos. Rose fez muitas travessuras quando criança.Também gostava muito de brincar com água e, várias vezes, precisou ser salva para não morrer afogada. Uma vez foi brincando em um rio com as amiguinhas e outra foi quando perdeu o equilíbrio e caiu em um poço.Você já pensou que perigo? Graças a Deus, a mamãe estava por perto e conseguiu salvá-la pelos cabelos. Sua mãe agarrou-Ihe os cabelos e a puxou com toda força. O anjo de Rose teve muito trabalho, mas ainda bem que ele esteve sempre por perto para ajudá-Ia. Ele sempre providenciou o socorro na hora certa.Você também tem um anjo que cuida de você e o livra de muitos perigos. Quando você encontrar seu anjo, tenho Certeza de que ele terá muitas histórias para lhe contar.

Deus e eu

Bondoso Jesus, muito obrigado por mandar meu anjo par a cuidar de mim.


MALAS PRONTAS – 05 DE OUTUBRO 2018

Como sou feliz por causa das Tuas promessas, tão feliz como alguém que encontra um grande tesouro! Salmo 119:162

Você gosta de fazer as malas? É muito bom arrumar uma mala quando saímos para uma viagem de férias. O que você coloca na mala? Não podem faltar as roupas, um par de tênis, um par de chinelos, sabonete, escova de dente (mesmo passeando temos que escovar os dentes), um pente, um brinquedo para você se distrair. Tem muito mais.

O povo da Bíblia, quando saía de viagem, levava algumas coisas diferentes na mala. Levavam cantil para tirar água dos poços, um cajado e um cinto para carregar dinheiro. Muitos homens da Bíblia viajavam para falar de Jesus a outras pessoas. O que você acha que deveria levar em sua bagagem, se você viajasse para falar de Jesus aos outros? Talvez você deva sempre levar uma Bíblia na mochila e, quando tiver oportunidade, falar do amor de Deus às pessoas. A Bíblia não pode faltar em sua bagagem.

Deus e eu

Querido Deus, quero falar do Seu amor por onde eu andar.


VONTADE DE CHORAR – 04 DE OUTUBRO 2018

Jesus chorou. Joel 11:35

Felipe sempre gostou muito de animais e ainda gosta. Certa vez, assistindo ao filme de um cachorro, ele ficou tão comovido que chorou de emoção. Dizem por aí que homem que é homem não chora. Isso é muito errado. Não tem nada demais menino chorar. Alguns coleguinhas zombam de outros só porque estão chorando.

Você acha que o menino que chora é menos homem por causa disso? Não! A pessoa chora porque está triste ou com raiva. Chora de alegria e também de emoção. Choro não é coisa só de mulher. Homem também pode chorar. Até Jesus chorou quando Seu amigo Lázaro havia morrido. Ele sentiu tristeza e vontade de chorar. Não deixou de expressar seu sentimento por ser um homem. Se você tem vergonha de chorar porque os coleguinhas vão rir de você, não se preocupe. Continue sendo você mesmo e não dê atenção ao que eles falam.

Deus e eu

Querido Jesus, ajude-me a não ter vergonha de expressar meus sentimentos.


LILICA, A COELHINHA – 03 DE OUTUBRO 2018

Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim. Salmo 27:10

Quando Felipe fez seis anos, ganhou duas coelhinhas: uma branquinha e uma pretinha. Na branquinha, ele colocou o nome de Lilica e na pretinha, DoIi. Nao tínhamos uma gaiolinha para elas e no fundo do quintal morava uma cachorra, a Pink. Então, não podíamos deixá-las soltas pelo quintal. Colocamos as coelhinhas em uma caixa de papelão e elas ficaram ali por um bom tempo.

Felipe amava as coelhinhas e não as deixava em paz. Até que, um dia, ele derrubou a Lilica no chão. Ela ficou meio estranha e começou a ter convulsões. Ficamos desesperados e a levamos rapidinho ao veterinario. Quando chegamos Iá, Lilica estava normal. Felipe ficou muito preocupado e não queria ver a Lilica doente. Jesus também é assim com você. Ele não quer que você se machuque ou fique doente. Às vezes, essas coisas acontecem com a gente, mas saiba que Jesus está ao seu lado, cuidando de você.

Deus e eu

Querido Deus, que bom saber que o Senhor está sempre cuidando de mim.


TIRANDO AS MANCHINHAS – 02 DE OUTUBRO 2018

Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 1 João 1:9

Minha avó tinha alguns costumes interessantes. Por exemplo, quando lavava os talheres, ela pegava uma palha de aço e esfregava durante muito tempo as colheres, os garfos e as facas. Uau! Como aqueles talheres brilhavam! Ela conseguia tirar todas as manchinhas. Eu achava legal fazer aquilo e acabava imitando minha avó. Outra coisa interessante era como ela lavava as roupas. Para as roupas ficarem mais branquinhas, sem manchas, ela as colocava em cima da grama e elas ficavam ali por um tempo, tomando um solzinho. Ela era muito cuidadosa e não gostava de ver manchas nas roupas.

Quando a gente faz alguma coisa errada, é como se manchássemos o coração. E o que fazer para limpar o coração? Só Jesus pode limpar o coração e tirar todas as manchinhas. Ele é o Sol que ilumina e limpa de todo pecado. Ele nos perdoa quando fazemos algo errado. Basta a gente pedir perdão com sinceridade.

Deus e eu

Querido Papai do Céu, muito obrigado por tirar todas as manchinhas do meu coração.


ONDE ESTÁ O MUCK? – 01 DE OUTUBRO 2018

Quando Te chamei, Tu me respondeste e, com o Teu poder, aumentaste as minhas forças. Salmo 138:3

Estávamos em um acampamento quando, certa tarde, já quase anoitecendo, aconteceu algo muito interessante. Uma família levou o cachorrinho para ficar no acampamento com eles. Cachorrinhos não gostam de ficar sozinhos em casa. O nome dele era Muck. Ele era muito espertinho.

Júlia, uma pequena de quatro anos, pediu para segurar o Muck. Andou com o cachorrinho pra Iá e pra cá até que se cansou. Ela soltou a coleira e o Muck desapareceu. Júlia não sabia o que fazer. Desesperada, falou com os pais e todos começaram a procurar o Muck. Como não o achavam, Júlia fez uma coisa muito bonita. Chamou as coleguinhas e começaram a orar pelo Muck. Ele poderia se perder na mata e isso seria muito perigoso. Deus ouviu a oração de Júlia. Quando o dono do Muck abriu a porta do quarto, lá estava ele, escondidinho. Deus realmente ouve nossas oracões.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por ouvir minha oração.


OUTUBRO 2018


MEXA-SE! – 30 DE SETEMBRO 2018 

Para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no Céu, na Terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai. Filipenses 2:10, 11

Você já tentou cantar ou falar só fazendo movimentos com o corpo? Com o movimento, podemos expressar melhor aquilo que queremos dizer.

Quando nossos filhos eram pequenos, tínhamos o costume de, no culto de pôr do sol, contar uma história com representação. Cada um era um personagem e todos tinham que atuar como pedia a história. Era superlegal e atrativo! Eles gostavam tanto que queriam todos os dias, mas a gente reservava esse momento especial só para a sexta-feira. Que tal você também se mexer um pouquinho? Você pode convidar uns amigos e representar o versinho de hoje de várias maneiras. Por exemplo: quando disser “Jesus” abrace você mesmo; quando disser “caiam de joelhos” ajoelhe-se.Você pode inventar os movimentos e, com certeza, vai querer repetir. Decore os versos da Bíblia e ensine-os para os coleguinhas que não conhecem a Jesus. Eles vão gostar de aprender!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por ser tão maravilhoso. Ajude-me a falar do Seu amor aos meus amiguinhos.


CRIATURAS FANTÁSTICAS – 29 DE SETEMBRO 2018

Ó Senhor, Tu tens feito tantas coisas e foi com sabedoria que as fizeste A Terra está cheia das Tuas criaturas. Salmo 104:24

É gostoso observer a natureza, correr atrás das borboletas, ver flores coloridas, a chuva que cai, o Sol que brilha. Deus fez tudo isso pensando em você. Se você observer bem de perto ou bem de longe, vai se surpreender. O olho da lula gigante, por exemplo, pode ser maior do que a régua que você usa na escola. Que olho! A lula é um animal marinho que vive no fundo do mar. Em terra, há alguns bichinhos dos quais não gostamos muito, como as baratas. A barata pode viver até 10 dias sem a cabeça. Isso é incrivel!

Quanto trabalho Deus teve para criar todas as coisas! Ele fez tudo perfeito para ficar mais perto de você. Algumas pessoas dizem que tudo aconteceu por acaso. Mas isso não é possível. Atrás de toda essa criação existe uma mente fantástica. Ele criou desde a pequena mariposa até a maior estrela que existe. E também criou você!

Deus e eu

Obrigado, querido Jesus, por tantas coisas lindas que o Senhor fez para mim.


CHEIO DE PIRANHAS – 28 DE SETEMBRO 2018

Todos os animais dependem de Ti, esperando que lhes dês alimento no tempo certo.   Salmos 104:27

Há um peixe chamado piranha. É um peixe muito famoso por causa de sua agressividade, e ele realmente é perigoso.

As piranhas são pequenas, porém assustadoras. Elas são
carnívoras.Você sabe o que é isso? Quer dizer que elas comem came de outros animais e também de gente. Quando o gado vai atravessar um rio onde existem piranhas, os homens, primeiro jogam um boi já bem velhinho na água, que é chamado de boi de piranha. Quando as piranhas ouvem o barulho do boi na água, correm para devorar o animal. Enquanto elas ficam ali, matando a fome, os homens com o gado atravessam o rio sem qualquer perigo.

Quando Deus fez as piranhas, Ele não as fez simplesmente para serem grandes devoradoras de came. Elas são muito importantes para o rio, pois mantém a água limpinha de animais mortos. A natureza é muito interessante. Cada um tem sua função e nada surgiu por acaso.

Deus e eu

Senhor, quantas coisas podemos aprender através da Sua criação! Muito obrigado.


COLAR NÃO É LEGAL – 27 DE SETEMBRO 2018

Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! Efésios 4:25

Você sabe o que é colar? Bem, essa palavra tem vários significados como: uma joia, passar cola em algum papel ou madeira, ou espiar uma prova de outra pessoa. Todos dizem que é errado colar. E é verdade Colar uma prova é a mesma coisa que copiar o que o amigo fez, ou então copiar a lição de casa que o outro já completou. lsso não é honesto! Você tem que ir preparado para uma prova e não depender dos outros.

Deus quer que sejamos honestos porque Ele é verdadeiro. E, se não imitamos a Deus, é sinal de que algo está errado. Quando você espia a prova de um colega ou copia a lição de casa de alguém, você mostra ao professor que não estudou e está mentindo. Lembre-se: cada vez que tenta enganar alguém, você está se prejudicando. Você não aprende o que deveria aprender e, um dia, irá se arrepender por não ter feito todas as coisas da maneira correta.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a ser sempre uma criança honesta e responsável pelos meus atos.


VIVENDO DE NOVO – 26 DE SETEMBRO 2018

Jesus disse isso e depois continuou: – O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas Eu vou lá acordá-lo. João 11:11

Lucas, meu filho mais velho, aprendeu com a vizinha que, quando uma pessoa morre, ela vai direto para o Céu. Mas isso não é verdade.

Certa vez, Jesus recebeu a notícia de que Lázaro havia morrido. Ele gostava muito de Lázaro. Eles eram amigos. Quando chegou em Betânia, Lázaro já estava sepultado há quatro dias. Todos estavam tristes. Jesus também chorou com a morte do amigo. Mas Jesus logo fez algo fantástico. Ele pediu que tirassem a pedra do túmulo, orou a Deus e chamou Lázaro. Lázaro ressuscitou e saiu do túmulo.

Todos ficaram maravilhados! Jesus revelou o poder de Deus e mostrou para todos que a morte é como um sono. É como se a pessoa estivesse dormindo. Quando Jesus voltar, todas as pessoas que dormem esse sono profundo vão acordar e viver de novo para uma nova vida. Aí, sim, elas irão para o Céu. Já pensou como será maravilhoso?

Deus e eu

Papai do Céu, quero ir para o Céu e encontrar todos os meus queridos.


LIÇÃO DE ECONOMIA – 25 DE SETEMBRO 2018

Quando já estavam satisfeitos, Ele disse aos discípulos: – Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada. João 6:12

Você come toda comida que a mamãe coloca em seu prato? Ela coloca uma quantia certa sabendo que você pode comer. Algumas crianças insistem em não comer e desperdiçam comida. A vida dos esquilos tem uma ótima Iição para nos ensinar. Eles são animaizinhos que correm muito e com muita segurança. Gostam de subir nas árvores e diflcilmente caem. Eles correm um atrás do outro, para cima e para baixo nas árvores, pulam de galho em galho e ainda conseguem se equilibrar. Eles deveriam trabalhar no circo! Todo ano, eles armazenam nozes, que é o alimento de que mais gostam. Eles enterram as nozes e, quando vão comer, sobem nas árvores, ficam sentadinhos e derrubam migalhas no chão. Essas migalhas servem de alimento para outras aves. Deus não desperdiça nada. Ele usa até as migalhas que caem dos esquilos para alimentar as aves. Que grande lição a gente pode aprender! Não desperdice alimento!

Deus e eu

Ajude-me Senhor, a não desperdiçar alimento.


PEQUENO, MAS CORAJOSO – 24 DE SETEMBRO 2018

Pois Ele trata a todos com igualdade. Romanos 2:11

Alguma vez você foi chamado de baixinho? Quero dizer baixinho mesmo, de tamanho pequeno. Eu já fui várias vezes. Sempre fui a última da fila por ser a mais baixa. Como eu gostaria de ser mais alta! Mas não aconteceu.

Gosto muito daquela frase: ”São nos menores frascos que encontramos os melhores perfumes.” Então, se você for baixinho, não fique triste, Você se lembra da história de Davi? E você não gosta de ouvir as histórias de Davi? Ele quase foi deixado de Iado por ser jovem e pequeno. Mas Deus sabia que esse pequeno rapaz poderia fazer muita diferença. Ele foi escolhido para ser o rei. Mesmo Davi sendo pequeno, Deus o usou. E Davi não deixou que isso lhe atrapalhasse a vida. Deus quer salvar a todos, não importa se você é grande, baixo, rico, pobre, feio ou bonito. Ele o ama assim como você é.

Deus e eu

Muito obrigado, Jesus, por me amar do jeitinho que eu sou.


FRUTAS SABOROSAS – 23 DE SETEMBRO 2018

Nas duas margens do rio, crescerão árvores frutíferas de todo tipo. As suas folhas nunca murcharão, e as árvores nunca deixarão de dar frutas. Ezequiel 47:12

As frutas são maravilhosas. Gosto muito de maçã, manga, jabuticaba, banana, pêra, morango, mexerica, uva. São tantas frutas que Jesus criou para nós que é difícil dizer qual delas é a melhor. Gosto de todas, mas a que me chama mais a atenção é a jabuticaba. Uma fruta tão pequena e tão saborosa. Quando chega a época de jabuticaba, me dá água na boca.

Moramos em uma cidade onde existiam plantações de jabuticabas. Eram chácaras grandes onde você pagava para entrar e comia quantas jabuticabas quisesse. Eram muitos pés de jabuticaba. A gente não dava conta. E eram muito docinhas. As jabuticabas ficam grudadinhas no tronco. É preciso tirar uma de cada vez. Parecem todas amiguinhas que não querem se desgrudar. Se aqui, que é um mundo cheio de pecado, as frutas são gostosas, imagine como será no Céu! As frutas serão perfeitas, não terão nenhum machucadinho. Jesus realmente Se preocupa conosco e nos dá o melhor.

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, pelas frutas tão saborosas que o Senhor me dá de presente.


HERÓIS DA FÉ – 22 DE SETEMBRO 2018 

Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o Céu e via a glória de Deus. E viu também Jesus em pé, ao lado direito de Deus. Atos 7:55

Outro homem brilhante da Bíblia foi Estêvão. Ele era seguidor de Jesus e trabalhou bastante para falar de Seu amor para as pessoas. Alguns não gostavam de ouvir Estêvão e até brigavam com ele para que parasse de pregar. Mas Estêvao sabia que Deus estava com ele. Certa vez, alguns homens de poder, que se achavam os bons, fizeram Estêvão falar tudo o que sabia sobre Deus. Eles perguntavam e Estêvão respondia. Ele não teve medo. Algumas pessoas que assistiam ao discurso disseram que seu rosto brilhava de uma forma diferente. No fim, ele teve uma visão do Céu e disse isso aos homens poderosos. Eles não gostaram, ficaram bravos e levaram Estêvão para fora da cidade. Ali, ele morreu apedrejado. Naquele tempo, as pessoas costumavam jogar pedras nas pessoas até que elas morressem. Que coisa horrível!

Estêvão foi o primeiro a morrer por causa de sua fé em Jesus.Tenho certeza de que vamos encontrar Estêvão no Céu.


A RAINHA DAS FLORES – 21 DE SETEMBRO 2018

Eu sou a rosa dos campos de Sarom; eu sou o lírio dos vales. Cantares 2:1

É tempo de primavera! Existem muitas flores diferentes. Rosa, gerânio, copo-de-Ieite, violeta, margarida, flores-do-campo, amor-perfeito, cravo e muito mais.

Minha avó gostava de enfeitar a casa com flores e, muitas vezes, colhia margaridas do jardim e as colocava em um vaso em cima da mesa. Depois de um tempo, quando elas já estavam quase morrendo, a gente brincava de ”bem-me-quer, mal-me-quer”. Tirávamos cada pétala até sobrar apenas o miolo. Sempre gostei muito das margaridas. Elas têm o miolinho amarelo e as pétalas brancas. Mas a rainha das flores é a rosa, não a margarida. Ela é considerada a flor mais romântica e a que tem o perfume mais suave. Quando alguém manda flores para outra pessoa, geralmente manda rosas.

Jesus foi chamado de Rosa de Sarom. É uma rosa de apenas cinco pétalas, bem simples e com um perfume especial. Convide Jesus para ser a rosa do seu jardim.

Deus e eu

Querido Jesus, quero convidá-Lo para fazer parte do nosso jardim.


UM CORTE DE CABELO – 20 DE SETEMBRO 2018

Quanta a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Mateus 10:30

Gabriel sempre teve o cabelo bem fininho e difícil de crescer. Fiquei um tempo sem cortar-lhe o cabelo para ver se ganhava força e crescia. Até que um dia, para minha surpresa, Lucas, o irmão mais velho, resolveu fazer um corte no cabelo do Gabriel. Que tristeza! Ele ficou parecendo um pica-pau!

Você sabia que Deus sabe quantos fios de cabelo você tem na cabeça? É muito fio de cabelo! É incrível como Deus pode saber tanta coisa e ainda cuidar dos nossos passos! O cabelo tem vida e dentro de cada um existem células que dão volume ao cabelo. As pessoas são diferentes e cada uma tem um cabelo especial. Pode ser liso, encaracolado parecendo um anjinho, crespo, enroladinho e com cores diferentes. Deus nos fez especiais e, quando Ele fez você, sabia que ficaria bonito assim. Deus está interessado em você e quer seu bem-estar.

Deus e eu

Bondoso Deus, realmente o Senhor é fantástico e me conhece muito bem.


ÁGUA PARA OS BEIJA-FLORES – 19 DE SETEMBRO 2018

Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Salmo 104:12

Naielly gosta de passar as férias na casa da vovó. Ela aguarda com ansiedade esse dia porque na casa da vovó sempre há novidades. Você faz comida gostosa, suco de bergamota, uva, tudo geladinho para refrescar do calor, e há muito espaço para correr e brincar ao ar livre. Na última vez que ela esteve lá, fez uma coisa muito interessante. Ela alimentou beija-flores.

Você já viu um beija-flor? Naielly e a vovó colocavam vários bebedouros para os beija-flores e trocavam a água muitas vezes ao dia. Eram mais de 20 beija-flores e, quando a água acabava, eles iam reclamar na janela. Como estão acostumados a procurar comida ali, eles davam voos rasantes e, às vezes, até paravam na frente das pessoas pedindo comida. Certa tarde, vovó deu o bebedouro para a neta levar e os beija-flores foram beber água na sua mão. O maior desejo de Naielly é fazer isso no Céu. Você jé pensou como será maravilhoso?

Deus e eu

Obrigado, Papai do Céu, por momentos tão lindos, tão especiais, que me ajudam a entender Seu amor.


PROTEGENDO OS FILHOTES – 18 DE SETEMBRO 2018

Ninguém é santo como o Senhor; não existe outro deus além dEle, e não há nenhum protetor como o nosso Deus. Samuel 2:2

Tivemos em casa um cachorrinha cocker que se chamava Pink. Nós a demos para nossos filhos de presente e ela era bem pequena. Ela aprontava muito em casa. Puxava as toalhas do varal, pegava os tênis dos meninos e mordia. Quando ela cresceu, teve um filhotinho. Meu filho mais novo colocou-lhe o nome de Baby. Ele foi o primeiro a ver que o Baby havia nascido e assim chamou todo mundo para conhecer o novo membro da família. Quando chegamos, a Pink não deixou ninguém tocar nele. As mamães protegem os filhotes. Para elas, qualquer um que queira mexer se torna uma ameaça. Nunca mexa com algum filhote quando a mamãe estiver por perto. Ela faz de tudo para proteger seu bebê. Deus também encarregou algumas pessoas de cuidar de você. E Ele próprio cuida de você cada dia. Deus cuida dos Seus filhos!

*Deus e eu*

Obrigado, Jesus, por cuidar de mim e da minha família todos os dias.


BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS – 17 DE SETEMBRO 2018

Quando eu era criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. 1 Corintios 13:11

Quando eu era criança, brinquei muito com meus primos e meus vizinhos. Na frente de casa, morava um amigo que a gente chamava de Duda. Um pouquinho mais para cima, morava outra amiga, a Sueli. E, mais para cima ainda, morava a Magda. A gente brincava de queimada, pega-pega, esconde-esconde, passa-anel e outras brincadeiras. A gente queria que aqueles momentos durassem para sempre. Nós também andávamos de bicicleta pela rua e era muito divertido. Como tinhamos só uma bicicleta e era da minha irmã, a gente se revezava. Ela andava um tanto e depois era a minha vez.

Ser criança é muito bom! Você deve aproveitar bastante para brincar com seus amiguinhos, ficar perto de seus pais, sonhar e aprender coisas que o façam feliz. E o mais legal é que Jesus o ama muito e quer brincar com vocé no Céu.

Deus e eu

Bondoso Deus, quero aproveitar bastante o meu tempo de criança com o Senhor.


MAMÃE ÁGUIA – 16 DE SETEMBRO 2018

Como a águia ensina os filhotes a voar com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Senhor Deus cuida do Seu povo. Deuteronômio 32:11

Você já viu uma criança aprendendo a andar? Você já passou por isso e creio que nem se Iembre de tudo o que seus pais fizeram e deixaram de fazer para que você andasse. Primeiro, você engatinhou, começou a se levantar sozinho e depois andou. Deve ter caído muitas vezes também.

Você sabia que as águias fazem o mesmo com os filhotes? Elas preparam um ninho bem confortável onde os pequenos filhotes ficam protegidos. O papai e a mamãe trazem comida e cuidam do ninho. Depois de um tempo, a mamãe águia começa a se distanciar fazendo com que os fllhotes se esforcem um pouquinho para pegar o alimento. A mamãe incentiva de várias formas para que eles voem. Aos poucos, ela destrói o ninho e eles acabam caindo. Mas a mamãe fica por perto o tempo todo, protegendo e incentivando até que eles possam voar sozinhos. Jesus também está sempre presente, assim como a mamãe águia com os filhotes. Ele cuida de você assim como a mamãe e o papai.

Deus e eu

Senhor agradeço-Lhe o cuidado que o Senhor tem por mim a cada minuto.


PERTINHO DE JESUS – 15 DE SETEMBRO 2018

Venham a Mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesada cargas, e Eu lhes darei descanso. Mateus 11:28

Você já se sentiu muito cansado? As crianças brincam bastante, pulam, correm sobem, pulam de novo. Parece que não se cansam. Certa vez, eu precisava contar uma história na igreja e pedi para as crianças ficarem em pé, na minha frente. Queria todas bem pertinho de mim. Um menino ficou sentado e com uma cara de cansado. Fiquei admirada, mas depois ele se levantou e me falou que passou o dia inteiro brincando e que, por isso, estava cansado. Que coisa maravilhosa poder brincar o dia inteiro!

É gostoso ficar perto das pessoas que admiramos. Você sabia que Jesus convida todas as pessoas para ficarem bem pertinho dEle? E Ele ainda promete que, se você estiver cansado e for assim mesmo, Ihe dara descanso. Ele quer que você se sinta bem o tempo todo. Jesus é como um imã que faz com que todos se aproximem e se sintam bem.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelo convite para ficar bem pertinho do Senhor.


UM POUCO DIFERENTE – 14 DE SETEMBRO 2018

Mas Eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês. Mateus 5:44

Tive um colega de escola um pouco diferente. Não era bonito, usava uns óculos feios e o nome dele também não era comum. Era Stanyslau Boy. Eu disse que era diferente! Ele fazia umas brincadeiras sem graça e parecia que ninguém gostava muito dele. Eu tinha pena. Acabei fazendo amizade com ele e percebi que era uma pessoa muito legal. Ele recebia o apelido de bobalhão. Algumas pessoas recebem apelidos sem razão.

Talvez você tenha na sua classe alguém com esse apelido. Em vez de acreditar nas coisas más que os outros falam, devemos pensar o melhor deles e tentar fazer amizade para conhecê-los melhor. Não devemos odiar essas pessoas, mesmo se elas forem maldosas. Deus quer que demonstremos amor e sejamos bondosos com elas. Nada de magoar nem caçoar de ninguém. lsso não é legal! Deus criou as pessoas diferentes umas das outras e nós devemos amar todas.

Deus e eu

Querido Jesus, quero ser amigo de todos e não fazer diferença entre um e outro.


VISITANTES INDESEJÁVEIS – 13 DE SETEMBRO 2018

Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o Ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Mateus 24:43

Danielle, Hamiltinho e Naielly ganharam um presente diferente: um casal de pintinhos. Eram diferentes dos pintinhos comuns, pois as peninhas eram arrepiadas até nos pés e, mesmo depois de grandes, ou melhor, adultos, eles continuavam pequenos. As crianças precisaram mudar de cidade e não tinham como levar os pintinhos. Decidiram, então, deixar com a vovó. Sabiam que ela cuidaria deles.

O tempo passou e os pintinhos, que se tornaram um galo e uma galinha, tiveram filhotinhos. A família de pintinhos passava o dia passeando pelo quintal e chamava a atenção de todos. Mas, certo dia, visitantes indesejáveis entraram no quintal da casa da vovó e levaram todos eles. Quando Danielle, Hamiltinho e Naielly receberam a notícia, ficaram muito tristes. A gente também fica triste quando descobre que algo ruim aconteceu. Mas, no Céu, tudo vai ser diferente. Lá seremos felizes para sempre e não teremos visitantes indesejáveis.

Deus e eu

Senhor, fico feliz em saber que, na nova Terra, seremos felizes para sempre e que não teremos visitantes indesejáveis.


O MELHOR LIVRO – 12 DE SETEMBRO 2018

Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo Lhe correrá bem, e você terá sucesso. Josué 1:8

Quando eu fiz 12 anos, meu maior sonho era ganhar uma Bíblia branca e com zíper. E assim, minha mãe, sabendo do meu grande desejo, comprou a Bíblia mais linda que já vi. Ela era branquinha, de couro, toda fechada com zíper. Fiquei muito feliz com o presente e levava minha Bíblia todas as vezes que ia à igreja. Eu tinha prazer em carregar minha Bíblia e até hoje eu a tenho guardada. Ela já não está tão branquinha, mas é minha Bíblia de estimação.

Você sabia que a Bíblia é o livro mais popular que existe? Todo mundo sabe que existe um livro chamado Bíblia. Pode ser que nem todos a tenham Iido e nem conheçam suas histórias, mas a Bíblia existe e ela é verdadeira. Existem muitos livros pra gente comprar, mas que não são verdadeiros. A Bíblia é diferente. As palavras da Bíblia são as palavras de Deus, escritas para nós! A Bíblia é um livro especial.

Deus e eu

Senhor, muito obrigado por me dar a Bíblia que fala do Seu amor por mim.


RAIOS E TROVÕES II – 11 DE SETEMBRO 2018

Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram: – O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!  1 Reis 18:39 

Você viu ontem um pouquinho da história de Elias. o corajoso e destemido profeta. E hoje você vai saber o que aconteceu com o grande plano.

Elias queria provar a todos quem era o verdadeiro Deus. Os profetas oraram aos deuses e nada aconteceu. Elias também preparou um altar com lenha e um touro, e ele ainda pediu que fizessem uma valeta em volta do altar e colocassem água. Colocaram muita água no altar até que a valeta ficou encharcada.Você sabia que, quando a madeira está molhada, ela não pega fogo? E então Elias orou ao Deus verdadeiro. Deus mandou fogo do céu em cima do altar, queimou toda a lenha e o touro e ainda fez secar a água da valeta. Os profetas de Baal perderam e a grande nação viu qual era o único e verdadeiro Deus. Esse é o Deus que cuida de você e quer ficar bem pertinho o tempo todo. Ele é poderoso!

*Deus e eu*

Obrigado, Senhor, por ser o meu Deus verdadeiro e estar sempre comigo.


 RAIOS E TROVÕES I – 10 DE SETEMBRO 2018

Então Elias disse: De todos os profetas de Deus, o Senhor, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta. 1 Reis 18:22

Você tem medo de raios e trovões? Eles assustam bastante. O Elvis, nosso cachorro, tem muito medo de raios e trovões. Quando começa a dar algum sinal de trovão, ele entra na sala e fica bem quietinho, encolhidinho para que ninguém o mande para fora. Depois que tudo passa, ele sai de novo, mas com receio.

O poder da natureza é fantástico, mas não é nada comparado ao poder de Deus. Quando o povo de Israel adorava falsos deuses, Elias propôs um desafio para provar quem tinha poder de verdade. Que homem de fé! O rei Acabe tinha muitos falsos profetas e Elias era o único profeta verdadeiro. Assim, Elias pediu que preparassem um altar, colocassem um touro em cima dele e orassem aos deuses pedindo fogo do céu. Todos os profetas fizeram os preparativos, oraram aos deuses e nada aconteceu. Será que Elias faria o mesmo? Isso você vai saber amanhã.

Deus e eu

Senhor Jesus, assim como Elias foi corajoso, ajude-me a ser corajoso também e falar do Seu amor.


MEUS TALENTOS – 08 DE SETEMBRO 2018

Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas Tuas mãos; Tu diriges a minha vida. Salmo 16:5

Todas as crianças têm talentos. Você sabe o que é isso? São coisas que aprendemos e fazemos muito bem. Você já tentou fazer uma lista dos talentos e habilidades que tem? É capaz de nem caber em uma folha! Bem, algumas habilidade legais são: saber jogar bola, ter letra bonita, tocar um instrumento, varrer muito bem a casa, desenhar, correr, ser generoso, bondoso, sorridente, falar uma a o o língua diferente, fazer amizade. A lista é muito grande.

Deus é quem dá os talentos pra gente. O que precisamos fazer é desenvolvê-Ios. Deixar os talentos guardados não vai ajudar em nada.Tente fazer sua Iista e, ao lado de cada talento, escreva como você poderia usar esse talento para honrar a Deus. Quando você perceber que Deus está usando você, escreva no papel. Você vai ver resultados fantásticos. Deixe Deus usar você de todas as formas.

Deus e eu

Querido Deus, ajude-me a desenvolver meus talentos para a Sua causa.


O GRANDE DESFILE – 07 DE SETEMBRO 2018

Da grande multidão que ia com eles, alguns estendiam as suas capas no chão, e outros espalhavam no chão ramos que tinham cortado das árvores. Mateus 21-8

Você já foi assistir a um desfile? Quando eu era criança, minha mãe sempre nos levava para assistir aos desfiles do mês de setembro. Era um dia super esperado por nós. Acordávamos cedinho, pegávamos o ônibus e íamos até o centro para ver o grande desfile da cidade. Era emocionante ver os soldados marchando tão ordenadamente, a fanfarra tocando. Meu sonho era tocar na fanfarra, mas nunca consegui.

A Bíblia conta sobre um desfile especial que o povo de Jerusalém preparou para honrar a Jesus. As pessoas aclamavam Jesus e até colocaram suas capas no chão e O Iouvaram em voz alta. As crianças também estavam presentes e ajudavam colocando ramos de árvores no chão para Jesus passar. Ele não desfilou em um carro especial todo pomposo, mas foi sentado em um jumentinho. Na verdade, eu gostaria de ter assistido a esse desfile. Deve ter sido lindo!

Deus e eu

Obrigado Jesus, por nos dar uma grande lição de humildade.


QUE TRANSFORMAÇÃO – 06 DE SETEMBRO 2018

Mas o Senhor disse a Ananias: – Vá, pois Eu escolhi esse homem para trabalhar para mim. Atos 9:15

Muito tempo atrás, havia um homem que perseguia as pessoas que queriam seguir a Jesus. Seu nome era Saulo. Ele era muito temido e queria prender todos os homens e mulheres que iam à igreja. Mas Deus não deixou que isso acontecesse. Em uma de suas viagens a cavalo, Saulo ia com alguns homens para a cidade de Damasco. Quando ele estava chegando perto da cidade, uma luz muito forte veio do céu e ficou parada em volta dele. Saulo caiu e ouviu o que a voz dizia. Era Jesus quem falava com ele. Saulo se levantou do chão, mas não conseguia ver nada. Ele ficou cego durante três dias. Seus amigos o Ievaram até Damasco, e Iá o Senhor apareceu em visão a Ananias. Deus pediu que Ananias curasse Saulo. E Ananias fez como Deus mandou. Deus escolheu Saulo e o transformou. Ele não gostava dos cristãos, mas acabou se tornando um deles e pregou sobre Jesus para muita gente. Ele percebeu que nada era mais importante do que crer em Jesus.

Deus e eu

Senhor Jesus, quero trabalhar para o Senhor falando do Senhor amor.


TUIUIÚ – 05 DE SETEMBRO 2018

Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e a sua mãe, pois isso é certo. Efésios 6:1

No Pantanal, fiz uma pequena viagem de barco pelo rio. E algo impressionante aconteceu. Quando o piloto do barco parou em certo ponto do rio, ele começou a chamar uma ave que é o símbolo da região. É o tuiuiú. Que nome diferente! É uma ave grande e ela faz ninho de galhos secos em cima de árvores. Esse tuiuiú tinha um nome dado com todo o carinho pelo piloto. E assim ele começou a chamar: ”Tafarel! Tafarel!” De repente, o Tafarel apareceu voando. E depois também veio a namorada dele. Que coisa mais linda eu vi! O incrível é que eles ficaram parados no mato esperando o piloto mandar alguma comidinha. O Tafarel foi muito obediente e ele conhecia a voz que estava chamando.

Você reconhece rapidinho a voz da mamãe quando ela chama para alguma coisa? Se os bichinhos obedecem tão rapidamente, você também pode obedecer. Obedecer aos pais é a melhor maneira de você aprender e viver bem no futuro.

Deus e eu

Querido Jesus, ajude-me a ser uma criança obediente.


ALFACE-D’ÁGUA – 04 DE SETEMBRO 2018

Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Mateus 23-11

Você gosta de alface? Existem vários tipos de alface: lisa, crespa americana, roxinha, e assim vai. No Pantanal, há uma planta que vive na água. Ela fica flutuando. Você já tentou boiar na piscina? É a mesma coisa. Só que essa planta tem raízes embaixo da água. Mas eu comecei falando de alface, e o que essa planta tem a ver com isso? O nome dela é alface-d’água. Logicamente, essa alface é de um tipo que você não pode comer. Ela é arredondada, grande e parece uma bandeja em cima da água. A gente não pode se servir nessa bandeja porque são folhas, mas os peixinhos podem. Essas folhas servem de viveiro, onde os peixes colocam seus ovos. É incrível como a natureza funciona! Deus, Iá do alto, olha para cada peixinho, cada plantinha, e sabe como um pode servir ao outro. Você também pode servir a alguém onde quer que esteja: na escola, em casa, na igreja. É sempre bom ajudar!

Deus e eu

Bondoso Deus, assim como as plantas servem aos peixes, quero também ser um servidor.


PALMEIRAS DO PANTANAL – 03 DE SETEMBRO 2018

Os bons florescem como as palmeiras eles crescem como os cedros dos montes Líbano. Salmos 92:12

Certa vez. fiz uma viagem ao Pantanal matogrossense. Achei maravihoso e aprendi coisas interessantes sobre algumas plantas, Lá existem várias espécies de palmeiras. Uma delas é a acuri, muito usada pelos índios. que aproveitam o palmito, a polpa e a amêndoa dos frutos na a alimentação. Bem diferente do seu prato de comida, néo é mesmo? Outra palmeira é a carandá. Ela costuma crescer na beirada dos rios, e aproveita a umidade do local. Ela gosta de ficar em lugares bem úmidos. É muito importante para a vida na região. Seus frutos caem nos rios e alimentam vários tipos de peixes, entre eles o pacu.

Quanto nome diferente você aprendeu hoje, hein? Acuri, carandá e o peixe pacu. Deus fez tudo de maneira tão perfeita que cada árvore, cada peixe se adapta à sua região, E Ele não deixa faltar nada a nenhum deles, Nosso país é maravilhoso e cheio de variedades que você pode aprender, Aproveite!

Deus e eu

Senhor Deus, como é bom ver a criação e Seu cuidado com os peixinhos! Obrigado, Jesus.


IPÊS COLORIDOS  – 02 DE SETEMBRO 2018 

A erva seca, e as flores caem quando o sopro do Senhor passa por elas. Isaías 40:7

No quintal de uma casa em que morei, havia uma árvore muito grande. No outono, as folhas caíam, preparando-se para o inverno. No inverno, a árvore ficava peladinha, não havia nenhuma folha. Quando chegava o fim do inverno, eu podia ver os brotos das folhas surgirem novamente. E, na primavera, as flores amarelas do Ipê apareciam. Aquele cenário flcava deslumbrante.

Os Ipês vivem muitos anos e florescem sem medo. Chega o tempo certo e as flores aparecem. Quando essa árvore fica adulta, ela pode atingir mais de 10 metros de altura. Ela gosta muito do sol. Sua madeira, que é bastante dura, é usada para fazer móveis que enfeitam a casa. Você viu como Deus não deixa nada se perder? Além de nos alegrar com as flores, Ele também providencia a madeira que é usada em muitas coisas.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, por pensar em cada detalhe da Sua criação para nos beneficiar.


MÊS DAS FLORES – 01 DE SETEMBRO 2018

E as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas. Cantares 2:12

Este mês é muito especial. Para mim, é o mais bonito do ano. E o mês das flores. É primavera. Até os passarinhos cantam de alegria. Tudo fica colorido. Só mesmo Deus pra criar flores tão maravilhosas! Minha avó cultivava um jardim pequeno, mas munto bonito. Flcava bem no cammho do corredor de casa. Encostadinhos na parede, ali eu podla ver cravos, rosas, amores-perfeitos e algumas violetinhas. Tudo caprichado.

Você já plantou alguma florzinha? É muito bom mexer com a terra e também faz bem para a saúde. Para as pessoas que ficam irritadas com frequência, mexer com terra faz com que se tornem mais calmas. Para que uma plantinha cresça, é preciso ter paciência e calma.Tudo tem seu tempo certo. Eu . gostava de ver minha avó cuidando das flores e imagino que Deus, quando criou o mundo, teve o mesmo cuidado. Ele fez tudo muito bonito e colorido para nos alegrar.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por tantas coisas lindas que o Senhor fez para me alegrar.


SETEMBRO 2018


JESUS CURA – 31 DE AGOSTO 2018

Então algumas pessoas trouxeram um paralítico deitado numa cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse: – Coragem, Meu filho! Os seus pecados estão perdoados. Mateus 9:2

Você já sentiu dor de barriga? É muito ruim. Algumas vezes, a dor pode ser tão forte que faz a gente suar. Mamãe já sabe o que fazer: levar ao médico. As pessoas geralmente ficam doentes por causa das escolhas que fazem. Se comer muito, você poderá ter uma dor de barriga, um mal-estar. Se correr em um lugar cheio de pedras e cair, vai machucar o joelho. Se andar na maior velocidade de bicicleta, poderá cair e se machucar de várias formas. E ruim ficar doente e de cama.

Quando Jesus andou pela Terra, Ele curou muitas pessoas e não fez curso de medicina! Ele curou paralíticos, cegos e, além de sarar fisicamente, sarava também o coração. Os médicos podem curar o corpo com remédios, mas nenhum médico pode fazer um paralítico andar e ainda curar seu coração. Jesus pode. É só ir a Ele com fé que nosso coração será curado.

Deus e eu

Obrigado Jesus, por me perdoar e curar o meu coração.


MEU IRMÃO – 30 DE AGOSTO 2018

Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. Romanos 12:17

Se o seu irmão ou irmã bate em você, o que você faz? Bate de volta, deixa quieto ou sai correndo para contar à mamãe? A vontade que muita gente tem é de bater de volta. Mas você sabia que isso se chama vingança? A Bíblia diz que a vingança pertence a Deus. Não é certo bater de volta. Deixe Deus resolver o problema sem bater. Deus quer que os irmãos vivam em amor.

Às vezes, um irmão gosta de provocar o outro, fazer brincadeiras sem graça. Sabe de uma coisa? Deixe pra lá. Não dê atenção! Odiar alguém é a mesma coisa que dizer que você não ama a Deus. Se você não gosta do seu irmão, que está perto de você, como pode amar a Deus, que você não vê? Deus quer que você se dê bem com todas as pessoas, principalmente com os da família.Ter um irmão é maravilhoso! Procure viver bem e sem brigas.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a ser pacificador e não me irritar com meu irmão.


SIRVA SORRINDO – 29 DE AGOSTO 2018

Em seguida colocou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e enxugá-los com a toalha. *João 13:5

Você gosta de andar descalço? Mas que pergunta para uma criança! Todas amam andar sem sapato ou só de meia. Que beleza para a mamãe! Hoje, temos ruas boas para se andar e sapatos confortáveis, mas sabia que, no tempo de Jesus, as ruas eram de terra e as pessoas andavam apenas de sandálias? Não havia tênis ou sapato fechado, e todos caminhavam muito. Alguns tinham cavalo ou burro, mas a maioria andava a pé. No tempo de Jesus, os servos lavavam os pés dos convidados. Era um serviço muito humilde. As pessoas chegavam com os pés muito sujos e todos precisavam ser lavados. Não havia condição de pisar em um tapete. Certa vez, o próprio Jesus lavou os pés dos discípulos. Ele Se fez de servo para os outros. Não Se importou. Abaixou-Se e começou a lavar, um a um. Que exemplo de humildade! Ele serviu e nos ensinou que devemos servir também. Aproveite este dia para servir alguém.

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a seguir Seu exemplo de servir aos outros.


NADA DE BRIGAS – 28 DE AGOSTO 2018

Quem se mete na discussão dos outros é como quem agarra pelas orelhas um cachorro bravo que vai passando. Provérbios 26:17

Coisa ruim é ver as pessoas discutindo e brigando. Certa vez, vi uma briga entre dois rapazes. Eles se agarraram e começaram a rolar no chão da rua. É muito triste ver ou ouvir uma discussão.

Sei que, se alguém especial para você discute ou briga, você também se incomoda. Às vezes, os pais discordam e precisam conversar sobre um assunto. lsso não quer dizer que eles estejam brigando. As pessoas podem ter opiniões diferentes. Discordar não é errado. Até você pode discordar da opinião de seus pais e seus amigos, mas isso não quer dizer que vocês tenham que brigar. Discutir também não quer dizer que as pessoas se odeiam.

Se, por acaso, acontecem discussões em sua casa, você não pode fazer nada, não pode se intrometer. O que você pode fazer é dizer como se sente depois que tudo passa. Ore por seus pais se eles estiverem discutindo. Peça a Deus que os ajude a entrar em acordo.

*Deus e eu*

Querido Jesus, esteja com meus pais para que um possa sempre entender o outro.


UM BAÚ ESPECIAL – 27 DE AGOSTO 2018

Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca. Êxodo 25:16

Crianças geralmente guardam os brinquedos em caixas, beús ou em um cantinho do quarto, Num baú, você pode guardar os brinquedos mais importantes. Ali é um lugar especial que geralmente ninguém mexe.

Você sabia que o povo de Israel também tinha um baú especial? Esse baú era chamado de “arca da aliança”, e era todo coberto de ouro – só para você ver quanto ele era importante! Ali eram guardadas coisas muito valiosas, como os Dez Mandamentos. Deus pediu que Moisés construísse esse baú. E ele era muito pesado.

Toda vez que você entra em seu quarto e vê sua caixa de brinquedos, sente vontade de brincar, não é mesmo? Pois Deus mandou que essa arca fosse feita para lembrar os israelitas de que Deus estava com eles. Até nas batalhas eles levavam a arca. Deus estava em todos os momentos com o povo e está com você até nas horas de brincade’ra.

Deus e eu

Querido Jesus, obrigado por me dar a segurança de Sua proteção e companhia.


DESCANSO ESPECIAL – 26 DE AGOSTO 2018

Lembrem que Eu, o Senhor, dei a vocês um dia de descanso e foi por isso que no sexto dia Eu lhes dei alimento para dois dias. Êxodo 16:29

Dificilmente as crianças gostam de dormir durante o dia.Todas querem brincar o tempo todo, não querem parar por nada. Fica difícil até ir ao banheiro, porque ninguém quer parar a brincadeira. O descanso, como dormir um pouquinho à tarde, faz bem, sabia? Quando Deus criou este mundo em seis dias, o dia seguinte foi de repouso. Deus trabalhou bastante e agora era o momento de descansar.

Você sabia que o coração também dá uma descansadinha durante as batidas? Ele bate um tempo e relaxa o outro tempo. Deus criou o coração com um mecanismo fantástico para nossa sobrevivência. E a gente precisa ajudar um pouquinho, descansando um dia na semana. Esse dia especial é o sábado, que Deus criou como lembrete da criação. Nesse dia, é legal passear com o papai e a mamãe pela natureza, deixar as coisas normais do dia a dia e louvar a Deus por ter feito tantas coisas maravilhosas.

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, por me dar um dia para descansar.


OS PLANOS DE DEUS  – 25 DE AGOSTO 2018

Só Eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou Eu, o Senhor, quem está falando. Jeremias 29:11

Meu filho Gabriel sempre teve muitos planos. Certa vez, quando pequeno, falou pra gente que, quando crescesse, gostaria de ser pastor e policial. Mas como? Ele disse que, de um lado, carregaria a Bíblia e, do outro, uma arma. Ele não pensava que um dia iria tocar violão, cantar, estudar música, mas Deus sabia.

Deus tem grandes planos para cada um de nós. Você deseja alguma coisa para o futuro? Deseja ser igual a sua mãe ou ao seu pai? Trabalhar nas mesmas coisas que eles trabalham? lsso é legal, mas Deus é quem dirige nossa vida e Ele sabe tudo o que vai acontecer. Muitas pessoas tentam revelar o futuro, mas não sabem nada. Só Deus sabe. Você pode até organizar uma agenda e escrever seus compromissos. Depois que passar, escreva o que aconteceu nesse dia. Vai ser legal e você verá como Deus dirige Sua vida.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, por sempre tem um plano especial para minha vida.


MINHOCAS SILENCIOSAS – 24 DE AGOSTO 2018

Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá 0 sustento aos que Ele ama, mesmo enquanto estão dormindo. *Salmo 127:2*

Hoje, se puder, observe uma minhoca. Quando criança, morei em uma casa com um quintal de terra muito grande. Minha avó sempre gostou de plantar flores e, no fundo do quintal, tinha um pé de banana. Quando eu ia Iá pro fundo, encontrava algumas minhocas, mas não tinha coragem de pegá-las. A minhoca tem o corpo todo mole, que parece um tubinho e se arrasta pela terra. A cor dela é meio marrom-avermelhado e se mistura com a terra. Para se arrastar, ela primeiro puxa a parte da frente e depois a parte de trás. Ela tem boca, mas não tern pulmões. Ela respira através da pele em contato com o ar e o solo. A minhoca auxilia no crescimento das flores, porque ajuda a terra a produzir melhor.

Não mate as minhocas! É incrível como Deus usa um bichinho para favorecer o homem. Deus fez a minhoca tão especial para que ela possa deixar o solo mais rico e, assim, você ter alimentos saudáveis.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, porque o Senhor sempre Se preocupa comigo.


DEUS AMA VOCÊ – 23 DE AGOSTO 2018

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEIe crer não morra, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Sempre gostei de Ier em voz alta. Na hora da Ieitura em classe, muitas vezes, minha professora pedia que eu Iesse para todos os colegas. Certa vez, a professora pediu que cada aluno levasse para a sala de aula um verso bonito. Decidi copiar o verso de hoje. Gosto muito desse verso.Todos Ievaram e leram o verso escolhido. Era um mais lindo que o outro. Chegou a minha vez e, quando Ii, a professora parou e começou a comentar sobre esse grande amor.

Você já pensou dar a própria vida por amor a alguém? Essa é a maior história de amor que existe. Deus pensou em você, em seu pai, em sua mãe, em toda a sua família. E Ele ainda promete que quem crer nEIe terá uma vida que nunca irá acabar. E isso que quer dizer vida eterna. Só teremos essa vida eterna no Céu. Um dia, Jesus morreu, mas depois Ele ressuscitou, viveu de novo e agora está no Céu esperando por mim e por você.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me amar tanto dando Sua vida por mim.


CASA LIMPA – 22 DE AGOSTO 2018

E o Senhor lhe disse: Vá falar ao povo e mande que eles passem o dia de hoje e de amanhã purificando-se para Me adorar. Eles devem lavar as suas roupas e se aprontar para depois de amanhã. Êxodo 19:10,11

Gosto de manter minha casa e minhas coisas sempre limpas. Você gosta de casa limpa? Uma casa limpa é muito importante para a saúde. Se a casa está suja, as bactérias e os ácaros se ajuntam e vão prejudicar sua respiração. Lavando as mãos, você pode evitar muitas doenças.

Sabia que até os bichinhos gostam de limpeza? A aranha, por exemplo, limpa as teias quando alguns insetos indesejáveis aparecem. Quando sobra alimento, ela o enrola em teias de seda e estoca para comer depois. E, quando a teia está empoeirada, a aranha a abandona e constrói outra. Se até os bichinhos cuidam da limpeza, imagine como nós também devemos cuidar você pode ajudar a mamãe em vários trabalhinhos: colocando o Iixo na lixeira, tomando banho todos os dias, escovando os dentes, bebendo só água limpa, organizando os brinquedos e muito mais. Deus nos fez especiais e Ele pede que sejamos limpos.

Deus e eu

Papai do Céu, ajude-me a me manter limpo e colaborar com a limpeza de casa.


NO MEIO DAS PRAGAS – 21 DE AGOSTO 2018

O rei não vai ouvir vocês. Porém Eu farei com que caia sobre ele um castigo terrível e levarei para fora do Egito os Meus exércitos, isto é, o povo de Israel. Êxodo 7:4

Morei em uma casa cheia de pernilongos. Alguns os chamam de mosquitos ou muriçocas. Quando você quer dormir, eles vêm e cantam no seu ouvido. Gostam de dar picadas no corpo da gente e ainda nos deixam com marcas vermelhinhas e uma coceira desagradável. Que bichinho malvado! O povo do Egito sofreu com bichos terríveis. Faraó se recusou a deixar que os filhos de Israel saíssem livres do Egito. Por causa disso, Deus mandou 10 pragas para ajudar Faraó a mudar de ideia. Mas Faraó foi duro de coração.

Moisés tentou conversar várias vezes, mas não teve jeito. O povo foi atingido por gafanhotos, sapos, moscas, piolho… Foi terrível! Até a água dos rios virou sangue. Os egípcios ficaram sem água para beber. Apenas o povo de Deus foi protegido o tempo todo. Deus não permitiu que nenhuma praga caísse na casa dos israelitas. Assim como Deus protegeu Seu povo, Ele também protege você.

Deus e eu

Querido Deus, assim como o Senhor protegeu o povo de Israel, protege a mim e minha família também.


SINCERIDADE TOTAL – 20 DE AGOSTO 2018

Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. Êxodo 3:14

Existe um inseto chamado louva-a-deus. Quando eu era criança, observei muitas vezes o louva-a-deus e achava que ele estava orando. Na realidade, o louva-a-deus não está orando. Ele fica sempre parado com as patas da frente juntas, joelhos dobrados e olhos levantados para o céu. Por isso, ele recebeu esse nome. Na verdade, toda essa pose de oração é uma camuflagem.

Para pegar uma presa, ele pode ficar paradinho como estátua por horas. As fêmeas cortam as cabeças dos machos na hora do acasalamento. E, se estiverem bravas, devoram o macho. Os filhotes nascem famintos. Se nãoo cuidar, uns comem os outros. Mas que fingido esse louva-a-deus! Muitas pessoas são fingidas como o louva-a-deus, querendo mostrar o que não são.‘Deus quer que sejamos sempre sinceros e autênticos, é não fingidos. Permita que Deus o ajude a ser sempre verdadeiro.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a manter a sinceridade no coração.


QUE PERFUME! – 19 DE AGOSTO 2018

Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. Provérbios 27:9

Lucas estava quietinho no quarto aprontando mais uma. Eu, na cozinha, nem desconfiei de nada. Quando decidi ir até o quarto, que surpresa! Lucas estava apoiado na minha cama com um vidro de perfume na mão. O vidro era pequeno, mas o perfume era caro. Cheguei perto dele para tirar-lhe o vidro da mão e percebi que não havia mais perfume aIi. Quando ele falou comigo, senti um terrível cheiro de perfume. Ele tinha bebido tudo! Tomei todos os cuidados e imaginei que sua próxima ida ao banheiro seria bem perfumada. É engraçado, mas ninguém pode beber perfume.

Deus também aprecia perfume. Ele colocou perfume nas frutas, nas flores e em nós. O perfume de Cristo é a bondade, o amor, a generosidade, a alegria, a humildade. Quando passamos pela rua e encontramos as pessoas, esse perfume pode exalar e contagiar os outros. Aproveite o perfume maravilhoso de Cristo e contagie os que estão perto de você.

Deus e eu

Bondoso Deus, quero exalar Seu perfume por onde eu passar, sendo bondoso e alegre.


O SIGNIFICADO DE CONFIAR – 18 DE AGOSTO 2018

Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Provérbios 3:5

Sempre viajamos em família.Todo ano, nossa família ia à praia. Meu pai tinha uma Kombi e todo mundo ia nela. Era uma festa! Quando passávamos pela serra, para descer até o mar, eu morria de medo e, com minha irmã mais velha, era pior ainda. Se meu pai precisasse passar de carro por alguma ponte pequena de madeira, ele parava o carro, minha irmã descia com minha tia e as duas passavam andando pela ponte. Parece piada, mas é verdadel Elas não confiavam que meu pai passaria certinho. Você sabe o que significa confiar? É como se vocé escolhesse viver no ninho de Deus. Deus provê tudo pra gente e Ele prometeu cuidar da gente em todo lugar até passando pela ponte e pela serra! Viver no ninho de Deus é deixar que Ele cuide de você.

Deus e eu

Quero confiar no Senhor o tempo todo. Muito obrigado, Jesus, por me convidar a viver no Seu ninho.


CHAMANDO OS AMIGOS – 17 DE AGOSTO 2018

Porque, onde dois ou três estão juntos em Meu nome. Eu estou ali com eles. Mateus 18:20

Quando eu era criança, aos sábados, costumava chamar meus coleguinhas da rua para ouvir histórias de Jesus na minha casa. Para isso, contava com a ajuda da minha mãe, da minha avó e das minhas irmãs. A gente juntava todo mundo, minha mãe contava uma história e depois a gente cantava e fazia uma oração. Às vezes, tinha até bolo e suco. Era superlegal e as crianças não faltavam nenhum sábado.

Deus diz no versinho de hoje que, onde estivermos reunidos para louvá-Lo, EIe estará ali também. Não importa quanta gente estará presente: um, dois, três ou mais. É maravilhoso pensar que Deus Se reúne conosco! É por isso que vamos a igreja. Lá, podemos nos encontrar com Deus. Se você puder, reúna os amigos e fale de Jesus. Ore com eles e aproveite para mostrar o Amigo fantástico que você tem: Jesus. Eles vão gostar.

Deus e eu

Querido Deus, quero falar do Seu amor aos meus amigos. Ajude-me a levar a Sua mensagem.


CASAMENTO – 16 DE AGOSTO 2018

O homem deve deixar seu pai, sua mãe, e unir-se para sempre à sua esposa. Mateus 19:5

Por que as pessoas se casam? Você sabe? Foi Deus quem inventou o casamento. O casamento começou no jardim do Éden, com Adão e Eva. Deus não queria que o homem ficasse sozinho, então criou a mulher para ser sua companheira. E assim começou uma família. Depois, Adão e Eva tiveram filhos.

O casamento é bom. Todas as pessoas precisam de alguém para amar e serem amadas. Deus também criou o casamento como algo especial para trazer filhos ao mundo. Deus sabe que os bebês e as crianças precisam de um papai e de uma mamãe para cuidar deles. O plano de Deus é que o marido e a esposa fiquem casados a vida inteira, que resolvam os problemas juntos. Mas, infelizmente, acontecem algumas separações. Deus ama todos do mesmo jeito e quer que você confie nEle o tempo todo e que dependa dEle em qualquer situação.

Deus e eu

Obrigado, meu querido Deus, por ter criado uma família para me proteger.


MATANDO A SEDE – 15 DE AGOSTO 2018

Eu tenho sede de ti, o Deus vivo! Quando poderei ir adorar na Tua presença? Salmo 42:2

Você já sentiu muita, mas muita sede? Deve ser terrível ficar com sede e não ter como beber água. Imagine-se viajando pelo deserto. Você precisaria andar sempre prevenido porque não é fácil encontrar água ali.

O camelo, por exemplo, é um animal pronto para andar no deserto. Ele tem uma espécie de reservatório de água e alimento na corcova. Quando ela está bem firme, é sinal de que ele está bem alimentado. Quando a corcova fica um pouco mole, é sinal de que as reservas estão acabando. É hora de se alimentar e beber água.

É importante beber água, mas o versinho de hoje fala sobre sede da Palavra de Deus. Estar com Deu, ler a Bíblia, conhecer e aprender dEle é muito importante. Deus preenche nossa vida com tudo o que precisamos. É bom buscá-Lo diariamente para acabar com nossa sede. Dessa forma, chegaremos bem pertinho dEIe.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, por estar sempre pronto a acabar com a minha sede quando preciso.


MOMENTO COM DEUS – 14 DE AGOSTO 2018

Por isso Eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Lucas 11:9

Qual é a primeira coisa que você faz quando acorda? Muitos pedem leite. Outros chamam a mamãe. Você já experimentou orar quando acorda? Você não precisa esperar pelo papai ou pela mamãe para fazer isso. Você pode orar sozinho. Nessa oração, você pode falar o que quiser. Pode pedir. agradecer, louvar o nome de Deus, falar dos amiguinhos, orar por eles. Você também pode orar pelo papai, a mamãe, a vovó, o vovô, muita gente. Jesus vai ouvir você. Quando achar que já orou bastante, ore mais um pouquinho. Esse momento é muito especial. É um momento só seu com Deus. A gente chama isso de comunhão. Se você já sabe ler, pode ler um versinho da BíblIia a cada dia e tentar decorá-Io. A promessa de Jesus no versinho de hoje é muito importante e verdadeira. Deus não Se cansa de ouvir e atender Seus filhos. E você é um filho de Deus.

Deus e eu

Querido Jesus, obrigado por ouvir minhas orações. Quero conversar sempre com o Senhor.


NÃO FALTA NADA – 13 DE AGOSTO 2018

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. Filipenses 4:6

Quando pequena, morávamos ao lado da casa da minha avó. Admirava muito meus avós porque eram pessoas que entregavam a vida a Deus cada dia. Logo pela manhã, eles faziam o culto e muitas vezes eu ia até Iá para participar. Quando acontecia algum problema, minha avó falava “Jesus proverá.” E era verdade. Ele nunca deixou faltar nada para os meus avós.

A Bíblia conta uma linda história em que Jesus proveu o alimento para muitas pessoas. Um menino Lhe entregou cinco pães e dois peixinhos, que Ele muitiplicou para alimentar uma multidão. Naquele dia, não faltou alimento para aquela gente. Na verdade, sobrou lanche. Imagine como o menino ficou surpreso com tudo aquilo! Ele deve ter corrido para casa a fim de contar sobre o grande milagre. Assim como Jesus atendeu aos meus avós e àquela multidão, ele pode atender você também. Ele quer abençoar você e sua família, e prover todas as coisas de que vocês precisam.

Deus e eu

Jesus, obrigado pelo alimento tão bom que o Senhor nos dá. Abençoe nossa família.


CUMPRINDO COM OS DEVERES – 12 DE AGOSTO 2018

O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. Colossenses 3:23

Dias atrás, conversamos sobre a importância da escola. Hoje, quero falar sobre a lição de casa. Ela é uma parte importante da escola. Os professores dão tarefas de casa para ajudar os alunos a compreender melhor o que está sendo estudado em classe.

Para aproveitar melhor o que a escola oferece, faça sua Iição da melhor maneira que puder. Conserve seus cademos limpos, os livros sem orelha. Lembre-se de que os trabalhos e as responsabilidades devem vir em primeiro Iugar, antes mesmo das brincadeiras, do programa de televisão, do DVD favorito. Se você cumprir primeiro com as responsabilidades, com certeza se sentirá muito mais feliz e aliviado. É muito chato assistir a um programa de TV ou brincar pensando que ainda tem que fazer. Seja responsávele esperto. Não deixe o dever para deiois. Primeiro o dever; depois o lazer.

Deus e eu

Senhor, ajude-me a ser responsável com meus deveres.


COMIDA GOSTOSA – 11 DE AGOSTO 2018

Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Daniel 1:15

Você gosta de espinafre? Sabia que algumas crianças não comem frutas e nem vegetais? O papai e a mamãe pedem que comam verduras, frutas, vegetais, mas elas se recusam a fazer isso. Deus disse que as crianças devem obedecer aos pais. Seus pais sabem que comer essas coisas fará muito bem a você. Esses vegetais ajudam a formar um corpo forte.

Você se Lembra da história de Daniel e seus amigos? Eles se recusaram a comer da comida do rei. Era uma comida que não fazia bem para a saúde. Eles preferiram comer legumes, frutas, verduras, e foram considerados os mais inteligentes e saudáveis do palácio. Daniel gostava de comer vegetais como espinafre, beterraba, chuchu e cenoura. Daniel amava tanto a Deus que decidiu obedecer. E você também pode fazer o mesmo. Obedecer fará muito bem para sua saúde. Coma os alimentos bons que Jesus criou. Você não irá se arrepender!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelos alimentos saudáveis que o Senhor me dá.


CANTE TAMBÉM – 10 DE AGOSTO 2018

Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria! Salmo 66:1

Você sabia que só os sapos machos cantam? É muito interessante passar por um Iago ou um brejo e ouvir a cantoria dos sapos. Eles enchem o papo de ar e soltam as notas musicais. Um começa e os outros vão atrás. O papo cheio de ar funciona como uma caixa do violão ou do piano.Tem uma ressonância fantástica, que a gente pode ouvir de longe. Uns são grandes, outros médios, pequenos, mas todos cantam. E eles também podem cantar embaixo da água.

As fêmeas não cantam; elas so ouvem e observam. Na época do acasalamento, os sapos cantam ainda mais. Se esses bichinhos, tão pequenos, cantam tão forte e tão alto, você também pode expressar seus sentimentos através da música. Então, aproveite e louve sempre esse Deus maravilhoso que criou você.

Deus e eu

Querido Deus, quero sempre louvar Seu nome.


O SOM DA NATUREZA – 09 DE AGOSTO 2018

Então Se levantou, falou duro com o vento e disse ao Iago: Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou quieto. Marcos 4:39

Um dos meus vizinhos gosta de ouvir música bem alta, o outro toca bateria em alguns períodos do dia, há ônibus passando e barulho de carros. Dificilmente conseguimos ouvir o som da natureza, porque estamos rodeados de ruídos. É bom ficar em silêncio um pouco para ouvir sons diferentes, que trazem calma. Em meio a tantos sons, você já parou para ouvir o cantar do passarinho, o barulhinho das árvores com o vento? Certa vez, fazendo caminhada em um lugar bem tranquilo, pude ouvir o som do vento no meio das árvores. É como se pudéssemos ouvir a voz de Deus.

Precisamos ter um tempinho de silêncio. Você brinca o tempo todo, vai à escola, ouve os colegas e fala o tempo todo. Quando chega em casa, liga a televisão ou um som. Você percebeu que a gente não para? Escolha um momento em que você possa ficar na calma e aproveite para conversar com Jesus. Ele Se encontra com a gente no silêncio.

Deus e eu

Senhor, quero me encontrar com o Senhor no silêncio a cada dia.


NA ESCOLA – 08 DE AGOSTO 2018

Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Provérbios 4:13

A escola é importante porque é nela que aprendemos grande parte daquilo que nos será útil e nos ajudará a viver neste mundo. Na escola, e em qualquer lugar, devemos mostrar que somos educados, atenciosos e respeitosos. Onde estudei, quando a diretora entrava na sala de aula, tínhamos que nos levantar e dizer: ”Bom-dia, diretora!” Hoje, não se faz mais isso e também acho que não há necessidade. O importante mesmo é ser atencioso com os diretores, os professores, as pessoas que trabalham na escola e os colegas de classe. Essa é uma forma de mostrar que você é uma criança educada e que tem respeito pelos outros.

Você pode dar seu melhor, ajudando os colegas, ensinando e orientando sempre que puder. Você vai se sentir bem e deixará os outros felizes. Deus quer que façamos o bem a todos. Agindo assim, você agrada a Deus.

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a sempre ser educado e respeitar os outros.


ONDE ESTÁ O MEU ANJO? – 07 DE AGOSTO 2018

Deus mandará que os anjos dEle cuidem de você para protege-lo aonde quer que você for. *Salmo 91:11*

Você já tentou ver seu anjo? Vai ser difícil porque eles são invisíveis. Quando pequeno, Fernando fazia de tudo para ver seu anjo. Ele apertava o corpo contra a parede para o anjo não fugir, mas não conseguia ver nada. Os anjos não são humanos como nós. Eles são seres criados por Deus diferentes de nós.

A televisão faz você pensar que são pessoas que morreram e foram para o Céu. Não acredite nisso! anjos são seres celestiais especiais, que estão no Céu trabalhando por você. Eles adoram a Deus, Ievam Suas mensagens às pessoas e seguem as orientações de Deus para cuidar de cada um de nós. A Bíblia diz que, quando Jesus voltar, você poderá ver e abraçar seu anjo. Já pensou que legal? Deus Se preocupa tanto com você que manda Seus amigos especiais para cuidar de você.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por mandar Seus anjos para cuidarem de mim.


SUPER PAI – 06 DE AGOSTO 2018

Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. Provérbios 4:1

Este mês é muito especial, pois a gente comemora o Dia dos Pais.Você sabia que o cavalo-marinho é um grande papai? Ele é um bichinho bem diferente. Quando a gente fala em cavalo, já pensa direto no cavalo que cavalga, com crinas e tudo o mais. Mas esse não vive na terra, vive no fundo do mar. É um peixe bem estranho.Tem o focinho comprido, pode ser marrom ou branco e sempre fica em pé. Ele é um bichinho muito bonzinho. É um papai especial. Ele tem uma bolsa incubadora por onde fornece alimento aos fllhotes. O papai se preocupa em manter essa bolsa sempre Iimpinha, e a mamãe o visita uma vez ao dia.

Geralmente é a mamãe que não desgruda dos filhotes, mas nesse caso é o papai. Depois, os filhotinhos saem da boIsa e começam a nadar. Que paizão! Aproveite e dé um abraço bem grande no seu papai. Ele o ama e precisa ouvir que você também o ama.

Deus e eu

Querido Jesus, abençoe o meu papai e cuide dele para mim.


HONESTO OU VERDADEIRO – 05 DE AGOSTO 2018

Não roube. Êxodo 20:15

Um dos mandamentos de Deus diz que não devemos roubar. Por que é errado roubar? Você sabe me dizer? Deus é honesto e verdadeiro. Tomar o que não pertence a você é contrário à natureza de Deus. Por isso, roubar é errado.

Às vezes, as pessoas roubam porque querem tanto alguma coisa, quem sabe uma bicicleta, um par de tênis, dinheiro. Certa vez. andando de ônibus, vi um rapaz roubar um par de tênis de outro moço.Todos ficaram parados, olhando; ninguém pode fazer nada. O ladrão desceu do ônibus e foi embora com os tênis na mão. O coitado do rapaz roubado ficou descalço. lsso é terrível! As pessoas que roubam mostram que não confiam em Deus. Por causa do desespero, passam a roubar. Deus não fica feliz quando vê pessoas roubando. Ele pode satisfazer nossas necessidades; não precisamos roubar. Seja honesto e verdadeiro como Deus ensinou.

Deus e eu

Bondoso Deus, assim como o Senhor ensinou, que eu seja sempre honesto e não tome aquilo que não me pertence.


VIDA DE TARTARUGA – 04 DE AGOSTO 2018

Tu andaste pelo meio do mar, abriste caminho no oceano profundo mas ninguém viu as marcas dos Teus pés. Salmos 77:19

A tartaruga verde é um animal fantástico que Deus criou. Ela vive nos mares e viaja muito para ter os filhotinhos. Quando chega o tempo da mamãe tartaruga pôr os ovos, ela enfrenta alguns problemas sérios. Em primeiro lugar, não importa onde ela esteja, ela volta a praia onde nasceu. Não pode ser qualquer praia, tem que ser a mesma. Em segundo lugar, faz todo esforço para chegar até o local e deixar seus fllhotinhos em segurança. Ela chega a noite à praia, sobe o máximo que pode para ficar bem distante da água, abre uma cova e ali coloca todos os ovinhos. São mais ou menos 100 ovos. Depois, ela cobre o buraco e volta para a água. As tartaruguinhas nascem durante a noite e correm para o mar. Só Deus sabe para onde vão todas as tartaruguinhas. Assim como Ele cuida delas, também cuida de você.

Deus e eu

Querido Deus, conto com Seu cuidado cada dia da minha vida.


TRATANDO COM RESPEITO – 03 DE AGOSTO 2018

Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando. Êxodo 20:12

Quando meu filho mais novo era pequeno, ele me deu um cartão muito especial no Dia das Mães. Você já deve ter feito um cartão para sua mamãe ou seu papai. Eles gostam de receber carinho e nada melhor do que o carinho do filhinho. Bem, voltando ao cartão do meu filho: tinha o desenho de uma mulher, que ele mesmo fez e, na parte de dentro, estava a seguinte frase: ”Você é a melhor mãe do mundo!” Eu até chorei quando Ii o cartão e vi a sinceridade em seus olhos.

Dar um cartão ou obedecer não é tudo. Deus disse para honrarmos o papai e a mamãe. Você sabe o que é honrar? Significa tratar com respeito; ou seja, prestar atenção quando falam conosco, olhar em seus olhos e escutar com cuidado, não tapando o ouvido. Não podemos ser malcriados. Seja carinhoso com seus pais. Deus ama você e quer o melhor para a sua vida.

Deus e eu

Obrigado, querido Jesus, pelo papai e pela mamãe. Ajude-me a ser um filho cada vez melhor.


SEJA PONTUAL – 02 DE AGOSTO 2018

Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçara quando correr. Provérbios 4:12

As férias acabaram e, se você já vai à escola, logo reencontrará os amiguinhos. Você brincou bastante, se divertiu, quem sabe até viajou com o papai e a mamãe, mas agora as coisas voltam ao normal. Terá hora para acordar, hora para dormir, hora certa para correr, lição de casa para fazer. Uau! Quanta coisa! Mas saiba que tudo isso é muito importante para a vida.

Você está aprendendo que a pontualidade é uma parte importante da vida, para o crescimento. Você tem um horário certo para chegar à escola e esse horário também precisa ser respeitado. Não , sei como você vai até a escola. Pode ser que seja de carro, a pé, de ônibus circular ou escolar. O importante é ser pontual e não atrapalhar a vida dos outros. Todos estão cumprindo com seu horário e você também pode fazer o mesmo. Seja pontual!

Deus e eu

Obrigado, Senhor, pelas oportunidades que tenho de aprender a ser pontual e cumprir meus deveres.


O CORAÇÃO É O QUE CONTA – 01 DE AGOSTO 2018

Mas o Senhor disse: – Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas Eu vejo o coração. 1 Samuel 16:7

Lívia é uma garotinha de dois anos e meio, e muito tagarela. Conversando com ela, descobri que gosta de passar creme no corpo e usar perfume. Você também gosta? Os meninos podem pensar agora: ”lsso é coisa de menininha!” Só tive meninos e sei o que é isso! Mas uma coisa é muito importante: cuidar da aparência. Cabelo penteado, banho tomado e unhas cortadas não fazem mal a ninguém.

Muitas crianças não gostam de tomar banho e nem de se arrumar. Você não precisa ter uma roupa da moda e tênis supermodernos para ser legal. O que você precisa é estar limpo e usar uma roupa igualmente limpinha. Roupas bonitas não tornam uma pessoa realmente bonita. O que está em seu coração é o que conta. Cuide bem de você e mantenha sempre uma aparência saudável e bonita. Não se esqueça de ser amigo de todos.

Deus e eu

Bondoso Jesus, quero ser uma criança sempre limpa e amiga de todos.


AGOSTO 2018


EU PROMETO! – 31 DE JULHO 2018

Eu faço com você esta aliança; prometo que você será o pai de muitas nações. Gênesis 17:4

Você já prometeu algo a alguém? Prometeu passar um dia na casa de um amigo, ensinar o irmão a andar de bicicleta, estudar para tlrar boas notas, obedecer ao papai e a mamãe. Há coisas que podemos prometer; mas, aquilo que prometemos, devemos cumprir.

Certa vez, Deus prometeu uma coisa muito importante para Abraão. Sara e Abraão já estavam quase desistindo. Ele tinha 100 anos e Sara 90. Deus prometeu que daria um filho para os dois. E que eles teriam muitos filhos. Mas Sara não podia ter filhos. Deus disse que Abraão teria tantos filhos come as estrelas do céu. Você já tentou contar as estrelas? E impossível! Mas, quando Deus promete, Ele cumpre.

Isaque nasceu e Sara não conseguia parar de rir, de tanta alegria. Isaque quer dizer ”risada”. Abraão, Sara e Isaque amavam a Deus. Deus é fiel, nunca falha com Suas promessas e quer ver você feliz.

Deus e eu

Querido Jesus, ajude-me a ser fiel sempre que prometer alguma coisa.


IR Á IGREJA É MUITO BOM! – 30 DE JULHO 2018

Fiquei alegre quando me disseram: Vamos à casa de Deus, o Senhor. Salmo 122:1

O rei Davi, em um de seus salmos, demonstra o quanto ele gostava de ir à igreja. Você costume ir à igreja? E gosta? É muito bom ir à igreja! Lá, a gente aprende lições importantes para a vida e pode conhecer um pouquinho mais do nosso Criador.

O rei Davi gostava muito de ir à casa do Senhor para adorar a Deus. Você, sua família e seus amigos também podem adorar a Deus na igreja. Ali, você pode louvar ao Senhor acompanhado de amigos e irmãos. Isso é superlegaI!

A casa de Deus é um lugar de respeito. Ninguém deve conversar durante o culto. Se tiver urgência para falar alguma coisa, você precisa falar baixinho. Você não deve comer dentro da igreja e também não pode escrever nos bancos ou riscá-los, é falta de respeito e de educação. Cuide da casa de Deus!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me dar uma casa especial onde posso me encontrar com o Senhor.


ÁRVORES MARAVILHOSAS – 29 DE JULHO 2018

Por ter sido bem regado, o cedro cresceu mais do que as outras árvores, e os seus galhos ficaram grossos e compridos. Ezequiel 31:5

Todo mundo gosta da sombra de uma árvore. Quando o dia está muito ensolarado e você para ao lado de uma árvore, não existe sombra mais gostosa e refrescante. Uma vez, viajando por uma estrada bem montanhosa, vi muitos eucaliptos. O vento batia e todas as árvores se curvavam para o mesmo lado. Era muito lindo!

Existem árvores de todos os tipos: compridas, como o eucalipto; mais frondosas, com copas cheias de folhas; e aquelas que ficam cheias de frutas. Umas corn Iaranjas, outras com goiabas, amoras, jabuticabas, mexericas. . . São tantas opções que não dá nem pra contar. Elas têm folhas diferentes. Por exemplo, as folhas da goiabeira são diferentes das do pé de manga. Preste atenção e veja a diferença.

Outro dia, Ii o seguinte: “Qualquer pessoa como eu sabe fazer um poema sobre a árvore, mas quem pode fazer uma árvore? Só Deus.” Deus é quem criou toda essa variedade de árvores e frutos diferentes. Agradeça-Lhe.

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, pelas árvores tão maravilhosas que o Senhor criou para mim.


O GRANDE BARCO – 28 DE JULHO 2018

Esta e a história de Noé. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé. Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus. Gênesis 6:9, 10

A Bíblia conta uma história fantástica que toda criança gosta de ouvir. É a de Noé construindo o grande barco. Ali ele teve que abrigar muitos animais. A barca tinha o comprimento de um campo e meio de futebol, a altura de um prédio de quatro andares (quem sabe você até more em um dessa altura) e a Iargura de um quarteirão. Era muito grande! Ele ficou cheio de bichinhos. Dessa forma, Deus salvaria as espécies. Imagine os elefantes, as girafas, os leões! Nenhum fazia mal a ninguém, porque Deus estava no comando. Deus ordenou tudo a Noé. Ele simplesmente confiou. E o mais interessante é como os bichinhos obedeceram as ordens de Deus. De dois em dois, todos entraram na arca. Deve ter sido uma cena maravilhosa. Já imaginou ver tudo isso? Assim que todos os bichinhos entraram no barco, um anjo fechou a porta e todos ficaram lá dentro. Se os bichinhos obedeceram, você também pode obedecer.

Deus e eu

Querido Jesus, obrigado pelo exemplo dos bichinhos que, mesmo sem falar, obedeceram às Sua ordens.


CHUPINS ATREVIDOS – 27 DE JULHO 2018

Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus não esquece nenhum deles. Lucas 12:6

O chupim é um pássaro pouco simpático. É briguento e egoísta. Por onde ele domina, não permite que os outros pássaros do seu tamanho tenham vida normal. Ele quer ser o dono do pedaço. Quando vai ao ninho de outros pássaros, invade, joga os ovinhos que estão sendo chocados ao chão e toma conta do lugar. Mas que bichinho atrevido! Ele se acha o bom, mas Jesus o ama do mesmo jeito.

Às vezes, somos parecidos com os Chupins. Queremos tomar conta daquilo que não é nosso. Achamos que somos o centro das atenções e que todos precisam fazer aquilo que queremos. Se você vê dois amiguinhos brincando e quer brincar também, o que você faz? Chama a atenção para si e estraga a brincadeira dos outros, ou chega conversando com humildade, querendo que todos brinquem juntos? Ser egoísta, querer a atenção só para si, não é legal. O chupim faz isso sem pensar, mas você sabe pensar e pode mudar sua atitude. Todos ficarão felizes.

Deus e eu

Bondoso Jesus, assim como o Senhor cuida bem dos passarinhos, cuide também de mim e não me deixe ser uma criança egoísta.


AJUDANDO EM CASA – 26 DE JULHO 2018

Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem. 1 Timóteo 5:8

Você reclama de ter que ajudar em casa? Vou mostrar para você algumas razões importantes para ajudar em casa.

(1) As boas famílias trabalham juntas.

(2) As pessoas das boas famílias querem sempre ajudar.

(3) Ajudar em casa, nas tarefas domésticas, faz parte do crescimento, e isso vai ajudar você a ser mais responsável.

Os pequenos geralmente gostam de ajudar. Espero que você também goste! Mas, à medida que vão crescendo, muitos não querem mais ajudar.Você pode ajudar a arrumar a mesa, limpar e tirar o pó dos móveis da casa, lavar uma Iouça para a mamãe, arrumar o quarto e a cama. Crianças maiores podem limpar os vidros ou cortar a grama. Quando o papai e a mamãe pedirem alguma ajuda para você, fique feliz e aproveite esse momento para aprender muito mais. Seus pais estão preparando você para a vida. Quando você for grande, não vai passar nenhum apuro. Pense nisso!

Deus e eu

Senhor, ajude-me a ser responsável e a ajudar meus pais em casa.


OURIÇO-CACHEIRO – 25 DE JULHO 2018

O Senhor Deus, protege-me do poder dos maus! Salmo 140:4

Ninguém gosta de espetar o dedo em um espinho. Dói, machuca. Sabia que existe um bichinho que tem o corpo cheio de espinhos? Ele se utiliza desses espinhos para se defender dos inimigos. É sua maneira de se defender. Quando esses espinhos entram no corpo do inimigo, são muito difíceis de tirar e isso deve doer bastante. Estou falando do ouriço-cacheiro. Ele gosta muito de goiabas e bananas. Quando sobe em goiabeiras, derruba as goiabas no chão e depois passa por cima
delas espetando-as com seus espinhos. Aí ele fica parecendo um grande cacho de goiabas.

A gente pode aprender muitas coisas com o ouriço-cacheiro. Ele é muito esperto, muito atento e sabe se proteger. Nós também precisamos andar atentos para nos protegermos de Satanás, o grande inimigo. Ele procura destruir nossa vida. Mas, assim como Deus ensinou um pequeno bichinho a se defender, Ele também ensina você.

Deus e eu

Obrigado, Senhor, pela segurança que o Senhor me dá.


HORA DO ABRAÇO – 24 DE JULHO 2018

Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. *Eclesiastes 3:5

Você gosta de receber abraços? Eu gosto muito.

O tamanduá gosta muito de dar abraços, mas esses abraços são perigosos. Sem perceber,
quando ele vai abraçar um amigo ou inimigo, finca suas garras nas costas e acaba machucando.

Você já viu um tamanduá? Pode ver, mas não chegue perto e não queira um abraço dele. O tamanduá é um animal um pouco diferente. Tem uma cabeça magrinha que parece um tubo. Ele é desdentado, mas tern uma lígua muito comprida, maior que uma régua de 30 centímetros. As orelhas são pequenas e os olhos são miúdos, como bolinhas de gude. Ele gosta de comer formigas e cupins. Para ele, é fácil capturar as formigas. Ele aproveita os buraquinhos dos formigueiros e enfia a língua gosmenta lá dentro. As formiguinhas, curiosas, acham que é um brinquedo, como um escorregador, e sobem nela. Mal sabem que estão sendo atacadas.

Cada bichinho sobrevive de uma forma. E Deus é quem cuida de cada um.

Deus e eu

Querido Jesus, obrigado pelos bichinhos que nos ensinam tantas coisas interessantes.


AI, QUE FRIOZINHO! – 23 DE JULHO 2018

O Senhor é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as Suas criaturas. Salmo 145.9

Quando chega o inverno, a vontade que a gente tem é de ficar em casa, embaixo de um cobertor bem gostoso. Nosso corpo tem meios especiais que Deus colocou para podermos enfrentar todo esse friozinho Mesmo que fora de casa esteja muito gelado, nosso organismo precisa estar bem aquecido para poder funcionar. Nada de sair sern agasalho num dia frio, certo? Você pode ficar doente. Algumas doenças, como gripe e resfriado, são mais comuns no invemo. Você já percebeu que, quando está muito frio, a gente solta uma fumacinha pela boca? lsso acontece porque o ar que soltamos está dentro do nosso corpo, onde é quente e úmido. Quando entra em contato com o ar frio, o ar quente esfria e se formam gotículas de água igual a uma nuvenzinha.

Deus realmente foi fantástico ao criar você, o papai, a mamãe e todas as pessoas. Agradeça-Lhe sempre por ter criado você.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por ter me criado de maneira tão maravilhosa.


PRIMEIRO DEUS – 22 DE JULHO 2018

Então o Senhor Deus disse a Moisés: Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e Me rejeitou. Êxodo 32:7

A Bíblia conta que Moisés estava demorando para descer de um monte, onde tinha ido para se encontrar com Deus, e o povo estava desesperado achando que Moisés havia morrido. Eles chegaram até Arão, que era o irmão de Moisés, e pediram para fazer ídolos, pois assim teriam a quem adorar. Eles achavam que esses ídolos iriam salvá-los dos problemas, mas estavam enganados. Fizeram, então, um bezerro de ouro e uma grande festa.

A Lei que Deus deu a Moisés diz que não devemos adorar ídolos. Só Deus merece a nossa adoração. Moisés desceu rapidinho do monte e resolveu o problema. Ele ficou muito triste. Deus tem que ser sempre o primeiro em nossa vida. Às vezes, damos mais valor às coisas do que a Deus. Quem ou o que é o número 1 na sua vida? Os israelitas cometeram uma grande loucura, mas você não precisa fazer o mesmo. Deus tem que ser o número 1 para você.

Deus e eu

Querido Deus, quero que o Senhor seja sempre o número 1 na minha vida.


PORTA-CONFIANÇA – 21 DE JULHO 2018

Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda. *Hebreus 4:16*

Quando eu tinha 10 anos, pedi para minha mãe uma coisa bem diferente de presente: um porta-joias com uma bailarina que dançasse quando eu desse corda. Consegui ganhar o porta-joias, mas não tinha joias para guardar nele. O que eu queria mesmo era ouvir a musiquinha e ver a bailarina dançar. Depois de um tempo, comecei a guardar ali algumas coisinhas importantes para mim.

Que tal você fazer um porta-confiança em vez de um porta-joias? Nele você não vai guardar as joias de valor, mas papeis com algo Importante escrlto, pequenos objetos que façam você se iembrar de coisas que o deixem mais feliz e confiante. Por exemplo, andar de bicicleta, nadar, cantar, e outras coisas. Toda vez que você abrir o porta-confiança, lembre-se de agradecer a Deus por ser uma criança corajosa.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a ser sempre uma criança corajosa e confiante no Senhor.


BICHO-PREGUIÇA – 20 DE DE JULHO 2018

Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que creem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu. Hebreus 6:12

Fui muito ao zoológico quando criança e gostava de observar o bicho-preguiça. Ele sempre ficava pendurado em uma árvore bem na
entrada do zoológico.Todos paravam para ver. Não é um animal muito bonito, mas um pouco estranho e muito preguiçoso. As preguiças se penduram nas árvores de pernas para o ar e é muito difícil ver uma delas no chão. Se o bicho-preguiça desce da árvore, anda de maneira muito desajeitada; mas, se descer na água, nada como ninguém e de cabeça para cima.

A preguiça passa a maior parte do tempo se alimentando e dormindo. Já pensou passar o dia inteiro só comendo e dormindo? Seria terrível! Deus não fez a preguiga só para comer e dormir; ela também tem sua função no meio ambiente. É muito produtiva. Às vezes, pensamos que alguns amiguinhos são preguiçosos, mas não é assim. Na realidade, muitos fazem o melhor que podem. Nossa missão é ajudá-Ios e não criticá-Ios.

Deus e eu

Bondoso Jesus, ajude-me a ser uma criança sempre disposta a ajudar os outros.


FALANDO AOS OUTROS – 19 DE JULHO 2018

Pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. 2 Timóteo 4:2

Pessoas que nos ensinam coisas boas, como os professores e os pais, são sempre queridas por todos. Hoje, temos muitas pessoas que podem nos ensinar coisas para a vida, nos ajudar em decisões a serem tomadas; mas antigamente era um pouquinho diferente. É claro que as crianças tinham os pais, que ensinavam aquilo que era direito, mas o povo de Israel era muito teimoso. Deus falava de um jeito, e eles faziam diferente. Eles tiveram dificuldade em seguir a Deus. Por isso, Deus dizia aos profetas o que eles deviam falar, e os profetas iam até o povo e assim anunciavam as palavras de Deus.

O povo não gostava muito dos profetas porque eles falavam verdades que ninguém queria ouvir. Os profetas falavam que eles deviam parar de pecar. Mas o povo não dava ouvido. Deus também dá mensagens especiais para cada um de nós através da Bíblia e quer que falemos aos outros sobre Suas promessas.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a falar das Suas promessas às pessoas que não O conhecem.


QUEM ENVIOU SOCORRO? – 18 DE JULHO 2018

Quando você atravessar águas profundas, Eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Isaías 43:2

Ivone era uma ótima nadadora. Ela e mais sete pessoas pegaram um bote e, em três horas, pretendiam atravessar certo trecho do mar. De repente, o motor do bote pifou.Tentaram utilizar o outro motor, mas não deu certo. Tentaram o rádio, mas nada funcionou. Estavam agora no meio do mar, perdidos. Não conseguiram contato com ninguém e a solução era esperar. De repente, ondas grandes começaram a se formar e todos tiveram que pular no mar e tentar se salvar. Ivone, como nadava muito bem, começou a nadar sem parar para conseguir socorro. No meio do caminho, algo estranho aconteceu. Um tubarão apareceu e ela ticou desesperada. Quase desmaiou, quando de repente dois golfinhos apareceram para salvá-la. Eles ficaram com ela durante 12 horas, esperando o socorro, e não deixaram que o tubarão a atacasse. Deus enviou os golfinhos para salvar Ivone. Deus realmente cuida de cada um de nós.

*Deus e eu

Muito obrigado, Senhor, por cuidar de mim em todos os momentos.


TIRANDO TODO  MEDO – 17 DE JULHO 2018 

O Senhor me Livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém. Salmo 27:1

Certa vez, passei um grande medo. Eu e minha irmã fomos até a casa dos meus primos para brincar. Brincamos muito durante o dia e, a noitinha, minha avó nos levou de volta para casa. Meu primo, muito travesso, fez uma coisa que nós nunca esquecemos. Ele soltou o cachorro, Dick, para correr atrás da gente. Que medo terrível passamos! E vovó, pobrezinha, fez de tudo para acalmar a gente. Por muito tempo, fiquei com medo de cachorro por causa dessa brincadeira, mas agora já passou.

Os discípulos também sentiram medo quando estavam em um barco no mar. Uma tempestade terrível começou e eles não sabiam o que fazer.Você já imaginou um mundo sem medo? O céu será assim, um mundo sem medo. Jesus vai tirar todo medo da gente, assim como Ele tirou o medo dos discípulos na hora que eles mais precisaram, acalmando a tempestade.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por estar perto de mim quando estou com medo.


AMIGOS DE TODOS – 16 DE JULHO 2018

Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todas, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé. Gálatas 6:10

Você acha possível ter mais de um melhor amigo? Será que é legal falar para os outros coleguinhas que alguém é seu melhor amigo? Isso pode fazer com que os outros se sintam tristes. Deus quer que sejamos bondosos e amorosos com todos. Se você fizer isso, conhecerá muitas crianças que são como você e que querem ser suas amigas.

É muito divertido ter vários amigos! É claro que você pode ter um ou dois que são mais chegados do que todos os outros. Um amigo especial que você não pode deixar de lado é Jesus. Quando Jesus viveu na Terra, Ele foi amigo de todos e era muito amoroso com todas as pessoas. Ele não tinha uma pessoa em especial. Ele gostava de todos de maneira igual. Jesus não foi atrás de melhores amigos; Ele foi o melhor amigo. Você também pode ser assim. Em vez de procurar o melhor amigo, seja você o melhor amigo de todos.

Deus e eu

Papai do Céu, quero ser amável e bondoso com todos os que estão perto de mim. Quero ser um amigo de verdade.


OS FILHOS DE DEUS – 15 DE JULHO 2018

Quando Israel era criança, eu já o amava e chamei o Meu filho, que estava na terra do Egito. Oseias 11:1

Quando pequena, cantei no coralzinho da igreja. Eu cantava o solo de uma música e, no coro, todas as crianças cantavam comigo uma frase muito especial: ”Somos, filhos de um Rei, sim, filhos de um Rei…” Vou ser sincera: quando pequena, eu não entendia muito bem o que isso queria dizer. Eu tinha um pai e uma mãe, e eles não eram reis. Eu não vivia em um palácio, como o de um rei. Aos poucos, entendi que esse Rei não era o meu pai que vive comigo e sim Deus, que me criou. Deus me ama tanto que me fez Sua filha. Poderei viver um dia no palácio com Ele. Nos tempos bíblicos os filhos de Deus se afastaram dEle. Será que Deus também Se afastou deles? Não, Ele nunca Se afastou e nunca irá Se afastar de mim também. Ele é o meu Pai.

Deus e eu

Obrigado Jesus, por me chamar de seu filho.


FLORES AMARELAS – 14 DE JULHO 2018

A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre. Isaías 40:8

Recebi a visita de aIguns amigos em casa. Você já recebeu amiguinhos em sua casa? É sempre bom receber amigos! Você pode pedir para a mamãe preparer aquele bolo gostoso e servir para os amigos.

Quando sei que alguém vem à minha casa, já me preocupo em preparar algumas coisas gostosas. Quero que todos se sintam bem. Nesse dia, arrumei a sala de um jeito especial porque eu queria que todos vissem minha casa bem-arrumada. E, quando uma das amigas chegou, que surpresa! Ela me presenteou com um vaso de flores. Eram flores amarelas em um vasinho também amarelo. Fiquei muito feliz e logo coloquei o vaso na minha mesa de jantar. É pena que, com o tempo as flores murcharam, e logo não pude ter mais o meu de flores.

O versinho de hoje fala que tudo pode passar, mas a Palavra de Deus nunca passa. Ela nunca morre.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, por me dar a Sua Palavra.


OBEDECER É MELHOR – 13 DE JULHO 2018

Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Isaías 1:19

Catarina era uma cachorra boxer que nós tinhamos em casa. Desculpe-me se você se chama Catarina, mas, quando ganhamos a cachorrinha, ela já veio com esse nome. Ela sempre foi muito obediente. Não passava do portão para fora. Ficava paradinha esperando o carro sair.

Depois de um tempo, compramos um golden retriever e colocamos o nome de Elvis Ele era pequeno e muito teimoso, mas Catarina o ensinou direitinho, como se fosse seu fllho. Ele aprendeu a obedecer e até hoje é um ótimo amigão.

Às vezes, fica difícil obedecer quando queremos muito fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Por exemplo, você precisa fazer a tarefa de escola antes de brincar, mas quer brincar primeiro. A mamãe já avisou que a regra é essa e você teima em fazer diferente. Você acha que ganha alguma coisa com essa teimosia? Assim como o Elvis, você também pode aprender a obedecer e com certeza Jesus também quer isso de você.

Deus e eu

Jesus querido, ajude-me a ser sempre obediente.


RÁPIDOS E LENTOS – 12 DE JULHO 2018

Mas Tu, Senhor, és Deus de compaixão e de amor; és sempre paciente, bondoso e fiel. Salmo 86:15

Gosto muito de ir à praia. Gosto de brincar na água e de jogar frescobol, mas uma das coisas de que mais gosto é observar as pessoas que passam e principalmente as crianças. Elas não se cansam por nada. Vão até a água, brincam, pulam, nadam, engolem um pouquinho de água e voltam correndo pela areia quente para pedir alguma coisa para a mamãe.

Observando três crianças que brincavam na areia, percebi que resolveram ir para a água. Duas saíram correndo, mas uma ficou para trás. Ela correu o máximo que podia para alcançar as outras, mas não foi muito feliz. Suas amigas não a esperaram e para pensar; ”Como é ruim ficar para trás e as amigas não esperarem.” Uns são mais rápidos na decisão, outros são mais lentos. Por isso, se você for o rapidinho, tenha calma, pare e espere pelo amigo. E, se você for o vagaroso, não se desanime. O importante é chegar!

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a ser paciente e compreensivo em qualquer situação.


É SÓ ALEGRIA – 11 DE JULHO 2018

A alegria faz bem a saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. Provérbios 17:22

Você sabia que os bichinhos gostam de brincar? O urso branco sobe uma colina bem alta; sobe o quanto pode e depois escorrega na neve. Você já experimentou escorregar em um barranco todo gramado? É muito bom!

Até os pássaros brincam, voando no céu. As gralhas voam bem alto, e todas juntinhas. Em certo momento elas brincam, fechando as asas e se atirando de Iá de cima até o chão. Quando chega pertinho do chão, elas abrem as asas e sobem de novo. Elas podem fazer isso porque sabem voar. Você não pode se atirar do alto, certo? Deus criou você para ser animado e feliz. É difícil ver uma criança desanimada, mas muitas são meio dengosas e não aceitam brincadeira. Deus Se agrada quando vê você brincando e participando com seus amigos.

Deixe o coraçãozinho sempre alegre. Ache tempo, como os animais, para brincar e se alegrar.

Deus e eu

Querido Jesus, ajude-me a ter um coração sempre alegre para compartilhar com meus amigos.


 AMIGO DE VERDADE – 10 DE JULHO 2018

Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. Provérbios 18:24

É muito bom conversar com um amigo de verdade. Acho que você deve ter um amigo ou uma amiga de verdade. É bom trocar ideias falar das coisas que você fez durante o dia. Com um verdadeiro amigo você pode falar as coisas boas da vida e também as ruins. O amigo verdadeiro não vai contar para os outros aquilo que é segredo entre vocês.

Você sabia que existe um Amigo que é tudo isso que eu falei para você e ainda faz questão de estar perto de você todos os dias? Esse amigo verdadeiro é Jesus. As pessoas da Bíblia sabiam que Jesus era um amigo de verdade e conversavam muito com Ele. E você também pode conversar com Ele em qualquer hora do dia. Você não precisa usar o telefone para isso. É só falar em oração ou escrever, e Ele vai bater o maior papo com você. Experimente!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por ser meu melhor amigo.


PENSANDO NO FUTURO – 09 DE JULHO 2018

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará. Salmo 37:2

O que você quer ser quando crescer? Quando eu era criança, o que eu mais queria era ser professora. Brincava de escolinha com minhas irmãs e meus primos, mas a professora era sempre a minha irmã mais velha, e meu primo era o diretor. Meu primo mais novo e eu sempre éramos os alunos. Como eu queria ser a professora, um dia! Todo mundo se preocupa com o futuro. Quem sabe você pense em ser um médico, um advogado, uma professora, uma enfermeira.

As flores, as árvores e as ervas não pensam no futuro. Para elas, tudo acontece de acordo com a vontade de Deus. Elas entregam o futuro nas mãos de Deus. Não conseguem pensar e nem realizar nada sozinhas, porque é impossivel. Quando você entrega o caminho a Deus, Ele dirige seu futuro, pois sabe o que é melhor para você.

*Deus e eu*

Bondoso Deus, quero entregar minha vida cada dia em Suas nãos. Cuide de mim.


OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS – 08 DE JULHO 2018

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: – Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Lucas 19:5

Ninguém quer perder. Queremos sempre vencer. Meu filho do meio gosta de correr, de participar de competições, mas ainda não conseguiu ser o primeiro. Ele treina bastante, mas precisa treinar muito mais para um dia conseguir alcançar a meta de tempo.

Todos gostam dos vencedores, não é? As pessoas geralmente gostam dos alunos que estudam e tiram notas boas, das crianças que vão bem em alguma competição, da criança que nunca desobedece.

Jesus passou a maior parte do Seu tempo com os perdedores. Sabe quem as pessoas consideravam perdedoras? Os pobres, os solitários, os doentes. Zaqueu era considerado um perdedor. Ninguém gostava dele, exceto Jesus! Ele fazia coisas erradas. Mas Jesus o encontrou e deu o maior voto de confiança. Zaqueu viu o quanto ele precisava de Jesus. Aqueles que acham que sabem tudo e não precisam de Jesus são os maiores perdedores. Vencedor é aquele que está com Jesus.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a ser gentil com as pessoas que se sentem perdedoras.


OS PÁSSAROS E SEUS NINHOS – 07 DE JULHO 2018

Então Jesus disse – As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do homem não tem onde descansar. Lucas 9:58

Talvez você esteja lendo este livro em casa. A casa é nosso abrigo. Nela, ficamos protegidos, seguros. Você sabe quanto tempo leva para se construir uma casa? Um prédio? Uma casa Ieva menos tempo que um prédio.

Os pássaros também constroem suas casinhas de diferentes formas. Existe uma variedade muito grande de pássaros e cada um faz sua casinha do seu próprio jeito. Cada espécie tem seu ninho especial. Alguns ninhos são apenas um buraco, mas outros são grandes construções com galhos e folhas. Eles também procuram construir seus ninhos em lugares seguros. Ali, os filhotinhos crescem sob a proteção da mamãe.

Foi Jesus quem criou os pássaros e cuidou para que cada um tivesse um ninho. Jesus não teve um ninho tão especial. Ele não teve casa, objetos e nem uma cama. Ele renunciou a tudo isso por amor a você.

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, pela casa que tenho para morar e me proteger.


QUANDO AGENTE SE DECEPCIONA! – 06 DE JULHO 2018

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o Seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu. Romanos 5:5

Quem não gosta de ter um amigo especial, aquele mais chegado, com quem a gente gosta de ficar perto o tempo todo? Muitas vezes, amigos assim se dão muito bem e outras vezes até brigam, mas continuam juntos.

Márcia também tinha uma grande amiga. Certa vez, combinaram de ir à igreja com roupa parecida. Era um vestido vermelho. Márcia chegou primeiro e ficou perto do portão, à espera da amiga. Quando a amiga chegou, que decepção! Ela não tinha feito o combinado. Ela viera com outra roupa, que não era nada parecida. Márcia ficou muito triste porque ela havia sido fiel ao que haviam acertado.

Você sabia que Deus prometeu muitas coisas para gente e é fiel em cumprir Suas promessas? Muitas coisas, Ele já cumpriu; outras, Ele ainda vai cumprir. Estou esperando ansiosa por Ele. Esta é uma das promessas: Ele vai voltar e não vai me decepcionar.

Deus e eu

Obrigado, Senhor, por cumprir Sua promessa e não me decepcionar.


NADA DE MANCHINHAS ! – 05 DE JULHO 2018

Mas Tu és misericordioso e estás pronto para nos perdoar, mesmo quando nos revoltamos contra Ti. Daniel 9:9

Eu gosto muito de mexer em jornais. Você já mexeu alguma vez? Os jornais soltam uma tinta que deixa a mão toda manchada. Aí você tem que lavar com muito sabão para poder sair a sujeira.

Quando pecamos, parece que ficamos sujos diante de Deus. Nosso coraçãozinho não fica limpo. Há uma música que fala que o sabão Iava o meu pezinho, lava o meu rostinho e lava também as minhas mãos, mas Jesus, para me deixar limpinho, quer lavar meu coração. Só Jesus pode lavar o coração. O sabão não vai conseguir fazer isso. Você pode ficar com o coraçãozinho limpo confessando a Jesus aquilo que você fez de errado. E isso você vai fazer através da oração. Deus atenderá, vai tirar rapidinho a mancha. e você vai ficar limpinho.

Deus e eu

Por favor, Jesus, tire a manchinha que está em meu coração. Que Deus maravilhoso!


QUANTO AMOR! – 04 DE JULHO 2018

Nenhuma quantidade de água pode apagar o amor, e nenhum rio pode afogá-lo. Cantares 8:7

O golfinho é uma das criaturinhas mais inteligentes da Terra. Quem foi que criou? É claro que foi Deus. Eu me lembro de um seriado que eu gostava muito de assistir na televisão, com a história de um golfinho. Ele se chamava Flipper. Ele brincava muito com seu amigo e se comunicava de uma forma tremenda, demonstrando alegria.

Os golfinhos têm a capacidade de demonstrar suas emoções. Quando ele está feliz, pula como uma criança; se está triste ou com dor, fica encolhidinho. Conta-se que um golfinho macho ficou muito tempo sem comer porque sua companheira havia morrido. Ele rodeava o corpo da amada, assobiando sem parar, e finalmente morreu de dor e tristeza. É terrível pensar nessa cena, mas Deus continua cuidando dos bichinhos. Deus tem tanto amor para dar que até parece que colocou um pouquinho nos golfinhos. Imagine quanto amor Ele tem para dar a você! Aproveite esse amor.

Deus e eu

Senhor Deus, obrigado pelo Seu amor por mim.


POUCO É MUITO – 03 DE JULHO 2018

Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz isto: Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que Eu, o Senhor, fizer cair chuva. 1 Reis 17:14

AIguma vez já aconteceu com você de ter que dividir um único biscoitinho?

A Bíblia conta a história de uma mulher que dividiu tudo o que tinha. Ela vivia sozinha com seu filho. Era uma época difícil, as viúvas eram desprezadas, quase não havia comida e a única coisa que a mulher tinha era um pouquinho de farinha e azeite. Ela poderia fazer um pãozinho bem gostoso e se alimentar com o filho. Mas, certo dia, apareceu um profeta chamado Elias e pediu que ela fizesse um pãozinho para ele. Deus havia falado para Elias ir até ela e pedir o pão. A viúva tinha tão pouco, mas, quando atendeu ao pedido de Deus e ofereceu o que tinha para o Seu servo, tudo mudou. Ela fez pão para Elias, para ela e seu filho por muitos dias. Aquilo que era pouco se tornou muito, Nunca mais faltou farinha e nem azeite na casa da viúva.

Deus cuidou da viúva, do menino, de Elias, e Ele também pode cuidar de você.

Deus e eu

Quero agradecer-Lhe, meu Deus, a preocupação é o cuidado que o Senhor tem por mim.


 VENTO FORTE – 02 DE JULHO 2018

Ninguém pode dominar o vento, nem segurá-lo.  Eclesiastes 8:8

Todo mundo gosta de um ventinho bem gostoso, principalmente no calor. Certa vez, voltando da escola, parecia que o céu ia desabar. Vinha uma chuva daquelas! Bateu um vento tão forte que quase me levou para longe. A princípio, tudo parecia divertido, mas, se eu não corresse, a chuva iria me pegar. E foi o que aconteceu.

Você sabia que as aranhas são levadas pelo vento? Quando nascem, elas não se desgrudam da mamãe. Umas tentam formar suas teias e começam a passar sozinhas de um lado para o outro. Outras, que ainda não conseguem formar a teia, se agarram nas costas da mamãe e vao passear juntas para conseguir alimento. Seus fios parecem paraquedas. Elas voam com o vento sem medo. Mas Deus cuida das aranhas. Quando viajam pelos ares, as pequeninas encontram novos lugares e criam suas próprias famílias. Deus sabe para onde elas vão.

Deus e eu

Muito obrigado, Jesus, por cuidar tão bem dos bichinhos e também de mim.


JESUS NÃO TIRA FÉRIAS – 01 DE JULHO 2018

Antes mesmo que Me chamem Eu os atenderei, antes mesmo de acabarem de falar, Eu responderei Isaías 65:24

As férias chegaram! Agora, você deve estar pensando em fazer mil coisas ao mesmo tempo. Brincar sem parar, dormir um pouquinho mais. chamar, os amigos para passar o dia com você ou até, quem sabe, fazer uns passeios legais, como ir ao zoológico, a museus, a parques diferentes, viajar com o papai e a mamãe… As opções são muitas. Você não pode é ficar parado nas férias, certo? Não perca tempo só assistindo à televisão, pois isso não fará bem a você. Aproveite para fazer coisas que vão deixá-lo feliz.

E uma coisa muito mais importante: não se esqueça de Jesus. Sabia que Ele não tira férias? Ele está sempre por perto, pronto a ouvi-lo e atendê-lo naquilo que você mais precisa. Às vezes, por ficarmos tão ocupados com tantas atividades durante o dia, nos esquecemos de falar com Jesus, mas não deixe Seu Amigão de lado. Ele quer participar das suas férias.

*Deus e eu*

Obrigado, Jesus, por querer fazer parte das minhas férias. Venha ficar comigo!!


JULHO 2018


JOÃO-BOBO – 30 DE JUNHO 2018

Mas Eu abençoarei aquele que confia em Mim, aquele que tem fé em Mim, o Senhor. Jeremias 17:7

Quando minha irmã mais nova era criança, mamãe lhe deu um brinquedo que tinha o nome de joão-bobo. Ele era de plástico e o fundo era arredondado. Na parte de baixo, havia um pesinho que não deixava o joão-bobo cair. A gente se divertia balançando o joão-bobo.

Sabia que joão-bobo também é o nome de um pássaro? Ele fica sem se mexer, como se estivesse paralisado. E um pássaro pequeno e meio bobo. Só não é bobo para construir seu ninho. O casal constrói junto; enquanto um cava o buraco, o outro vigia. Por causa de sua ingenuidade, ele acaba sendo facilmente atacado. Por isso, é chamado de joão-bobo. Ninguém gosta de ser chamado de joão-bobo. Se alguém faz isso comigo, eu fico triste. Jesus nunca chama um filho de joão-bobo; ao contrário, Ele ama tanto que não olha para o que somos, e sim para o que podemos ser.

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, por acreditar em mim.


MÚSICA, MAESTRO! – 29 DE JUNHO 2018

Ao som de trombetas e cornetas, cantem com alegria diante do Senhor, o Rei. Salmos 98:6

Você toca algum instrumento? Se ainda não toca, pense no assunto. É muito bom tocar, saber mexer, entender um instrumento musical. Nos tempos bíblicos, existiram muitos compositores e o povo também louvava a Deus tocando instrumentos. Seus instrumentos eram diferentes e tinham nomes que hoje não usamos. Por exemplo: adufe, que era um tambor fininho, parecido com um pandeiro; saltério, um instrumento de cordas parecido com uma harpa pequena; e o pífaro, um instrumento de sopro, como uma flauta. Logicamente também existiam outros.

Muito tempo atrás, viveu um grande compositor chamado Beethoven. Ele não está na Bíblia, mas tocava piano como ninguém. Ele fez músicas maravilhosas que podemos ouvir até hoje. Em certo periodo de sua vida, Beethoven ficou surdo e mesmo assim não deixou de compor. Suas maiores composições foram feitas nesse periodo de angústia. Que tremenda capacidade Deus concedeu ao homem e concede a você também!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pela capacidade de aprender e tocar um instrumento musical.


QUERO CANTAR – 28 DE JUNHO 2018

Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Salmo 46:1

As crianças gostam de inventar música. Quando eu era criança, inventava muitas músicas. Coisas do meu dia a dia viravam canções e eu ainda cantava para que todo mundo pudesse ouvir. Você sabia que as canções começaram na Bíblia? Nela, você pode encontrar vários compositores famosos, como Davi. O povo de Israel também cantava com as vitórias e conquistas.

Davi cantou muitas canções que estão escritas na Bíblia e que você pode ler. Só não dá para ouvir Davi cantando. Davi expressou através do canto momentos de alegria, de tristeza, de vitória e também de arrependimento. Você viu no versinho de hoje que lindo poema Davi escreveu? Ele fazia isso mostrando a grandeza e segurança que só podemos encontrar em Deus. Aprenda, como Davi, a confiar e deixar seus problemas para Deus. Você também pode fazer uma música para Jesus e cantar para todo mundo ouvir. Aproveite!

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, pela segurança que posso encontrar no Senhor.


MORTA DE FOME – 27 DE JUNHO 2018

Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o Senhor. Amós 8:11

A joaninha é um besouro muito conhecido. Ela é muito bonitinha. As joaninhas podem ser vermelhas, amarelinhas, mas uma coisa as identifica: as pintinhas escuras sobre a cor principal. Certo dia, minha sobrinha Isabela, de apenas nove meses, pegou uma joaninha no dedo e a observou por um bom tempo. Impressionada com o bichinho, não ficou feliz só em olhar, colocou na boca. Ainda bem que a mamãe estava por perto e tirou o bichinho dali. Ela não sabia, mas a joaninha tem gosto ruim e fede. Você sabe por quê? Para se defender. Quando atacada, a joaninha joga uma gosma pegajosa sobre o inimigo. E tem uma fome tremenda. Ela come muito.Tão pequenininha e tão gulosa. Devemos agir como a joaninha em relação à Palavra de Deus, pequenos e famintos em ouvir o que Deus tem a nos dizer. Por isso, não deixe de ouvir o que Deus tem a falar a você.

Deus e eu

Papai do Céu, quero sempre estudar e aprender do Senhor.


VERDADEIRO MODELO – 26 DE JUNHO 2018

Tome como modelo os ensinamentos verdadeiros que Eu lhe dei e fique firme na fé e no amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus. 2 Timóteo 1:13

Sempre gostei muito de ler. Eu ia até a biblioteca da escola e pegava alguns livros que me interessavam. Passei muitas tardes lendo e vivendo aquelas histórias. Eu queria ser a princesa ou a rainha da história. Queria ser a mais bonita, a mais forte. Não queria ser o fraco, e nem o pobre. É assim mesmo que acontece com todas as crianças. É possível que você pense do mesmo jeito.

Nosso exemplo, nosso modelo maior é Jesus. Ele não foi rico, não foi o mais forte e nem tinha onde morar. Alguns O amavam tanto que não se desgrudavam dEIe. Ele não tinha nem tempo para descansar. Ele foi o mais humilde e tinha um poder muito especial para curar os enfermos e também a tristeza do coração. Em vez de pensar nas princesas e rainhas do mundo, precisamos seguir o exemplo do nosso maior modelo, que é Jesus.

Deus e eu

Amigo Jesus, quero ter o Senhor como o meu maior modelo todos os dias.


SAPOS INTERESSANTES – 25 DE JUNHO 2018

Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu Criador, está sempre renovando para que ela se tome parecida com Ele, a fim de fazer com que vocês O conheçam completamente. Colossenses 3:10

Certa vez, viajando por uma estrada à noite, com a ajuda da luz do farol do carro, vimos vários sapinhos pelo caminho. Creio que alguns até morriam na estrada, mas outros eram muito espertos.

Alguns sapos têm a capacidade de mudar de cor. Quando chega o tempo de mudança, os sapos inspiram, puxam o ar com muita força e se enchem de ar como um balão. Pelo fato de se esticar tanto com o ar, a pele velha se quebra e assim, se forma uma nova pele, uma nova roupa.

Alguns animais podem mudar de cor, mas esses sapos, se demorarem muito, criam uma crosta grande na pele. Assim também é o pecado dentro do coração. Se o deixarmos lá, se o alimentarmos cada dia, ele ficará cada vez maior. Precisamos pedir perdão a Deus cada dia, para mudar a roupa do nosso coração.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a renovar minha vida a cada dia, buscando- O em oração.


SABEDORIA PURA – 24 DE JUNHO 2018

É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dEle. Provérbios 2:6

As garças se alimentam de peixinhos. Um observador em um aquário via uma pequena garça que vinha todos os dias buscar alimento. Certo dia, beirando a água para encontrar comida, ela achou uma bolinha. Pegou essa bolinha, jogou na água e aconteceu o que ela mais queria. Vários peixinhos vieram à superficie, achando que era comida, mas não era nada disso. Quem ia se alimentar era a nossa amiga. Ela começou a utilizar essa bolinha como isca, uma forma de chamar os peixinhos. E assim não passava fome. É claro que não são todas as garças que usam uma bolinha para pescar peixinhos, essa era especial.

Algumas criaturas que Deus criou são mesmo fantásticas! Elas não pensam e, mesmo assim, têm uma sabedoria incrível. Algumas pessoas acham que os bichinhos conseguiram essa sabedoria por si mesmos. Mas não! Foi Deus quem deu essa sabedoria pura para os bichinhos. E Ele está disposto a nos dar sabedoria muito maior.

Deus e eu

Jesus querido, assim como o Senhor cuida das aves com tanto amor, cuide também de mim.


CHEGOU A HORA DO ALMOÇO – 23 DE JUNHO 2018

Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus. 2 Coríntios 4:15

O almoço é um momento muito especial do dia. Primeiro, porque você vai se alimentar. Quem estuda de manhã, por exemplo, chega ao meio-dia em casa reclamando de fome e, às vezes, até brigando porque tudo tem que estar preparado. Não deve ser fácil passar fome, mas aguentar um pouquinho não faz mal a ninguém. A hora do almoço precisa ser um momento muito especial, principalmente para as mamães, que geralmente estão correndo. Enquanto comemos, podemos conversar com a família, saber como foi a parte da manhã de cada um.

Compartilhar o alimento com as pessoas que amamos restaura as energias. Nada melhor do que começar esse momento com um agradecimento ao nosso Pai que está no Céu. É Ele quem nos dá o pão, nos dá a saúde. Ele merece todo o nosso agradecimento. A hora da refeição precisa ser agradável e cheia de alegria.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelo pão que nos dá a cada dia.


LIMPEZA PROFUNDA – 22 DE JUNHO 2018

Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Salmo 51:10

Você alguma vez derrubou molho de tomate na camiseta? Já se sujou de terra e deixou a roupa bem encardida?

Morei em um lugar onde a terra era bem vermelhinha. Quando meu filho mais novo voltava da escola – uau! – era preciso esfregar muito o uniforme e assim mesmo não ficava totalmente limpo. Com molho de tomate, é a mesma coisa. Pode lavar muito e ainda fica uma manchinha. Podemos comparar essa manchinha com o pecado.

Você sabia que grandes heróis da Bíblia, como Davi, pecaram? Algumas pessoas quando pecam, tentam fugir de Deus. Outras se arrependem e voltam atrás. Quando nos arrependemos, admitimos nosso erro e pedimos que Deus nos ajude a mudar.

A camiseta suja de molho ou de terra pode não ficar tão limpa, mas, quando pedimos perdão a Deus, Ele limpa nosso coração.Tira tudo o que for ruim e nos deixa bem limpinhos. Ele nos perdoa.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por estar sempre pronto a me perdoar quando me arrependo.


PORTA-CONFIANÇA – 21 DE JUNHO 2018

Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda. Hebreus 4:16

Quando eu tinha 10 anos, pedi para minha mãe uma coisa bem diferente de presente: um porta-joias com uma bailarina que dançasse quando eu desse corda. Consegui ganhar o porta-joias, mas não tinha joias para guardar nele. O que eu queria mesmo era ouvir a musiquinha e ver a bailarina dançar. Depois de um tempo, comecei a guardar ali algumas coisinhas importantes para mim.

Que tal você fazer um porta-confiança em vez de um porta-joias? Nele você não vai guardar joias de valor, mas papéis com algo importante escrito, pequenos objetos que façam você se Iembrar de coisas que o deixem mais feliz e confiante. Por exemplo, andar de bicicleta, nadar, cantar, e outras coisas. Toda vez que você abrir o porta-confiança, lembre-se de agradecer a Deus por ser uma criança corajosa.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a ser sempre uma criança corajosa e confiante no Senhor.


FOFOCAR NÃO É LEGAL – 20 DE JUNHO 2018

Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos. Provérbios 16:28

Você acha certo espalhar boatos? Boato é a mesma coisa que fofoca. Já ouviu essa palavra? Um boato é uma história sobre alguém ou alguma coisa que todos falam sem saber se realmente é verdade. Algumas vezes, são falsos e são espalhados porque alguém recebeu essa informação errada. Muitas vezes, são mentiras que podem até machucar alguém. Outras vezes, são verdadeiros, mas, como acabam sendo passados de um para o outro, no fim a história chega bem diferente.

Uma coisa é muito importante saber: espalhar boato, fofocar, não é legal! Não participe das fofocas. Se alguém falar mal de um coleguinha, não dê ouvidos. Se você ouvir alguma coisa, não passe adiante. Passar adiante um boato pode causar muitos problemas. Deus quer que mostremos bondade e amor para com os outros. Fofocar não é nada amoroso e nem bondoso. Pense nisso!

Deus e eu

Querido Deus, ajude-me a ser amoroso e bondoso para com os meus amigos.


FOGO NA MONTANHA  II – 19 DE JUNHO 2018

Do meio do fogo o Senhor Deus falou com vocês; vocês ouviram a voz dEIe, mas não viram ninguém; só escutaram a voz. Deuteronômio 4:12

Continuando a história de ontem, você viu que todos ficaram desesperados. É lógico, pois fogo é uma coisa muito, mas muito perigosa mesmo. Mexer com fogo não dá certo, você pode se queimar. E agora o que fazer? Bem, alguns correram para tentar apagar o fogo enquanto outros acharam melhor conversar com Deus naquele momento. Que ideia fantástica teve essa criança! Crianças são mesmo especiais! Eles oraram e esperaram. De repente, algo incrível aconteceu. Uma nuvem muito grande de chuva se formou bem em cima da montanha, e apenas ali, só naquele lugar, choveu como nunca. Aquela chuva apagou todo o fogo.

Deus foi o corpo de bombeiros naquele momento. Ele atendeu a oração de uma criança que, com fé, sabendo que Ele a atenderia, simplesmente pediu. Milagres acontecem! Você também pode pedir e coisas maravilhosas poderão acontecer. Basta ter fé e confiar em Deus. Ele está sempre pronto a nos ouvir.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por ouvir minha oração.


FOGO NA MONTANHA  I – 18 DE JUNHO 2018

Em cima do monte havia um fogo, e as suas chamas subiam até o Céu. Deuteronômio 4:11*

Um amigo me contou uma história que eu quero dividir com você. Ele era bem pequeno, mas se lembra direitinho de como tudo aconteceu. Ele, seus pais e seus irmãos foram até o sítio de uma tia. Lá, encontraram os primos. A casa ficava num lugar bem privilegiado, ao lado de uma montanha muito bonita. Estavam todos na varanda, conversando, e o sol já estava indo embora. De repente, alguém viu muito fogo na montanha, e esse fogo desceria até a casa da tia. Ficaram desesperados, mas tudo era muito distante. No meio do desespero, uma das crianças falou: ”Vamos orar, porque Deus atende sempre às nossas orações.” Mas o que é isso? Em um momento tão desesperador quanto esse, quem vai parar para orar? Não tinham tempo para isso agora e ‘ precisavam correr porque o fogo estava descendo. Você está curioso para saber o fim dessa história? Aguarde até amanhã.

Deus e eu

Bondoso Deus, sei que o Senhor está sempre perto de nós. Muito obrigado.


ALTOS E BAIXOS – 17 DE NOVEMBRO 2018

Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união em Cristo Jesus, Ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós. Efésios 2:10

Algumas coisas fazem com que nos sintamos bem ou mal. Por exemplo: estou com o cabelo despenteado e sujo, isso faz com que eu me sinta mal. Se tiro nota 10 em uma prova, me sinto bem. E você, como se sente quando briga com seu irmão ou irmã? E quando começa a tocar um instrumento musical, e quando fica de castigo por causa de uma bagunça no quarto, e quando quebra um copo na cozinha? Como você se sente?

Somos diferentes uns dos outros, mas temos os mesmos sentimentos. Você acha que, por ter acontecido alguma coisa dessas, isso o toma menos importante para Deus? Será que Ele fica zangado com você? Não. Deus ama você, aconteça o que acontecer. Ele Se importa com o que você é por dentro. Ele o ama porque o criou. Ele Se importa com você e quer vê-lo feliz.

Deus e eu

Obrigado, Senhor, porque nós dias bons e nos dias ruins o Senhor está comigo.


NADA DE ORGULHO – 16 DE JUNHO 2018

Portanto, como as Escrituras Sagradas dizem: ”Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor fez.” 1 Coríntios 1:31

Quando eu era pequena, ia muito ao zoológico com minha mãe e meus irmãos. Certa vez, falei que eu queria desenhar e pintar um pavão. Fiz meu desenho com o maior capricho e levei à escola para a professora ver.Todos gostaram.

O pavão é bem exibido, todo cheio de charme. É uma ave com penas muito bonitas, nas cores verde, azul, dourado e ainda com algumas manchas bem feitas, que parecem olhos. Quando o pavão abre aquela cauda maravilhosa, colorida, uau! Como Deus foi generoso com o pavão! Nenhuma outra ave tem esse colorido tão lindo e grandioso. Assim como Deus fez o pavão tão especial e único, Ele também fez você cheio de talentos. Não precisamos exibir nossos talentos como o pavão. Devemos usá-los para ajudar os outros. Não precisamos nos orgulhar dos nossos talentos. Ofereça seus talentos a Deus.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelos talentos que o Senhor me deu. Quero dedicá-los ao Senhor.


APENAS PEÇA! – 15 DE JUNHO 2018

Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Tiago 1:5

Seus problemas podem ser pequenos para os adultos, mas são grandes para você. E é preciso resolvê-los. Você tenta fazer isso sozinho? Pede ajuda para a mamãe e para o papai? Pergunta a um professor o que fazer? Seu problema pode ser a timidez, vergonha de fazer amizades. Pode ser o medo de enfrentar as coisas. Por exemplo, uma prova difícil que você tenha que fazer e não sabe como resolver as questões. Quem podera ajudá-lo? Não é o Chapolin Colorado. É Deus quem pode ajudar você sempre.Você precisa de alguma coisa? Então peça a Deus. Vá a Ele em primeiro lugar. Não deixe para outra hora. Ele quer ser o primeiro a saber. Quando você leva as dúvidas a Deus, Ele está pronto a ajudá-lo e, com certeza, vai fazer o melhor por você. Muitas vezes, essa ajuda pode não ser do jeitinho que você espera, mas cofie nEle.

Deus e eu

Jesus querido, muito obrigado por Sua generosidade. Ensine-me a ser generoso também.


CARANGUEJO SEM PERNA – 14 DE JUNHO 2018

Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Hebreus 12:1

Os caranguejos são bichinhos bem diferentes. Você já viu um? Você já andou como ele anda? É bem diferente dos outros bichinhos que vivem no mar. Certa vez, vi alguns caranguejos juntinhos. Eram de vários tamanhos. Lendo sobre os caranguejos, descobri que, para poder chegar aonde querem, eles atravessam estradas movimentadas, florestas, cidades e até vales. Muitos morrem pelo caminho porque são atropelados. Outros são devorados pelas garças.

Para sobreviver, quando caçados pelos homens ou atacados por animais, eles agem de forma bem estranha, Deixam as pernas nas bocas ou na mão do agressor e conseguem escapar. Para poder se ver livres,, deixam uma parte do corpo. Em nossa caminhada para o Céu, muitos problrmas podem surgir, assim como o caranguejo enfrenta vários conflitos em seu caminho. Mas não podemos desistir. Saiba que, enquanto você estiver caminhando para o Céu, Jesus estarei ao seu lado, ajudando a enfrentar qualquer dificuldade.

Deus e eu

Senhor Jesus, me ajude a estar sempre animado no caminho para o Céu.


VOCÊ SE IMPORTA? – II – 13 DE JUNHO 2018

Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês. 1 Pedro 5:7

Continuando nossa história de ontem, você viu que Marcos estava ansioso para comprar a nova bicicleta. Quando Marina e ele conversaram, alguma coisa tocou seu coração. Marcos falou com a mamãe e, no dia seguinte, foi à loja novamente para realizar seu sonho. Quando chegou Iá, fez uma coisa maravilhosa. Sabendo que Marina não tinha condição de comprar a cadeira de rodas, ele decidiu gastar o dinheiro na cadeira. Pediu que entregassem na casa de Marina , e não falassem quem havia comprado.

Marcos ficou feliz com a decisão e resolveu seu problema pintando bicicleta velha. No outro dia, tocaram a campainha de sua casa e ele foi atender. Uau! Era a bicicleta tão sonhada! O dono da Ioja, vendo aquela boa ação, se comoveu e decidiu presentear Marcos. Importar-se com os outros é um exemplo que Jesus nos deixou fazer o bem é sempre fantástico!

Deus e eu

Bondoso Deus, obrigado por Se importar comigo.


VOCÊ SE IMPORTA? – I – 12 DE JUNHO 2018

Que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. 1 Coríntios 12:25

Marcos queria muito uma moto bike vermelha de dez marchas. O problema era que ele não tinha dinheiro para tudo isso. A mamãe não tinha condição de comprar. Então ele teve uma ideia fantástica: ele trabalharia para conseguir o dinheiro. E trabalhou muito entregando jornal ajudando a cuidar do cachorro do vizinho quando e!e viajava e cortando grama. Ele conseguiu juntar a o que precisava e assim foi até a loja para comprar a tão desejada bicicleta. Marcos estava superfeliz. Saiu pulando e gritando de alegria.

Quando chegou à loja, encontrou sua amiga Marina, que, tempos atrás, havia sofrido um acidente e agora precisava usar muletas. Ela também tinha um grande desejo: comprar uma cadeira de rodas. Conversaram bastante, olharam a bicicleta que Marcos queria e também viram a cadeira de rodas que dava certinho para Marina. Bem, tenho que parar a história por aqui, mas amanhã terá mais.

Deus e eu

Querido Jesus, muito obrigado pelas lições tão lindas que posso aprender.


O SEGREDO DO PÃO – 11 DE JUNHO 2018

Pois, quando estamos unidos com Cristo Jesus, [. . .] o que importa é a fé que age por meio do amor. Gálatas 5:6

Mexer com massinha é muito bom! Você pode usar a criatividade e construir coisas diferentes. O problema está na sujeira que fica.

Você já mexeu em massinha de pão? Já viu alguém preparando um pãozinho? Para se fazer um pão, precisamos de água, sal, um pouquinho de açúcar, farinha (que não pode faltar) e um ingrediente muito importante que faz com que o pão cresça: o fermento.

Amassa aqui, amassa ali, bate bastante, até que chega o momento de a massa descansar. De repente, a massa cresceu! Coloca no forno, um cheirinho gostoso aparece, e o pãozinho está pronto para comer. Que fantástico o trabalho do fermento! Ele transforma a massa. A fé funciona da mesma forma. Ela está em nosso coração e pode fazer o amor crescer cada dia mais. Por isso, deixe que a fé e o amor cresçam como o fermento em seu coração.

Deus e eu

Papai do Céu, obrigado pelo pãozinho tão gostoso que o Senhor nos dá e que ensina uma grande lição de vida.


ATRAVESSANDO A RUA – 10 DE JUNHO 2018

Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência. Romanos 8:25

Você já sabe atravessar a rua sozinho? É muito perigoso atravessar uma rua sem atenção. Você pode aprender com o papai e a mamãe.

A mamãe leoparda, na hora do perigo, não pode correr e nem aparecer. Ela ficar quietinha e bem escondida para não ser atingida pelo predador. Ela deita no chão e fica ali, bem silenciosa. Os filhotinhos não sabem nada disso. Quando surge um barulho, o filhotinho sai correndo. No mesmo instante mamãe leoparda o agarra e o leva de volta para o lugar onde estava. Ela empurra o pequeno ao chão e coloca sua pesada pata sobre ele. Quando ela tira a pata, ele fica paradinho, sem se mexer. Ele não entende o perigo e não sabe como enfrentá-lo. Precisa aprender a obediência e a paciência.Você também precisa ter paciência e deixar que seus pais ensinem o que é certo. Com paciência, você chega lá.

Deus e eu

Jesus querido, quero ser paciente e obediente aos meus pais.


PATO VALENTE – 09 DE JUNHO 2018

Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. João 15:13

Susana, com dois anos de idade, ganhou um patinho de presente. Geralmente, as crianças ganham cachorrinho ou gatinho, mas ela ganhou um patinho. Ela colocou o nome de Valdo. Ele corria atrás de Susana o tempo todo; era seu melhor amigo.

Um dia, nasceu mais uma garotinha naquela casa e Valdo ajudava a cuidar da neném. Quando a mamãe colocava a neném para tomar sol, Valdo ficava ao lado dela, cuidando para que nada acontecesse. Certa vez, quando menos se esperava, entrou um cachorro bravo no quintal, e Valdo estava sozinho com a neném. Valdo começou a gritar e a mamãe saiu correndo para ver o que estava acontecendo. Quando ela viu que era um cão bravo, pegou a neném. Valdo lutou com o cão e ficou muito ferido. Valdo salvou a neném. Lembre-se de que Jesus salvou você. Ele sofreu muito na cruz só para proteger você. Que amor incrível!

Deus e eu

Senhor Jesus, obrigado por me amar tanto, dando Sua vida por mim.


ESPERTA E SÁBIA – 08 DE JUNHO 2018

Então Jesus afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá. João 11:25

Alguém já lhe falou:”Você é esperto”? Estão querendo dizer que você é inteligente e tem muita energia.Tenho uma sobrinha que sempre foi muito espertinha. Quando pequena, se alguém falasse que precisava de alguma coisa, ela corria, buscava rapidinho e trazia pra gente. Ela sempre foi muito atenta. Conquistar as pessoas é uma tarefa difícil e geralmente as crianças espertas conquistam rapidinho.

Certa menina tentava conquistar sua vizinha, que era muito carrancuda. Ela tentava fazer amizade, mas não conseguia nada. Até que um dia teve uma grande ideia: colocou na caixa do correios um presentinho para ela. Pôs um bilhetinho com um verso bíblico e também um pacote de biscoito. A vizinha viu, leu o verso da Bíblia e passou a ver a vida de maneira diferente. Passou a ser uma pessoa feliz. E a menina muito esperta e sábia conquistou mais uma amizade. Que exemplo legal!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por nos dar a certeza do Seu amor.


DIFERENÇAS – 07 DE JUNHO 2018

Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa. Gênesis 25:27

Você gosta de jogar futebol, mas seu irmão (caso você tenha um) gosta de basquete.Você gosta de brincar de boneca, mas sua irmã prefere Ier em vez de brincar. Como é difícil Iidar com as diferenças, não é mesmo? A Bíblia fala de dois irmãos que eram bem diferentes um do outro. Fisicamente e também nos gostos. Estou falando de Esaú e Jacó. Eles eram gêmeos.

Esaú nasceu primeiro e, logo em seguida, veio Jacó agarradinho ao pé do irmão. Os dois cresceram. Esaú tinha muito pelo no corpo e gostava de caçar. Jacó néo era tão peludo como Esaú e não gostava de caçar. Ele gostava de cuidar das coisas da casa e de cozinhar. Essa diferença causou um problema na família. Deus nos fez diferentes, e precisamos saber conviver com as diferenças. Precisamos respeitar o outro e aceitá-io como ele é. E só conseguiremos isso com o amor.

Deus e eu

Com Sua ajuda, Senhor, quero aprender a respeitar os outros e aceitá-los como são.


SENDO RESPONSÁVEL – 06 DE JUNHO 2018

Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o querem dizer a lei de Moisés e os ensinamentos dos profetas. Mateus 7:12

Já aconteceu alguma vez de você quebrar um objeto de outra pessoa e tentar consertar para ela não perceber? Você ficou na dúvida: “Conto ou não conto?” Que situação difícil, principalmente se a outra pessoa for brava. Se o objeto fosse seu, você gostaria de saber? Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.

Contar o que você fez é falar a verdade e mostrar respeito pelo outro. Se você quebrou algo, o certo é consertar, pagar o conserto ou quem sabe até comprar outro para repor o estrago. Mas não deixe de falar o que aconteceu. Com diálogo, tudo se torna mais fácil. A outra pessoa pode entender o que aconteceu e tudo muda de fugura. Não esconda a verdade, certo? Jesus quer que tratemos os outros do jeitinho que gostaríamos de ser tratados. Seja responsável!

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a ser uma criança responsável e que as pessoas confiem em mim.


VOANDO COM A ÁGUIA – 05 DE JUNHO 2018

Mas os que Confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não cansam. Isaías 40:31

Algumas vezes, sonhei que estava voando. É uma sensação muito estranha e diferente. Sempre tive medo de altura. Quando eu ia ao centro da cidade com minha mãe, tínhamos que passar por uma ponte e, quando chegava esse momento, eu pedia que ela fosse do lado de dentro e eu ia do lado de fora. Passava rapidinho por ali, com medo de cair.

As pessoas não conseguem voar, mas, no Céu, com certeza voaremos como os anjos. O versinho de hoje fala que, se confiarmos em Deus neste mundo, voaremos como águias. Não ficaremos cansados. Acho que também não terei mais medo. Você já pensou em voar? Bem, isso não quer dizer que vou voar de verdade agora mesmo; quer dizer que Deus me dará forças para enfrentar tudo com tranquilidade, como se eu voasse livremente. Deus promete renovar nossas forças quando estamos cansados e perturbados. Confie nEle!

*Deus e eu*

Obrigado, Jesus, por me prometer dar forças quando eu precisar.


NADA DE INVEJA – 04 DE JUNHO 2018

A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer. Provérbios 14:30

Quando eu tinha 11 anos, comecei a estudar piano, mas ainda não havia um piano em casa. Depois de um tempo, papai comprou meu piano. Que emoção ver o piano chegando em casa! Eu tocava sem parar. Os vizinhos tinham que me aguentar!

Depois de muito, muito tempo, meu piano foi atacado por uns bichos danadinhos. Esses bichinhos foram roendo a madeira de dentro para fora e eu só percebi porque vi farelinhos de madeira no chão. Eram cupins. Eles são perigosos para os móveis da casa. Se não cuidar, comem toda a madeira. Achei o cupim parecido com a inveja. Sentir inveja dos outros é muito triste. A inveja vai corroendo nosso corpo come o cupim e nos deixa doentes. Sentlr alegria com o sucesso dos coleguinhas é muito importante. Nao deixe que a inveja tome conta da sua mente.

Deus e eu

Bondoso Deus, não deixe que a inveja tome conta do meu coraçãozinho.


CUIDADO ESPECIAL – 03 DE JUNHO 2018

O anjo do Senhor fica em volta daqueles que O temem e os protege do perigo. Salmo 34:7

O faraó estava furioso. Ele viu que o povo de Israel aumentava a cada dia. Era muita gente. Então ele resoiveu fazer com que todos trabalhassem muito, e pesado.Trabalhavam como escravos. O faraó não tinha dó. Ainda muito preocupado com o aumento do povo, ele mandou que jogassem no Rio Nilo todos os meninos bebês dos israelitas. Coitadinhos! Aquele rio era cheio de crocodilos. E agora?

Uma das mamães teve uma grande ideia.: “Vou fazer um cestinho bem bonito e resistente, e vou colocar meu bebê nele, escondido do faraó.Tenho certeza de que Deus protegerá meu filhinho.” E ela fez o que tinha dito que faria. Colocou o bebê no cestinho e, depois colocou o cesto no rio, e você jé sabe de que bebê estamos falando. É Moisés. O Papai do Céu ouviu as orações da família e enviou Seus anjos para cuidarem de Moisés. Assim como Ele cuidou de Moisés, cuida tambem de você.

Deus e eu

Querido Jesus, obrigado porque os anjos cuidam fe mim quando estou em perigo.


PRONTO PARA PERDOAR – 02 DE JUNHO 2018

Todos os profetas falaram a respeito de Jesus, dizendo que os que creem nEle recebem, por meio dEIe, o perdão dos pecados. Atos 10.43

Você já mentiu? Já bateu em seu irmão ou irmã? Já desobedeceu a seus pais alguma vez? No tempo de Israel, quando alguém fazia algo errado, tinha que pegar um carneirinho e sacrificar, ou seja, matar o bichinho para ser perdoado pelo pecado cometido. É triste saber que um bichinho tão inocente, que não tinha culpa nenhuma, pagava pelo pecado daquelas pessoas.

A Bíblia diz que todos pecam. Eu peco, a mamãe peca, o papai peca. Mas eu tenho uma boa notícia para você: ninguém precisa mais matar um bichinho para ser perdoado. Jesus mudou tudo. Ele mesmo veio à Terra e morreu por mim, por você, pelo papai, pela mamãe, e agora ninguém precisa matar um bichinho para receber perdão. Jesus dá o perdão quando Lhe pedimos. Você viu que maravilha? Jesus realmente é sensacional!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por estar pronto a perdoar meus pecados.


LUA DE PRATA – 01 DE JUNHO 2018

Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governor a noite. E fez também as estrelas. Gênesis 1:16

Nesta noite, se puder, observe a Lua. Sempre gosto de observar o céu e ver se há muitas estrelas, se a Lua está bonita. A medida que a Lua viaja ao redor da Terra, ela passa por quatro fases diferentes. Ela vai mudando aos poucos. As quatro fases são: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Em cada fase, a Lua fica com a forma diferente. Para mim, a mais bonita é a Lua Cheia. Ela fica muito linda no céu. Parece até uma bola de prata, toda brilhante.

Sabia que na Lua não mora ninguém? E um satélite que não tem a luz, não tem água, não tem plantinhas. Ela precisa da luz do Sol para ficar tão o bonita lá no céu. Assim como a Lua precisa da luz do Sol, nós também precisamos da luz maior que é Jesus. Ele é nossa luz e sem Ele a gente não consegue brilhar.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, pela Lua tão linda que brilha no céu.


JUNHO 2018


QUE SONO! – 31 DE MAIO 2018

De repente uma grande tempestade agitou o Iago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Mateus 8:24

Você é dorminhoco? Gosta de dormir até tarde e nem ouve a mamãe chamar? Sabia que o leão é um grande dorminhoco? Quando está anoitecendo, os leões soltam seu poderoso rugido, para avisar que são os donos do pedaço. Ai de quem chegar perto! O som pode ser ouvido bem longe.

Quando o sono vem chegando, a gente boceja com muita preguiça. Você sabia que os leões também bocejam quando sentem sono? Já deve ter acontecido de você ir ao zoológico e encontrar o leão dormindo. E, os Ieões são preguigosos; passam a maior parte do dia dormindo.Você pode chamar e gritar que eles não estão nem aí. Jesus também dormia, mas na quantidade certa. Certa vez, Ele conseguiu dormir em um barco no meio de uma tempestade. Os discípulos ficaram desesperados, mas Ele estava calmo, sem preocupação. Ele acalmou todos e também a grande tempestade. Que Jesus maravilhoso!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pela segurança que o Senhor me dá, mesmo em meio a tempestade.


SEM RECLAMAÇÃO – 30 DE MAIO 2018

Em tudo quanto vocês fizerem, evitem queixas e discussões. Filipenses 2:14

Quando sua mãe pede para fazer alguma coisinha dentro de casa ou até fora, como você reage? Aceita na hora ou fica reclamando. A Bíbla conta a história de um pai que pediu para os dois filhos trabalharem na vinha. Um falou que ia, mas se distraiu pelo caminho e não foi. Não obedeceu à ordem do pai. O outro reclamou, não estava a fim de trabalhar, mas depois pensou e achou melhor obedecer ao pai. Qual dos dois você acha que fez a coisa certa?

Quando você reclama na hora de ajudar, será que em seguida tem tomado a decisão certa, como o segundo filho? Obedecer é uma forma de honrar os pais. Atender a um pedido é ser educado. Vocé está tendo uma boa atitude e mostra respeito, mesmo sem vontade. Quem reclama muito não tem amigos. Então, é melhor fazer as coisas numa boa.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a estar sempre disposto e pronto a ajudar.


OUVIDOS DE GRILO – 29 DE MAIO 2018

Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha. Provérbios 18:13

Certa vez, vi um grilo no chão e tentei passar por cima dele bem devagarzinho, mas ele foi muito mais esperto e pulou embaixo da minha saia. Dei um pulo de susto e nunca mais tentei pular um grilo. Os grilos ouvem muito bem. A fêmea do grilo consegue ouvir de longe o som do seu amado. Ela move suas perninhas para o lado do som e assim sai atrás desse som até encontrá-lo.

Você também tem ouvidos. Saber ouvir é muito importante. Muitas vezes não paramos para ouvir o que nossos pais querem nos ensinar. Achamos que sabemos tudo. Falamos mais do que ouvimos. Quando estamos com os amigos, também precisamos parar e ouvir o que eles querem falar. Não podemos controlar toda a conversa. Se você quer ter sucesso, aprenda a ouvir com atenção, como o grilo.

Deus e eu

Papai do Céu, obrigado pelos ouvidos que o Senhor me deu. Peço que me ajude a ouvir coisas boas.


DIA DE MUDANÇA – 28 DE MAIO 2018

Durante o dia o Senhor ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho. Êxodo 13:21

Você conhece alguém que tenha mudado para outro lugar? Tenho vários amigos que moram longe. Mudar é bom, mas dá trabalho. Pode ser que você ainda não tenha passado por nenhuma mudança, mas seus pais sim. Empacota coisa aqui, empacota ali. Não pode deixar quebrar nada, nem riscar. São caixas e mais caixas. Tudo para chegar na casa nova, ou velha, quem sabe.

Nos tempos bíblicos, o povo de Israel fazia muitas mudanças. Dá para imaginar como eram essas mudanças? Para começo de conversa, os israelitas não tinham caminhão.Também não tinham aquele plástico cheio de bolhas para embalar as coisas. E as ovelhas, será que também eram embaladas? Claro que não! Eles viajavam muito, andando com seus burros, cavalos, carroças. Levavam tudo nas costas, cada um com sua mochilinha. E partiam para uma vida nova. Deus esteve com eles o tempo todo, dirigindo cada passo e protegendo. Ele também está com você.

Deus e eu

Obrigado, Senhor, por Sua proteção de dia e de noite.


MÃOZINHAS QUE TRABALHAM – 27 DE MAIO 2018

Você será como uma bela coroa que pertence ao Senhor, seu Deus. Isaías 62:3

Como nossas mãos, braços e pemas são importantes! Sempre gostei de ajudar minha mãe a lavar a louça. Eu subia em um banquinho para poder alcançar a torneira e ali me divertia lavando a louça. Se ela ficava bem lavada, não sei. Certa vez, sequei alguns pratos ejuntei uma pilha grande para poder Ievar até o armário. Quando minha mãe viu aquilo, falou que eu não ia conseguir levar aquela pilha de pratos, mas eu fui um pouco teimosa. Resultado: derrubei todos os pratos no chão.
Que paciência a da minha mãe!

É gostoso poder ajudar em qualquer atividade da casa. A gente se sente feliz em poder ajudar, Jesus nos deu mãos e pés que não podem ficar parados. Eles precisam de exercício.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelas minhas mãos, que podem ajudar os outros.


ACORDANDO BEM-HUMORADO – 26 DE MAIO 2018

Ouçam com atenção o que estou dizendo; escutem as minhas explicações. Jó 13:17

Você acorda de bem com a vida ou mal-humorado? Conheço muitas crianças que parecem ter o prazer de acordar emburradas. Muitas não dizem nem bom dia. Acham que a mamãe é obrigada a atender com leitinho e pãozinho logo que acordam. Outras já acordam felizes e cantando logo cedo.Vou dizer uma coisa para você: ninguém gosta de conhecer gente carrancuda! Quando você chegar perto de alguém, cumprimente. Coloque um sorriso nos lábios e diga bom dia, boa tarde, boa noite. Você não vai se cansar de fazer isso. Faz bem aos outros e principalmente pra gente. Quando der um aperto de mão em alguém, não aperte como se fosse quebrar os ossos. Também não cumprimente como se fosse uma gelatina, mole, mole. Muitas crianças acordam e vão direto à escola; esse é o momento de mostrar o quanto você é legal. Pense nisso.

Deus e eu

Bom Pai, quero ser sempre educado e repeitar os outros. Por favor, me ajude.


SEM MEDO DE NADA – 25 DE MAIO 2018

Foi Ele quem salvou Daniel, livrando-o das garras dos leões. Daniel 6:27

A Bíblia conta a história de um grande homem que não teve medo de nada. Esse homem foi Daniel. Ele amava Deus e O adorava diariamente. Danie! sempre orava a Deus. Quando a gente ouve a história de Daniel, fica a impressão de que ele só orava de manhã, na hora do almoço e antes de dormir, mas não. Daniel estava o tempo todo em contato com Deus.

Todos podiam ver quando Daniel estava falando com Deus.Você também pode conversar com Ele o dia inteiro. Logicamente, não precisa se ajoeihar. Você pode estar brincando, ajudando a mamãe em casa, estudando na escola, andando de bicicleta. Sua mente pode estar ligada a Deus o tempo todo, e Ele está pronto para ouvir você. Ele ouviu Danie! e o salvou dos Ieões, e você também pode ser atendido em muitas coisas.Você não vê, mas Jesus manda os anjos para cuidarem de você.

Deus e eu

Ajude-me, ó Deus, a estar ligado ao Senhor o dia inteiro.


SUPER-HERÓI DE VERDADE – 24 DE MAIO 2018

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama você mesmo. Lucas 10:27

Você gosta de histórias de super-heróis? A televisão sempre mostra super-heróis de mentirinha, mas a Bíblia tem homens de verdade. Quando falamos em heróis, pensamos em Davi, Sansão, Josué e muitos outros. Foram homens que usaram a força sob a direção de Deus, coisa que não acontece nos desenhos animados.

Vou lhe falar de um super-herói que fica escondidinho, quase não aparece, mas que teve uma parte muito importante na história. É o bom samaritano. Ele não passou direto quando viu uma pessoa machucada por ladrões. EIe parou, não perguntou quem era, simplesmente ajudou. Ele socorreu aquele homem que precisava de ajuda. Muitos já haviam passado pela estrada, mas ninguém parou. Só ele.Você também pode ser um super-herói. Você não precisa de armas e de força fora do comum, como mostram os desenhos. Você pode ser um super-herói fazendo o bem às pessoas. Pode ser um supersamaritano!

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a estar sempre pronto para ajudar meu próximo.


AMANDO O INIMIGO – 23 DE MAIO 2018

Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês. Lucas 6:36

Fazer o bem para as pessoas que não gostam da gente é muito difícil. A Bíblia diz que devemos amar nossos inimigos, mas como? Se meu colega de classe só faz coisas que me prejudicam, como posso amá-lo? Os inimigos estão sempre prontos para nos maltratar e isso nos entristece.

Amar o inimigo significa perdoar o que ele fez e não condená-Io. O inimigo pode empurrá-lo, bater em você, xingar e muitas vezes falar mentiras sobre você. Ninguém gosta de ser maltratado. Sendo bom com ele, desejando o bem dele e principalmente orando per ele, você pode mudar o quadro. Só Jesus vai poder ajudá-lo a amar a seu inimigo. Ele foi nosso maior exemplo. Mesmo sendo maltratado, não condenou ninguém. Simplesmente amou. E muitos acabaram se tornando Seus amigos. Siga o exemplo!

Deus e eu

Senhor Jesus, ajude-me a amar os meu inimigos, aqueles que me maltratam.


LIMPEZA PROFUNDA – 22 DE MAIO 2018

Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Salmo 51:10

Você alguma vez derrubou molho de tomate na camiseta? Já se sujou de terra e deixou a roupa bem encardida? Morei em um lugar onde a terra era bem vermelhinha. Quando a meu filho mais novo voltava da escola – uau! – era preciso esfregar muito o uniforme e assim mesmo não ficava totalmente limpo. Com molho de tomate, é a mesma coisa. Pode lavar muito e ainda fica uma manchinha. Podemos comparar essa manchinha com o pecado.

Você sabia que grandes heróis da Bíblia, como Davi, pecaram? Algumas pessoas quando pecam, tentam fugir de Deus. Outras se arrependem e voltam atrés. Quando nos arrependemos, admitimos nosso erro e pedimos que Deus nos ajude a mudar. A camiseta suja de molho ou de terra pode não ficar téo limpa, mas, quando pedimos perdão a Deus, Ele limpa nosso coração.Tira tudo o que for ruim e nos deixa bem limpinhos. Ele nos perdoa.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por estar sempre pronto a me perdoar quando me arrependo.


ESCOVANDO OS DENTES – 21 DE MAIO 2018

Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? 1 Coríntios 6:19

Por que tenho que escovar “os dentes?” Por acaso você já fez essa pergunta? Reconheço que, quando era criança, eu a tinha um pouco de preguiça de escovar os dentes. Eu não queria parar de brincar e achava que, como eu iria comer de novo, pra que escovar os dentes? Mas cresci e aprendi que isso é importante. Minha mãe sempre falava para escovar os dentes e eu precisava obedecer. Deus quer que os filhos obedeçam aos pais. Além disso, precisamos cuidar do nosso corpo. Deus quer que nosso corpo esteja saudável para melhor servi-Lo.

Cuidar do corpo significa comer a comida certa, fazer exercícios, não prejudicar o corpo com drogas, álcool ou fumo. E escovar os dentes é uma forma de manter-se limpinho. Não é pecado deixar de escovar os dentes um dia ou comer um docinho de vez em Quando, mas é pecado estragar a saúdey. Portanto, cuide-se!

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a cuidar direitinho do meu corpo que pertence ao Senhor.


VOANDO COMO A BORBOLETA – 20 DE MAIO 2018

Inclinai os ouvidos, ó Céus, e falarei; e ouça a Terra as palavras da minha boca. Deuteronômio 32:1

Você já parou para observar as variedades de borboletas que existem? São lindas e encantam nosso mundo. Suas cores são as mais variadas possíveis. Essas cores são usadas como disfarce ou para elas se exibirem. Assim, as borboletas conseguem cegar e escapar de predadores. Enquanto elas voam, as asas ajudam na respiração. Seu colorido ajuda a coletar o oxigênio. As borboletas não voam do mesmo jeito o tempo todo. Se elas procuram comida, o voo é de um jeito. Se querem botar ovinhos, voam de outra forma.

Como Deus pensou em tudo? É incrível! As borboletas néo sabem falar, mas com o voo elas podem dizer muita coisa. E você pode fazer como uma borboleta: em vez de voar, pode falar do amor de Deus aos outros de maneiras diferentes. Você pode ensinar o amor de Deus através das palavras ou da forma como age.

Deus e eu

Senhor Deus, ajude-me a não ter medo de falar do Seus amor às outras pessoas.


UM VENCEDOR – 19 DE MAIO 2018

Portanto usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Romanos 12:6

Pedro perdia em tudo que tentava fazer. Não sabia jogar futebol direito, não conseguia fazer letra bonita e não ia bem em matemética. Ele se sentia um fracasso. A professora começou a perceber que ele não conseguia fazer amigos e ficava sempre sozinho. Até que um dia ela observou que ele conseguia fazer uma coisa incrível. Ele sabia pedalar bem devagarinho a bicideta, sem cair. Sabia se equilibrar com muita facilidade. Foi Iançada, então, a competição da ‘baixa velocidade”. Quem conseguisse andar mais tempo sem cair seria o campeão. Ninguém mais conseguiu. Só Pedro foi até o fim, sem cair. Depois disso, todos passaram a ver o Pedro de modo diferente. Perceberam que ele não era o que pensavam. Ele agora era um vencedor.Todos nós temos talentos e Deus ama cada um de maneira muito especial.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelos dons que o Senhor me dá. Ajude-me a usá-los da melhor forma.


LATINHAS BARULHENTAS – 18 DE MAIO 2018

Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por Mim. João 14:6

Quando criança, aprendi a fazer um brinquedo especial, que minha mãe ensinou. Eu furava duas latinhas de molho de tomate vazias e ali amarrava um barbante comprido, que desse a altura dos pés até os braços. Colocava as latinhas nos meus pés, com o buraco para baixo, como se fosse um chinelo e assim caminhava segurando a latinha pelo fio. Fazia um barulho danado, mas era muito gostoso. Eu me sentia o máximo andando sobre as latinhas. Mas uma coisa eu não podia fazer: andar com as latinhas dentro de casa, só podia andar no quintal. Essa era a área permitida e eu precisava obedecer.

Eu achava que, ficando no mais alta, poderia Chegar mais perto do Céu. Enquanto brincava, aprendi que Jesus é a ponte de ligação entre mim e Deus. Só Ele faz com que eu possa chegar bem pertinho do Céu, e não as minhas latinhas nos pés.

Deus e eu

Obrigado Jesus, por ser a ponte que me leva até o Céu.


FORMIGUINHAS ESPERTAS – 17 DE MAIO 2018

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Provérbios 6:6-8

Você já ouviu a história da cigarra e da formiga? Enquanto a dona formiga trabaiha, se preparando para não faltar alimento na casa, dona cigarra canta sem parar e se intromete na vida da formiga. Ela acha tudo aquilo desnecessário. Pra que trabalhar tanto? Mas, quando chega o frio, a formiga está bem preparada e a cigarra, que não fazia nada, só cantava o tempo todo, fica perdida sem ter o que comer.

As formigas nos ensinam uma grande lição de trabalho e perseverança. Elas não desistem facilmente. Nunca ficam despreparadas. Sempre trabalham unidas. Alguma vez você já parou para observar as formiguinhas? Se você encontrar uma formiguinha carregando uma folha e colocar o dedo na sua frente, ela vai encontrar outro caminho. Ela não tem medo dos obstáculos. Não desiste, é perseverante. Jesus quer que sejamos como as formiguinhas: pacientes e perseverantes.

Deus e eu

Papai do Céu, obrigado pelo exemplo tão lindo que as formigas nos dão.


LIGADOS EM JESUS – 16 DE MAIO 2018

Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada. João 15:5

É muito bom pegar uma fruta diretamente da árvore e comer o quanto quiser! Na minha casa, havia cinco pés de tangerinas. Hum! Era muito bom! Tinha a época certa de elas aparecerem e todos em casa esperavam ansiosamente esse tempo. E como era bom! Eu podia comer na hora que bem quisesse.

A fruta não aparece de uma hora para a outra. Ela precisa ser cultivada, precisa de água para poder crescer e o galho precisa estar ligado ao tronco. Se o galho cair, vai morrer e não dará fruto. Uma vez, Jesus disse que nós somos como ramos que precisamos estar ligados à videira. A videira é uma planta frágil e precisa de muitos cuidados. Assim como Jesus precisou ficar ligado o tempo todo ao Pai, nós precisamos estar ligados a Jesus, porque sem Ele não somos nada. Não podemos fazer nada sozinhos. Jesus é quem nos orienta.

Deus e eu

Jesus querido, quero estar ligado ao Senhor o tempo todo.


BORBULHANDO DE RAIVA – 15 DE MAIO 2018

O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso. Salmo 103:8

Você já ouviu alguém dizer: “Ele está estourando de raiva”? Você já se sentiu assim? Já senti raiva algumas vezes. Depois a raiva passa e eu me arrependo de ter sentido tudo aquilo. É normal sentir raiva, mas não podemos deixar que a raiva nos domine. Quando alguém está estourando de raiva, isso significa que a pessoa está tão furiosa que parece que vai estourar com palavras e atos cheios de raiva.

Você sabia que Deus não é assim? Se você tentar soprar com um canudinho dentro de uma xícara de água, rapidamente se formarão bolhas bem legais. Mas, se você tentar a mesma coisa em um balde, não irá conseguir com tanta rapidez. Vai demorar muito. E assim é Deus. Ele é bem lento para se irritar. A Bíblia diz que Ele tem muito amor e o perdoa quando você se arrepende de algo errado que tenha feito. Que exemplo para nós!

Deus e eu

Por favor, Jesus, ajude-me a ser paciente e não me irritar com qualquer coisa.


MUDANDO DE COR – 14 DE MAIO 2018

Serei honesto em tudo o que fizer. Salmo 101:2

O camaleão é um bichinho muito diferente. Sabia que ele troca cor? O camaleão escolhe a cor que quer ficar. Dependendo do ambiente em que ele está, pode ser na terra ou no meio das plantas, seus olhos recebem as informações das cores do lugar e as enviam para cérebro. Aí o corpo, criado de uma forma tão especial por Deus, solta uma substância que faz com que a pele mude de cor.

Já imaginou se Deus também tivesse feito os seres humanos dessa forma? Seria terrível. Se eu visse uma beterraba, poderia ficar vermelha. Uma alface poderia me deixar verde. Se eu tivesse em uma sala com parede toda azilzinha, ficaria azul. Acho que não daria certo. Deus criou o camaleão assim porque ele precisa dessa mudança para sobreviver, mas eu e você não precisamos mudar. Podemos ser sempre os mesmos, bondosos, sorridentes e verdadeiros.

Deus e eu

Querido Deus, ajude-me a ser sempre o mesmo, transmitindo alegria e bondade.


DE OLHO NO NARIZ – 13 DE MAIO 2018

Eu te Louvarei porque de modo tão maravilhoso fui formado. Salmo 139:14

Você não é uma árvore e nem uma estrela que briha no céu. Você é um ser humano criado por Deus e com capacidades diferentes. Uma árvore, por exemplo, só pode se balançar quando o vento sopra. Você pode se balançar quando quiser. Você não precisa de um vento forte para isso. A estrela não tem nariz para sentir um cheirinho gostoso. Mas você é especial porque tem olho, nariz, boca, ouvido para ouvir coisas boas e também pés e mãos que não param um minuto de trabalhar. Você pode sentir o cheirinho gostoso da comida da mamãe, das flores, de um perfume; e o nariz nos avisa até quando algo está errado. Quando você era bebê, antes de conseguir enxergar, foi pelo cheiro que você conheceu a mamãe. Como Deus é perfeito e maravilhoso, Ele pensou em cada detalhe. Você foi feito de maneira especial.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me criar de maneira tão especial.


PEÇAS DE UM DOMINÓ – 12 DE MAIO 2018

Este Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a Sua proteção. Salmo 18:30

Sempre gostei de jogar dominó com meu avô. Ele era barbeiro e ficava na sa!a, onde cortava cabelo, esperando os clientes chegarem. Enquanto os clientes não chegavam, eu ia até lá para jogar dominó com ele. Durante o tempo em que meu avô cortava o cabelo das pessoas, eu fazia torres com as peças do dominó. Você também pode fazer. É superlegal! Eu também colocava as pecinhas uma atrás da outra, em fileira, e qualquer movimento brusco poderia derrubar todas elas.

Você já imaginou construir uma casa de verdade com peças de dominó? Com certeza, essa casa não iria aguentar. Qualquer vento poderia derrubá-la. E assim é a vida: qualquer coisa, como uma bronca da professora, uma discussão entre o papai e a mamãe, pode nos derrubar e nos deixar tristes. Mas, se estivermos ligados a Jesus, nada poderá nos derrubar ou nos entristecer.

Deus e eu

Bondoso Deus, peço Sua companhia em cada situação da minha vida.


PEIXE-PALHAÇO – 11 DE MAIO 2018

Deus deu ao homem domínio sabre os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar. Salmo 8:8

O peixe palhaço vive em um lugar onde outro peixe provavelmente não pode caça-lo. Ele fica bem escondidinho entre as anêmonas. Essas anêmonas, que servem de casa para ele, estão cheias de um poderoso veneno que pode paralisar qualquer ser vivo que tocá-las. Mas o peixe-palhaço não é atingido por esse veneno. Quando o peixe-palhaço se aproxima da planta, ele diminui sua barriga devagarzinho e começa a passar. Em cima de sua pele existe uma substância transparente, que não deixa o veneno invadir o corpinho. Quanta coisa interessante que os animais podem fazer para se defender! E Deus cuida de cada bichinho que está no fundo do mar. Foi Deus quem deu propriedades especiais e os colocou nos lugares onde vivem. Acredito em Deus e tenho certeza de que foi Ele quem criou todas as criaturas que vivem no fundo do mar. E você?

Deus e eu

Querido Jesus, muito obrigado por criar bichinhos tão lindos para nós alegrar.


BOM DEMAIS – 10 DE MAIO 2018

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem aventurado o homem que nEle confia. Salmo 34:8

Conheço muitas crianças que nem provam comidas diferentes e já falam que não gostam delas.Tenho certeza de que você gosta de maçã, banana, goiaba, tomate, alface, cenoura, beterraba, tudo de bom. Esses alimentos fazem bem para a saúde e vão ajudá-lo a crescer muito saudável. Pode ser que você não goste de alguma coisa, mas você já experimentou? Se não experimentou ainda, que tal provar? Meu filho caçula sempre falava que não gostava de mamão, e não queria experimentar de jeito nenhum. Até que um dia, na casa de um amigo, experimentou a fruta. Depois desse dia, nunca mais deixou de comer mamão.

Em nosso relacionamento com Deus, só posso dizer que gostamos de Deus, que não podemos viver sem Ele, se passarmos um tempinho provando de Seu amor e Sua bondade. Se você provar, vai gostar tanto que nunca mais vai deixá-Lo.

Deus e eu

Querido Deus, quero estar bem pertinho do Senhor é conhecê-lo cada dia mais.


NÓ DA AMIZADE – 09 DE MAIO 2018

Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus. Rute 1:16

Os desbravadores têm uma missão muito grande no clube. Eles precisam aprender a fazer nós diferentes. Você sabe dar um nó? E desfazer o nó, você consegue? Às vezes, fazemos uns nozinhos difíceis de se desfazer. Ficamos até irritados por não conseguir desfazer o nó de uma sacolinha de plástico, por exemplo. Mas você sabia que o nó pode representar uma verdadeira amizade? O nó representa o compromisso que a gente tem com a outra pessoa. Uma verdadeira amizade é muito difícil de se desfazer, igualzinho a um nó.

A Bíblia conta a história da amizade muito linda e verdadeira entre Rute e Noemi. Rute era casada com o fiiho de Noemi e elas acabaram se tomando grandes amigas. Nada, mas nada mesmo, poderia separar essas amigas. Elas gostavam de estar juntas, de conversar e de louvar a Deus. A verdadeira amizade dura para sempre.

Deus e eu

Por favor, Senhor ajude-me a conservar as amizades verdadeiras.


TER PACIÊNCIA É MUITO BOM – 08 DE MAIO 2018

Os olhos de todos esperam em Ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Salmo 145:15

Você é paciente? Pode ser que você nem saiba o que significa essa palavra, mas é muito simples. Ser paciente é ter calma e saber esperar. Acostumamos a querer as coisas na hora. Se eu quero um brinquedo, fico falando pro meu pai o tempo inteiro que quero e ele tem que me dar na hora. Você acha isso certo? Precisamos aprender a esperar. Parece que a espera é insuportável, mas a gente aguenta.

A natureza também vive em uma constante espera.Você já observou o pôr do sol? É aquela horinha tão gostosa em que o sol vai embora para as estrelas aparecerem. O sol vai bem devagarinho. Ele não tem pressa. Uma plantinha também leva tempo para crescer e, se você tentar fazer com que ela cresça mais rápido, puxando-a para cima, com certeza não terá sucesso. Ela irá morrer. Seja paciente e você será muito mais feliz.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor a ser paciente com todos os que estão perto de mim.


CARTA PARA VOCÊ – 07 DE MAIO 2018

O rei Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Depois, foi até o Templo, pôs a carta ali, na presença de Deus, o Senhor. Isaías 37:14

Todo mundo gosta de receber cartas. Você já recebeu alguma carta pelo correio? Com a internet, tudo ficou mais fácil. As pessoas se comunicam bem mais rápido; e a carta escrita à mão tem sido deixada de lado. É muito bom escrever cartas, principalmente para alguém muito distante, mas o mais gostoso é receber. Se você tem um amiguinho que mora longe, tente escrever uma carta para ele e enviá-la pelo correio comum.

Sabia que ler a Bíblia é como ter vários amiguinhos por correspondência? As cartas da Bília foram escritas de muito longe e você pode ler em casa. Essas cartas foram escritas dos mais diferentes lugares: prisões, palácios, desertos, até mesmo ilhas. Cada vez que você lê a Bíblia, é como ter vários amigos que nos escrevem mensagens de Deus. E você também pode aproveitar a oportunidade e escrever para um amigo falando de Jesus.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, pelas cartas tão lindas que o Senhor deixou para mim.


ATENTO COMO CORUJINHA – 06 DE MAIO 2018

Somente em Deus eu encontro paz; é dEle que vem a minha salvação. Salmo 62:1

Gosto de fazer caminhada pelo bairro onde moro. Andando por uma das ruas, me encontro sempre com uma corujinha que fica voando pra lá e pra cá. Seu voo é silencioso e ela fica atenta o tempo todo. Seus olhos são enormes e ela consegue enxergar tudo no meio da noite. Ela ouve muito bem; parece um radar. A coruja é uma avezinha silenciosa. Está sempre pronta a ouvir.

Quantas vezes você já parou e ficou atento, ouvindo como uma corujinha? Deus quer falar com você e, para isso, é preciso parar e ouvir. Ele pode falar com você através da oração, da música que você canta, na reverência na igreja. Se você não para nenhum minuto de conversar na igreja, com certeza não vai conseguir ouvir o que Deus tem a falar. Pare e ouça o que Jesus tem a falar para você.

Deus e eu

Jesus querido, me ajude a parar um pouquinho por dia para ouvir Sua voz.


 O MELHOR CAMINHO – 05 DE MAIO 2018

Abrão saiu do Egito com sua mulher e com tudo o que tinha e foi para o sul de Canaã. E Ló o seu sobrinho, foi com ele. Gênesis 13:1

A Bíblia conta a história de um grande homem que foi muito fiel a Deus e muito humilde. Ele era rico, podia fazer de tudo, comprar o que quisesse, mas não fazia nada sem consultar a Deus. Esse grande homem foi Abraão. Ele tinha um sobrinho que se chamava Ló. Abraão desejava uma terra melhor e ele podia tê-la.

Certa vez, Deus ordenou que Abraão e Ló se mudassem do Egito para a terra de Canaã. Quando eles chegaram ao local, alguns problemas começaram a acontecer e Abraão precisou fazer uma escolha. Em vez de escoiher a melhor terra para si, pois era o mais velho, ele deixou generosamente que Ló escolhesse primeiro, que escolhesse a terra que ele bem entendesse. Abraão conservou a paz, mesmo tendo que viver em um lugar ruim. Deus abençoou Abraão e prometeu lhe dar uma terra inteira sem problemas.

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a fazer boas escolhas e a manter a paz como Abraão.


AR PERFEITO – 04 DE MAIO 2018

Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo. Gênesis 2:7

Por quanto tempo você consegue segurar a respiração? Se você sabe nadar, com certeza consegue ficar um born tempo sem respirar. Quando eu era criança, passei alguns apuros por não conseguir respirar direito. Até os seis anos, tive bronquite. Quem tem bronquite sabe do que estou falando. Em uma crise, a respiração se torna tão difícil que a gente acaba, precisando de um aparelhinho ou de um remédio. Hoje, não tenho mais nada. Respiro normalmente.

O ar é essencial e indispensável à vida. Você pode viver semanas sem alimento e dias sem água. Sem ar, é impossível. Se você ficar sem ar, morrerá em minutos. Jesus é quem nos dá o ar perfeito. É pena que o homem esteja poluindo esse ar! Quando Deus soprou o fôlego da vida em Adão, seus pulmões se encheram de ar e ele passou a viver. Deus é mesmo maravilhoso!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelo ar que respiro.


FAZENDO O QUE É CERTO – 03 DE MAIO 2018

A nossa vontade é fazer aquilo que tanto o Senhor como as pessoas acham certo. 2 Coríntios 8:21

Se você visse um grande amigo fazendo algo errado, como bater em outro colega, responder à professora ou colar na prova, o que você faria? Contaria a seus pais e professores? E uma situação difícil, não é mesmo? Muitas vezes, os amigos se afastam da gente porque queremos fazer a coisa certa.

É bom compartilhar com seus pais o que acontece em sua vida, principalmente coisas que possam ser preocupantes. Seus pais vão aconselhá-lo sobre o que fazer quando você estiver nessa situação. Eles vão ajudar você. Não se esqueça também de que você mesmo pode se aproximar dos amigos e conversar com eles. A princípio, eles não vão gostar muito, mas é uma chance de corrigirem o erro e não praticá-lo mais. Uma coisa muito importante é que, quando você falar com seus pais, conte também as coisas boas que seus amigos fazem Seja amigo de todos e valorize a honestidade.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a sempre fazer o que é certo.


 SOBREVIVENDO NO FUNDO DO MAR – 02 DE MAIO 2018

Deus espalha relâmpagos em volta de Si, mas o fundo do mar continua escuro. Jó 36:30

A vida no fundo do mar não é tão simples assim. Cada bichinho tenta se defender como pode. O camarão-louva-a-deus é um bichinho diferente que vive no fundo do oceano. Ele tem uma aparência espalhafatosa e vive em um abrigo embaixo da areia. Quando o camarão sobe para se alimentar, ele usa suas presas como um martelo.

O polvo, que é outra criaturinha do mar, vive rodeando o Sr. Camarão para se alimentar dele, mas o camarão-louva-a-deus é muito esperto. Ele ataca o polvo diretamente nos olhos para poder se defender e, quando o polvo inimigo vai embora, ele ainda segue pelo caminho para ter certeza de que ele se foi mesmo.Todos precisam sobreviver de alguma forma. E quem criou todos esses bichinhos foi Deus que lá de cima, olha e cuida para que todos vivam bem.

Deus e eu

Assim como o Senhor cuida dos bichinhos do mar, cuide de mim todos os dias.


ELE VÊ TUDO – 01 DE MAIO 2018

Ai dos que escondem os seus planos do Senhor, que fazem as suas maldades na escuridão. Isaías 29:15

Você já brincou de esconde-esconde? Na infância, brinquei muito de esconde-esconde na rua. Ainda se podia brincar na rua sem nenhum perigo. Hoje, infelizmente, já não há condição de se fazer isso. Eu tinha muitos amigos na vizinhança e a gente se juntava nas férias para brincar de queimada, vôlei e até futebol. Era muito bom! Quando a gente brincava de esconde-esconde, era muito divertido porque ninguém queria ser descoberto; e era difícil se esconder. A vontade de rir era muito grande, mas não podia fazer barulho.

A gente pode se esconder dos amigos, mas nunca de Deus. Uma vez, Adão e Eva pecaram e tentaram se esconder de Deus. Até parece que eles iam conseguir! Deus descobriu onde eles estavam, conversou com eles e mostrou o erro que haviam cometido. E é assim comigo e com você: não podemos nos esconder de Deus. Ele vê tudo.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por sempre olhar para mim.


MAIO 2018


 Deixe Brilhar – 30 de Abril 2018

A Tua palavra é Lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. Salmo 1 19:105

Ninguém gosta de ficar no escuro. Alguns sentem medo, outros se sentem perdidos. Realmente, é horrível ficar no escuro. Antigamente não existia luz elétrica. As pessoas se juntavam num mesmo ambiente e ficavam ali à luz de velas. E dormiam cedo porque não tinham muito o que fazer no escuro. Hoje, tudo é muito diferente. É só apertar um botãozinho e, pronto, a luz acendeu.

Sabia que viver uma vida sem Deus é como viver na escuridão? É isso mesmo! Deus é nossa luz. Ele é a luz do mundo, que ilumina a vida das pessoas. Assim como não conseguimos viver sem luz elétrica, nãoz conseguimos viver sem Deus. A Bíblia é a palavra de Deus, e ela é a lâmpada que ilumina o caminho, assim como diz o versinho de hoje. Você pode memorizar esse versinho e falar em todos os lugares por onde passar.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a ser uma luz por onde eu passar.


 Minha Bonequinha – 29 de Abril 2018

Abre, Senhor, os meus Lábios, e a minha boca entoará o Teu louvor. Salmo 51:15

Alguma vez você já tentou falar com a boca fechada? Quando eu era criança, fazia algumas travessuras e uma delas era colocar fita adesiva na boca e tentar conversar com meus amigos. Todos faziam a mesma coisa, e acabava sendo engraçado. Era impossível conversar com a boca tampada.

A boca come, fala, canta, grita. Ela é muito obediente em tudo. Quando você está a mesa para comer, este é o momento de a boquinha comer as coisas boas e saudáveis e deixar de lado aquilo que faz mal. Quando a mamãe chama, a boca deve responder com rapidez: ”Já estou indo!”Jesus fez a boca para comer alimentos que fazem bem para o corpo, e para falar palavras que alegram as pessoas e nos alegram também. Com ela, você pode cantar; e como é bom cantar! Você também pode sorrir e trazer alegria para todas as pessoas.

Deus e eu

Muito obrigado, Jesus, pela boquinha que o Senhor me deu. Com ela, quero louvá-Lo.


 Deus Me Ama – 26 de Abril 2018

Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou. Marcos 10:16

Quando se era criança, minha mãe me ensinou uma música.Talvez você também a conheça. Fala assim: “Cristo ama as crianças como eu, eu, eu.” Depois, a segunda parte fala: ”Cristo ama os grandes como tu, tu, tu.” Eu gostava muito de cantar essa música porque eu apontava para mim mesma e também para os grandes que estavam perto de mim. Cresci, continuo ouvindo essa música e Deus realmente me ama do jeitinho que sou. Ele ama cada criança – crianças baixinhas ou altas, crianças sorridentes, de todos os lugares. E Ele ama você também.

Quando Deus criou você, Ele sabia como você seria. Deus quer estar pertinho da gente o tempo todo e Ele não Se importa com as coisas que algumas pessoas acham importantes, como a beleza ou o dinheiro. Você é uma criança linda e Ele quer ver você sempre feliz.

Deus e eu

Jesus querido, muito obrigado por me amar tanto do jeito que sou.


  O Colorido das Flores – 25 de Abril 2018

E as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas. Cantares 2:12

As flores são lindas! Quando Deus criou as flores, com certeza, Ele estava muito feliz. Ele colocou muito colorido neste mundo. Fico imaginando como eram as flores no jardim do Éden. Se agora, com o pecado, achamos as flores tão lindas, imagine antes do pecado! As cores dão vida ao mundo e enchem nossos olhos de alegria. Gosto muito de olhar as flores, mas você sabia que o visual colorido é uma estratégia? As cores atraem animais que levam pólen de uma flor para outra, ajudando na reprodução dos vegetais. Estratégia interessante que Deus criou, e não o homem. Ele pensou em tudo com muito cuidado. Ainda há gente que tem coragem de dizer que tudo surgiu por acaso, que uma bomba explodiu e tudo apareceu. Essas pessoas estão enganadas. Elas precisam reconhecer a criação de Deus como verdadeira e conhecer também Seu grande amor.

Deus e eu

Senhor Jesus, obrigado pelas flores tão lindas que o Senhor me deu.


Você é Especial – 24 de Abril 2018

Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Salmo 37:4

Você é feliz do jeitinho que é? Magrinho, gordinho, baixinho, altinho, usando óculos, tendo os dentinhos pra frente? Conheço crianças que querem ser iguais a outras e não estão felizes. Precisamos ser felizes com o que temos e o que somos. Deus nos criou assim. Estar feliz ou triste só depende de você. Escolha ser feliz todo o tempo e saiba que você é muito especial para Deus e para as pessoas que estão perto de você.

Há uma música muito bonita que faIa o seguinte: ”Não há outro igual a você, nem um outro igual a você. Deus o ama assim como é você.” Agradeça a Deus todos os dias pela vida que Ele lhe deu, por ter o papai e a mamãe, a vovó e o vovô. Ou, quem sabe, você não tenha a família complete, mas tem alguém que se preocupa com você e cuida de você. Seja feliz sempre!

Deus e eu

Querido Deus, obrigado por me amar tanto e Se preocupar comigo.


 Primeiro Lugar – 23 de Abril 2018

Não ajuntem riquezas qui na Terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam e roubam. Mateus 6:19

Ganhamos dinheiro da mamãe, do papai, da vovó, do vovô ou até mesmo uma mesada todo mês, e o que fazer com ele, gastar ou guardar? Você já tentou guardar moedas em um cofrinho? É bom ouvir o barulhinho das moedas caindo dentro do cofrinho, mas melhor ainda é quando, depois de um bom tempo guardando, você abre o cofre e encontra muito dinheiro. O que você faria com tanto dinheiro?

O rei Salomão tinha muito dinheiro. Ele recebia muito ouro, e ouro é caríssimo. Além do ouro, havia jóias e outras coisas valiosas. Mas toda aquela riqueza não fazia de Salomão um homem bom, porque ele esquecia de colocar Deus em primeiro lugar na sua vida. O que você acha importante na sua vida? Seu vídeo game? Os tênis novos? Deus tem que ser o primeiro em nossa vida, porque Ele faz a diferença; as coisas não podem fazer nada.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por fazer a diferença na minha vida. Ajude-me a colocá-Lo sempre em primeiro lugar.


Eu sou o Bom – 22 de Abril 2018

Quem teme o Senhor e é humilde consegue riqueza, prestígio e vida longa. Provérbios 22:4

Algumas vezes, achamos que somos melhores do que realmente somos e ficamos cheios de orgulho. Cuidado para não se achar melhor que os outros! Somos todos iguais. Cada um tem o seu talento e precisa valorizar também o que os outros fazem. Os talentos são presentes de Deus.

Muitos se orgulham, dizendo: “Minha bicicleta é melhor que a sua”, ”Sou a melhor aluna da classe”, ”Tenho muito mais brinquedos que você”. Deus não quer que fiquemos nos orgulhando disso. Quando você receber um elogio, agradeça dizendo ”muito obrigado”, mas não se esqueça de que Deus é quem merece todo o louvor. Ser o melhor jogador de futebol não quer dizer que isso vai fazer de você a melhor pessoa do mundo. Seja humilde, simples e não menospreze os outros. Quando somos humildes, reconhecemos Deus come o autor dos nossos talentos. Todos têm valor aos olhos de Deus.

Deus e eu

Querido Senhor, ajude-me a ser humilde a cada dia é não me achar melhor que os outros.


Dormindo em Pé – 21 de Abril 2018

Não são as cavalos de guerra que ganham a batalha a sua grande força não pode salvar ninguém. Salmo 33.17.

Morei em uma casa onde, bem de frente, havia uma casa simples, com uma égua e seu filhotinho. Passei a observar o filhotinho. Ele andava, pulava, corria. O mais interessante é como ele era grudadinho na mãe. Não saía de perto dela por nada. Onde ela ia, o pequeno ia atrás.

Os cavalos dormem em pé. Na realidade, eles não dormem profundamente. Apenas tiram uma sonequinha e, se precisar, saem correndo na mesma hora. Você já imaginou dormir em pé? Deve ser muito ruim. Eles só deitam quando se sentem seguros. Com a gente, acontece algo parecido. Quando estamos pertinho dos nossos pais, em casa, nos sentimos seguros, porque sabemos que eles cuidam de nós. Quando dormimos, sabemos que Jesus manda Seus anjos para cuidar de nós e da nossa casa. Que segurança maravilhosa! Não precisamos dormir em pé e nem sair correndo!

Deus e eu

Facebook Comments
Fale Conosco!