Devocional Infantil – II

Print Friendly, PDF & Email

FALANDO AOS OUTROS – 19 DE JULHO 2018

Pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. 2 Timóteo 4:2

Pessoas que nos ensinam coisas boas, como os professores e os pais, são sempre queridas por todos. Hoje, temos muitas pessoas que podem nos ensinar coisas para a vida, nos ajudar em decisões a serem tomadas; mas antigamente era um pouquinho diferente. É claro que as crianças tinham os pais, que ensinavam aquilo que era direito, mas o povo de Israel era muito teimoso. Deus falava de um jeito, e eles faziam diferente. Eles tiveram dificuldade em seguir a Deus. Por isso, Deus dizia aos profetas o que eles deviam falar, e os profetas iam até o povo e assim anunciavam as palavras de Deus.

O povo não gostava muito dos profetas porque eles falavam verdades que ninguém queria ouvir. Os profetas falavam que eles deviam parar de pecar. Mas o povo não dava ouvido. Deus também dá mensagens especiais para cada um de nós através da Bíblia e quer que falemos aos outros sobre Suas promessas.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a falar das Suas promessas às pessoas que não O conhecem.


QUEM ENVIOU SOCORRO? – 18 DE JULHO 2018

Quando você atravessar águas profundas, Eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Isaías 43:2

Ivone era uma ótima nadadora. Ela e mais sete pessoas pegaram um bote e, em três horas, pretendiam atravessar certo trecho do mar. De repente, o motor do bote pifou.Tentaram utilizar o outro motor, mas não deu certo. Tentaram o rádio, mas nada funcionou. Estavam agora no meio do mar, perdidos. Não conseguiram contato com ninguém e a solução era esperar. De repente, ondas grandes começaram a se formar e todos tiveram que pular no mar e tentar se salvar. Ivone, como nadava muito bem, começou a nadar sem parar para conseguir socorro. No meio do caminho, algo estranho aconteceu. Um tubarão apareceu e ela ticou desesperada. Quase desmaiou, quando de repente dois golfinhos apareceram para salvá-la. Eles ficaram com ela durante 12 horas, esperando o socorro, e não deixaram que o tubarão a atacasse. Deus enviou os golfinhos para salvar Ivone. Deus realmente cuida de cada um de nós.

*Deus e eu

Muito obrigado, Senhor, por cuidar de mim em todos os momentos.


TIRANDO TODO  MEDO – 17 DE JULHO 2018 

O Senhor me Livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém. Salmo 27:1

Certa vez, passei um grande medo. Eu e minha irmã fomos até a casa dos meus primos para brincar. Brincamos muito durante o dia e, a noitinha, minha avó nos levou de volta para casa. Meu primo, muito travesso, fez uma coisa que nós nunca esquecemos. Ele soltou o cachorro, Dick, para correr atrás da gente. Que medo terrível passamos! E vovó, pobrezinha, fez de tudo para acalmar a gente. Por muito tempo, fiquei com medo de cachorro por causa dessa brincadeira, mas agora já passou.

Os discípulos também sentiram medo quando estavam em um barco no mar. Uma tempestade terrível começou e eles não sabiam o que fazer.Você já imaginou um mundo sem medo? O céu será assim, um mundo sem medo. Jesus vai tirar todo medo da gente, assim como Ele tirou o medo dos discípulos na hora que eles mais precisaram, acalmando a tempestade.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por estar perto de mim quando estou com medo.


AMIGOS DE TODOS – 16 DE JULHO 2018

Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todas, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé. Gálatas 6:10

Você acha possível ter mais de um melhor amigo? Será que é legal falar para os outros coleguinhas que alguém é seu melhor amigo? Isso pode fazer com que os outros se sintam tristes. Deus quer que sejamos bondosos e amorosos com todos. Se você fizer isso, conhecerá muitas crianças que são como você e que querem ser suas amigas.

É muito divertido ter vários amigos! É claro que você pode ter um ou dois que são mais chegados do que todos os outros. Um amigo especial que você não pode deixar de lado é Jesus. Quando Jesus viveu na Terra, Ele foi amigo de todos e era muito amoroso com todas as pessoas. Ele não tinha uma pessoa em especial. Ele gostava de todos de maneira igual. Jesus não foi atrás de melhores amigos; Ele foi o melhor amigo. Você também pode ser assim. Em vez de procurar o melhor amigo, seja você o melhor amigo de todos.

Deus e eu

Papai do Céu, quero ser amável e bondoso com todos os que estão perto de mim. Quero ser um amigo de verdade.


OS FILHOS DE DEUS – 15 DE JULHO 2018

Quando Israel era criança, eu já o amava e chamei o Meu filho, que estava na terra do Egito. Oseias 11:1

Quando pequena, cantei no coralzinho da igreja. Eu cantava o solo de uma música e, no coro, todas as crianças cantavam comigo uma frase muito especial: ”Somos, filhos de um Rei, sim, filhos de um Rei…” Vou ser sincera: quando pequena, eu não entendia muito bem o que isso queria dizer. Eu tinha um pai e uma mãe, e eles não eram reis. Eu não vivia em um palácio, como o de um rei. Aos poucos, entendi que esse Rei não era o meu pai que vive comigo e sim Deus, que me criou. Deus me ama tanto que me fez Sua filha. Poderei viver um dia no palácio com Ele. Nos tempos bíblicos os filhos de Deus se afastaram dEle. Será que Deus também Se afastou deles? Não, Ele nunca Se afastou e nunca irá Se afastar de mim também. Ele é o meu Pai.

Deus e eu

Obrigado Jesus, por me chamar de seu filho.


FLORES AMARELAS – 14 DE JULHO 2018

A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre. Isaías 40:8

Recebi a visita de aIguns amigos em casa. Você já recebeu amiguinhos em sua casa? É sempre bom receber amigos! Você pode pedir para a mamãe preparer aquele bolo gostoso e servir para os amigos.

Quando sei que alguém vem à minha casa, já me preocupo em preparar algumas coisas gostosas. Quero que todos se sintam bem. Nesse dia, arrumei a sala de um jeito especial porque eu queria que todos vissem minha casa bem-arrumada. E, quando uma das amigas chegou, que surpresa! Ela me presenteou com um vaso de flores. Eram flores amarelas em um vasinho também amarelo. Fiquei muito feliz e logo coloquei o vaso na minha mesa de jantar. É pena que, com o tempo as flores murcharam, e logo não pude ter mais o meu de flores.

O versinho de hoje fala que tudo pode passar, mas a Palavra de Deus nunca passa. Ela nunca morre.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, por me dar a Sua Palavra.


OBEDECER É MELHOR – 13 DE JULHO 2018

Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Isaías 1:19

Catarina era uma cachorra boxer que nós tinhamos em casa. Desculpe-me se você se chama Catarina, mas, quando ganhamos a cachorrinha, ela já veio com esse nome. Ela sempre foi muito obediente. Não passava do portão para fora. Ficava paradinha esperando o carro sair.

Depois de um tempo, compramos um golden retriever e colocamos o nome de Elvis Ele era pequeno e muito teimoso, mas Catarina o ensinou direitinho, como se fosse seu fllho. Ele aprendeu a obedecer e até hoje é um ótimo amigão.

Às vezes, fica difícil obedecer quando queremos muito fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Por exemplo, você precisa fazer a tarefa de escola antes de brincar, mas quer brincar primeiro. A mamãe já avisou que a regra é essa e você teima em fazer diferente. Você acha que ganha alguma coisa com essa teimosia? Assim como o Elvis, você também pode aprender a obedecer e com certeza Jesus também quer isso de você.

Deus e eu

Jesus querido, ajude-me a ser sempre obediente.


RÁPIDOS E LENTOS – 12 DE JULHO 2018

Mas Tu, Senhor, és Deus de compaixão e de amor; és sempre paciente, bondoso e fiel. Salmo 86:15

Gosto muito de ir à praia. Gosto de brincar na água e de jogar frescobol, mas uma das coisas de que mais gosto é observar as pessoas que passam e principalmente as crianças. Elas não se cansam por nada. Vão até a água, brincam, pulam, nadam, engolem um pouquinho de água e voltam correndo pela areia quente para pedir alguma coisa para a mamãe.

Observando três crianças que brincavam na areia, percebi que resolveram ir para a água. Duas saíram correndo, mas uma ficou para trás. Ela correu o máximo que podia para alcançar as outras, mas não foi muito feliz. Suas amigas não a esperaram e para pensar; ”Como é ruim ficar para trás e as amigas não esperarem.” Uns são mais rápidos na decisão, outros são mais lentos. Por isso, se você for o rapidinho, tenha calma, pare e espere pelo amigo. E, se você for o vagaroso, não se desanime. O importante é chegar!

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a ser paciente e compreensivo em qualquer situação.


É SÓ ALEGRIA – 11 DE JULHO 2018

A alegria faz bem a saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. Provérbios 17:22

Você sabia que os bichinhos gostam de brincar? O urso branco sobe uma colina bem alta; sobe o quanto pode e depois escorrega na neve. Você já experimentou escorregar em um barranco todo gramado? É muito bom!

Até os pássaros brincam, voando no céu. As gralhas voam bem alto, e todas juntinhas. Em certo momento elas brincam, fechando as asas e se atirando de Iá de cima até o chão. Quando chega pertinho do chão, elas abrem as asas e sobem de novo. Elas podem fazer isso porque sabem voar. Você não pode se atirar do alto, certo? Deus criou você para ser animado e feliz. É difícil ver uma criança desanimada, mas muitas são meio dengosas e não aceitam brincadeira. Deus Se agrada quando vê você brincando e participando com seus amigos.

Deixe o coraçãozinho sempre alegre. Ache tempo, como os animais, para brincar e se alegrar.

Deus e eu

Querido Jesus, ajude-me a ter um coração sempre alegre para compartilhar com meus amigos.


 AMIGO DE VERDADE – 10 DE JULHO 2018

Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. Provérbios 18:24

É muito bom conversar com um amigo de verdade. Acho que você deve ter um amigo ou uma amiga de verdade. É bom trocar ideias falar das coisas que você fez durante o dia. Com um verdadeiro amigo você pode falar as coisas boas da vida e também as ruins. O amigo verdadeiro não vai contar para os outros aquilo que é segredo entre vocês.

Você sabia que existe um Amigo que é tudo isso que eu falei para você e ainda faz questão de estar perto de você todos os dias? Esse amigo verdadeiro é Jesus. As pessoas da Bíblia sabiam que Jesus era um amigo de verdade e conversavam muito com Ele. E você também pode conversar com Ele em qualquer hora do dia. Você não precisa usar o telefone para isso. É só falar em oração ou escrever, e Ele vai bater o maior papo com você. Experimente!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por ser meu melhor amigo.


PENSANDO NO FUTURO – 09 DE JULHO 2018

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará. Salmo 37:2

O que você quer ser quando crescer? Quando eu era criança, o que eu mais queria era ser professora. Brincava de escolinha com minhas irmãs e meus primos, mas a professora era sempre a minha irmã mais velha, e meu primo era o diretor. Meu primo mais novo e eu sempre éramos os alunos. Como eu queria ser a professora, um dia! Todo mundo se preocupa com o futuro. Quem sabe você pense em ser um médico, um advogado, uma professora, uma enfermeira.

As flores, as árvores e as ervas não pensam no futuro. Para elas, tudo acontece de acordo com a vontade de Deus. Elas entregam o futuro nas mãos de Deus. Não conseguem pensar e nem realizar nada sozinhas, porque é impossivel. Quando você entrega o caminho a Deus, Ele dirige seu futuro, pois sabe o que é melhor para você.

*Deus e eu*

Bondoso Deus, quero entregar minha vida cada dia em Suas nãos. Cuide de mim.


OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS – 08 DE JULHO 2018

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: – Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Lucas 19:5

Ninguém quer perder. Queremos sempre vencer. Meu filho do meio gosta de correr, de participar de competições, mas ainda não conseguiu ser o primeiro. Ele treina bastante, mas precisa treinar muito mais para um dia conseguir alcançar a meta de tempo.

Todos gostam dos vencedores, não é? As pessoas geralmente gostam dos alunos que estudam e tiram notas boas, das crianças que vão bem em alguma competição, da criança que nunca desobedece.

Jesus passou a maior parte do Seu tempo com os perdedores. Sabe quem as pessoas consideravam perdedoras? Os pobres, os solitários, os doentes. Zaqueu era considerado um perdedor. Ninguém gostava dele, exceto Jesus! Ele fazia coisas erradas. Mas Jesus o encontrou e deu o maior voto de confiança. Zaqueu viu o quanto ele precisava de Jesus. Aqueles que acham que sabem tudo e não precisam de Jesus são os maiores perdedores. Vencedor é aquele que está com Jesus.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a ser gentil com as pessoas que se sentem perdedoras.


OS PÁSSAROS E SEUS NINHOS – 07 DE JULHO 2018

Então Jesus disse – As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do homem não tem onde descansar. Lucas 9:58

Talvez você esteja lendo este livro em casa. A casa é nosso abrigo. Nela, ficamos protegidos, seguros. Você sabe quanto tempo leva para se construir uma casa? Um prédio? Uma casa Ieva menos tempo que um prédio.

Os pássaros também constroem suas casinhas de diferentes formas. Existe uma variedade muito grande de pássaros e cada um faz sua casinha do seu próprio jeito. Cada espécie tem seu ninho especial. Alguns ninhos são apenas um buraco, mas outros são grandes construções com galhos e folhas. Eles também procuram construir seus ninhos em lugares seguros. Ali, os filhotinhos crescem sob a proteção da mamãe.

Foi Jesus quem criou os pássaros e cuidou para que cada um tivesse um ninho. Jesus não teve um ninho tão especial. Ele não teve casa, objetos e nem uma cama. Ele renunciou a tudo isso por amor a você.

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, pela casa que tenho para morar e me proteger.


QUANDO AGENTE SE DECEPCIONA! – 06 DE JULHO 2018

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o Seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu. Romanos 5:5

Quem não gosta de ter um amigo especial, aquele mais chegado, com quem a gente gosta de ficar perto o tempo todo? Muitas vezes, amigos assim se dão muito bem e outras vezes até brigam, mas continuam juntos.

Márcia também tinha uma grande amiga. Certa vez, combinaram de ir à igreja com roupa parecida. Era um vestido vermelho. Márcia chegou primeiro e ficou perto do portão, à espera da amiga. Quando a amiga chegou, que decepção! Ela não tinha feito o combinado. Ela viera com outra roupa, que não era nada parecida. Márcia ficou muito triste porque ela havia sido fiel ao que haviam acertado.

Você sabia que Deus prometeu muitas coisas para gente e é fiel em cumprir Suas promessas? Muitas coisas, Ele já cumpriu; outras, Ele ainda vai cumprir. Estou esperando ansiosa por Ele. Esta é uma das promessas: Ele vai voltar e não vai me decepcionar.

Deus e eu

Obrigado, Senhor, por cumprir Sua promessa e não me decepcionar.


NADA DE MANCHINHAS ! – 05 DE JULHO 2018

Mas Tu és misericordioso e estás pronto para nos perdoar, mesmo quando nos revoltamos contra Ti. Daniel 9:9

Eu gosto muito de mexer em jornais. Você já mexeu alguma vez? Os jornais soltam uma tinta que deixa a mão toda manchada. Aí você tem que lavar com muito sabão para poder sair a sujeira.

Quando pecamos, parece que ficamos sujos diante de Deus. Nosso coraçãozinho não fica limpo. Há uma música que fala que o sabão Iava o meu pezinho, lava o meu rostinho e lava também as minhas mãos, mas Jesus, para me deixar limpinho, quer lavar meu coração. Só Jesus pode lavar o coração. O sabão não vai conseguir fazer isso. Você pode ficar com o coraçãozinho limpo confessando a Jesus aquilo que você fez de errado. E isso você vai fazer através da oração. Deus atenderá, vai tirar rapidinho a mancha. e você vai ficar limpinho.

Deus e eu

Por favor, Jesus, tire a manchinha que está em meu coração. Que Deus maravilhoso!


QUANTO AMOR! – 04 DE JULHO 2018

Nenhuma quantidade de água pode apagar o amor, e nenhum rio pode afogá-lo. Cantares 8:7

O golfinho é uma das criaturinhas mais inteligentes da Terra. Quem foi que criou? É claro que foi Deus. Eu me lembro de um seriado que eu gostava muito de assistir na televisão, com a história de um golfinho. Ele se chamava Flipper. Ele brincava muito com seu amigo e se comunicava de uma forma tremenda, demonstrando alegria.

Os golfinhos têm a capacidade de demonstrar suas emoções. Quando ele está feliz, pula como uma criança; se está triste ou com dor, fica encolhidinho. Conta-se que um golfinho macho ficou muito tempo sem comer porque sua companheira havia morrido. Ele rodeava o corpo da amada, assobiando sem parar, e finalmente morreu de dor e tristeza. É terrível pensar nessa cena, mas Deus continua cuidando dos bichinhos. Deus tem tanto amor para dar que até parece que colocou um pouquinho nos golfinhos. Imagine quanto amor Ele tem para dar a você! Aproveite esse amor.

Deus e eu

Senhor Deus, obrigado pelo Seu amor por mim.


POUCO É MUITO – 03 DE JULHO 2018

Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz isto: Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que Eu, o Senhor, fizer cair chuva. 1 Reis 17:14

AIguma vez já aconteceu com você de ter que dividir um único biscoitinho?

A Bíblia conta a história de uma mulher que dividiu tudo o que tinha. Ela vivia sozinha com seu filho. Era uma época difícil, as viúvas eram desprezadas, quase não havia comida e a única coisa que a mulher tinha era um pouquinho de farinha e azeite. Ela poderia fazer um pãozinho bem gostoso e se alimentar com o filho. Mas, certo dia, apareceu um profeta chamado Elias e pediu que ela fizesse um pãozinho para ele. Deus havia falado para Elias ir até ela e pedir o pão. A viúva tinha tão pouco, mas, quando atendeu ao pedido de Deus e ofereceu o que tinha para o Seu servo, tudo mudou. Ela fez pão para Elias, para ela e seu filho por muitos dias. Aquilo que era pouco se tornou muito, Nunca mais faltou farinha e nem azeite na casa da viúva.

Deus cuidou da viúva, do menino, de Elias, e Ele também pode cuidar de você.

Deus e eu

Quero agradecer-Lhe, meu Deus, a preocupação é o cuidado que o Senhor tem por mim.


 VENTO FORTE – 02 DE JULHO 2018

Ninguém pode dominar o vento, nem segurá-lo.  Eclesiastes 8:8

Todo mundo gosta de um ventinho bem gostoso, principalmente no calor. Certa vez, voltando da escola, parecia que o céu ia desabar. Vinha uma chuva daquelas! Bateu um vento tão forte que quase me levou para longe. A princípio, tudo parecia divertido, mas, se eu não corresse, a chuva iria me pegar. E foi o que aconteceu.

Você sabia que as aranhas são levadas pelo vento? Quando nascem, elas não se desgrudam da mamãe. Umas tentam formar suas teias e começam a passar sozinhas de um lado para o outro. Outras, que ainda não conseguem formar a teia, se agarram nas costas da mamãe e vao passear juntas para conseguir alimento. Seus fios parecem paraquedas. Elas voam com o vento sem medo. Mas Deus cuida das aranhas. Quando viajam pelos ares, as pequeninas encontram novos lugares e criam suas próprias famílias. Deus sabe para onde elas vão.

Deus e eu

Muito obrigado, Jesus, por cuidar tão bem dos bichinhos e também de mim.


JESUS NÃO TIRA FÉRIAS – 01 DE JULHO 2018

Antes mesmo que Me chamem Eu os atenderei, antes mesmo de acabarem de falar, Eu responderei Isaías 65:24

As férias chegaram! Agora, você deve estar pensando em fazer mil coisas ao mesmo tempo. Brincar sem parar, dormir um pouquinho mais. chamar, os amigos para passar o dia com você ou até, quem sabe, fazer uns passeios legais, como ir ao zoológico, a museus, a parques diferentes, viajar com o papai e a mamãe… As opções são muitas. Você não pode é ficar parado nas férias, certo? Não perca tempo só assistindo à televisão, pois isso não fará bem a você. Aproveite para fazer coisas que vão deixá-lo feliz.

E uma coisa muito mais importante: não se esqueça de Jesus. Sabia que Ele não tira férias? Ele está sempre por perto, pronto a ouvi-lo e atendê-lo naquilo que você mais precisa. Às vezes, por ficarmos tão ocupados com tantas atividades durante o dia, nos esquecemos de falar com Jesus, mas não deixe Seu Amigão de lado. Ele quer participar das suas férias.

*Deus e eu*

Obrigado, Jesus, por querer fazer parte das minhas férias. Venha ficar comigo!!


JULHO 2018


JOÃO-BOBO – 30 DE JUNHO 2018

Mas Eu abençoarei aquele que confia em Mim, aquele que tem fé em Mim, o Senhor. Jeremias 17:7

Quando minha irmã mais nova era criança, mamãe lhe deu um brinquedo que tinha o nome de joão-bobo. Ele era de plástico e o fundo era arredondado. Na parte de baixo, havia um pesinho que não deixava o joão-bobo cair. A gente se divertia balançando o joão-bobo.

Sabia que joão-bobo também é o nome de um pássaro? Ele fica sem se mexer, como se estivesse paralisado. E um pássaro pequeno e meio bobo. Só não é bobo para construir seu ninho. O casal constrói junto; enquanto um cava o buraco, o outro vigia. Por causa de sua ingenuidade, ele acaba sendo facilmente atacado. Por isso, é chamado de joão-bobo. Ninguém gosta de ser chamado de joão-bobo. Se alguém faz isso comigo, eu fico triste. Jesus nunca chama um filho de joão-bobo; ao contrário, Ele ama tanto que não olha para o que somos, e sim para o que podemos ser.

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, por acreditar em mim.


MÚSICA, MAESTRO! – 29 DE JUNHO 2018

Ao som de trombetas e cornetas, cantem com alegria diante do Senhor, o Rei. Salmos 98:6

Você toca algum instrumento? Se ainda não toca, pense no assunto. É muito bom tocar, saber mexer, entender um instrumento musical. Nos tempos bíblicos, existiram muitos compositores e o povo também louvava a Deus tocando instrumentos. Seus instrumentos eram diferentes e tinham nomes que hoje não usamos. Por exemplo: adufe, que era um tambor fininho, parecido com um pandeiro; saltério, um instrumento de cordas parecido com uma harpa pequena; e o pífaro, um instrumento de sopro, como uma flauta. Logicamente também existiam outros.

Muito tempo atrás, viveu um grande compositor chamado Beethoven. Ele não está na Bíblia, mas tocava piano como ninguém. Ele fez músicas maravilhosas que podemos ouvir até hoje. Em certo periodo de sua vida, Beethoven ficou surdo e mesmo assim não deixou de compor. Suas maiores composições foram feitas nesse periodo de angústia. Que tremenda capacidade Deus concedeu ao homem e concede a você também!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pela capacidade de aprender e tocar um instrumento musical.


QUERO CANTAR – 28 DE JUNHO 2018

Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Salmo 46:1

As crianças gostam de inventar música. Quando eu era criança, inventava muitas músicas. Coisas do meu dia a dia viravam canções e eu ainda cantava para que todo mundo pudesse ouvir. Você sabia que as canções começaram na Bíblia? Nela, você pode encontrar vários compositores famosos, como Davi. O povo de Israel também cantava com as vitórias e conquistas.

Davi cantou muitas canções que estão escritas na Bíblia e que você pode ler. Só não dá para ouvir Davi cantando. Davi expressou através do canto momentos de alegria, de tristeza, de vitória e também de arrependimento. Você viu no versinho de hoje que lindo poema Davi escreveu? Ele fazia isso mostrando a grandeza e segurança que só podemos encontrar em Deus. Aprenda, como Davi, a confiar e deixar seus problemas para Deus. Você também pode fazer uma música para Jesus e cantar para todo mundo ouvir. Aproveite!

Deus e eu

Obrigado, meu Deus, pela segurança que posso encontrar no Senhor.


MORTA DE FOME – 27 DE JUNHO 2018

Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o Senhor. Amós 8:11

A joaninha é um besouro muito conhecido. Ela é muito bonitinha. As joaninhas podem ser vermelhas, amarelinhas, mas uma coisa as identifica: as pintinhas escuras sobre a cor principal. Certo dia, minha sobrinha Isabela, de apenas nove meses, pegou uma joaninha no dedo e a observou por um bom tempo. Impressionada com o bichinho, não ficou feliz só em olhar, colocou na boca. Ainda bem que a mamãe estava por perto e tirou o bichinho dali. Ela não sabia, mas a joaninha tem gosto ruim e fede. Você sabe por quê? Para se defender. Quando atacada, a joaninha joga uma gosma pegajosa sobre o inimigo. E tem uma fome tremenda. Ela come muito.Tão pequenininha e tão gulosa. Devemos agir como a joaninha em relação à Palavra de Deus, pequenos e famintos em ouvir o que Deus tem a nos dizer. Por isso, não deixe de ouvir o que Deus tem a falar a você.

Deus e eu

Papai do Céu, quero sempre estudar e aprender do Senhor.


VERDADEIRO MODELO – 26 DE JUNHO 2018

Tome como modelo os ensinamentos verdadeiros que Eu lhe dei e fique firme na fé e no amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus. 2 Timóteo 1:13

Sempre gostei muito de ler. Eu ia até a biblioteca da escola e pegava alguns livros que me interessavam. Passei muitas tardes lendo e vivendo aquelas histórias. Eu queria ser a princesa ou a rainha da história. Queria ser a mais bonita, a mais forte. Não queria ser o fraco, e nem o pobre. É assim mesmo que acontece com todas as crianças. É possível que você pense do mesmo jeito.

Nosso exemplo, nosso modelo maior é Jesus. Ele não foi rico, não foi o mais forte e nem tinha onde morar. Alguns O amavam tanto que não se desgrudavam dEIe. Ele não tinha nem tempo para descansar. Ele foi o mais humilde e tinha um poder muito especial para curar os enfermos e também a tristeza do coração. Em vez de pensar nas princesas e rainhas do mundo, precisamos seguir o exemplo do nosso maior modelo, que é Jesus.

Deus e eu

Amigo Jesus, quero ter o Senhor como o meu maior modelo todos os dias.


SAPOS INTERESSANTES – 25 DE JUNHO 2018

Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu Criador, está sempre renovando para que ela se tome parecida com Ele, a fim de fazer com que vocês O conheçam completamente. Colossenses 3:10

Certa vez, viajando por uma estrada à noite, com a ajuda da luz do farol do carro, vimos vários sapinhos pelo caminho. Creio que alguns até morriam na estrada, mas outros eram muito espertos.

Alguns sapos têm a capacidade de mudar de cor. Quando chega o tempo de mudança, os sapos inspiram, puxam o ar com muita força e se enchem de ar como um balão. Pelo fato de se esticar tanto com o ar, a pele velha se quebra e assim, se forma uma nova pele, uma nova roupa.

Alguns animais podem mudar de cor, mas esses sapos, se demorarem muito, criam uma crosta grande na pele. Assim também é o pecado dentro do coração. Se o deixarmos lá, se o alimentarmos cada dia, ele ficará cada vez maior. Precisamos pedir perdão a Deus cada dia, para mudar a roupa do nosso coração.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a renovar minha vida a cada dia, buscando- O em oração.


SABEDORIA PURA – 24 DE JUNHO 2018

É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dEle. Provérbios 2:6

As garças se alimentam de peixinhos. Um observador em um aquário via uma pequena garça que vinha todos os dias buscar alimento. Certo dia, beirando a água para encontrar comida, ela achou uma bolinha. Pegou essa bolinha, jogou na água e aconteceu o que ela mais queria. Vários peixinhos vieram à superficie, achando que era comida, mas não era nada disso. Quem ia se alimentar era a nossa amiga. Ela começou a utilizar essa bolinha como isca, uma forma de chamar os peixinhos. E assim não passava fome. É claro que não são todas as garças que usam uma bolinha para pescar peixinhos, essa era especial.

Algumas criaturas que Deus criou são mesmo fantásticas! Elas não pensam e, mesmo assim, têm uma sabedoria incrível. Algumas pessoas acham que os bichinhos conseguiram essa sabedoria por si mesmos. Mas não! Foi Deus quem deu essa sabedoria pura para os bichinhos. E Ele está disposto a nos dar sabedoria muito maior.

Deus e eu

Jesus querido, assim como o Senhor cuida das aves com tanto amor, cuide também de mim.


CHEGOU A HORA DO ALMOÇO – 23 DE JUNHO 2018

Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus. 2 Coríntios 4:15

O almoço é um momento muito especial do dia. Primeiro, porque você vai se alimentar. Quem estuda de manhã, por exemplo, chega ao meio-dia em casa reclamando de fome e, às vezes, até brigando porque tudo tem que estar preparado. Não deve ser fácil passar fome, mas aguentar um pouquinho não faz mal a ninguém. A hora do almoço precisa ser um momento muito especial, principalmente para as mamães, que geralmente estão correndo. Enquanto comemos, podemos conversar com a família, saber como foi a parte da manhã de cada um.

Compartilhar o alimento com as pessoas que amamos restaura as energias. Nada melhor do que começar esse momento com um agradecimento ao nosso Pai que está no Céu. É Ele quem nos dá o pão, nos dá a saúde. Ele merece todo o nosso agradecimento. A hora da refeição precisa ser agradável e cheia de alegria.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelo pão que nos dá a cada dia.


LIMPEZA PROFUNDA – 22 DE JUNHO 2018

Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Salmo 51:10

Você alguma vez derrubou molho de tomate na camiseta? Já se sujou de terra e deixou a roupa bem encardida?

Morei em um lugar onde a terra era bem vermelhinha. Quando meu filho mais novo voltava da escola – uau! – era preciso esfregar muito o uniforme e assim mesmo não ficava totalmente limpo. Com molho de tomate, é a mesma coisa. Pode lavar muito e ainda fica uma manchinha. Podemos comparar essa manchinha com o pecado.

Você sabia que grandes heróis da Bíblia, como Davi, pecaram? Algumas pessoas quando pecam, tentam fugir de Deus. Outras se arrependem e voltam atrás. Quando nos arrependemos, admitimos nosso erro e pedimos que Deus nos ajude a mudar.

A camiseta suja de molho ou de terra pode não ficar tão limpa, mas, quando pedimos perdão a Deus, Ele limpa nosso coração.Tira tudo o que for ruim e nos deixa bem limpinhos. Ele nos perdoa.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por estar sempre pronto a me perdoar quando me arrependo.


PORTA-CONFIANÇA – 21 DE JUNHO 2018

Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda. Hebreus 4:16

Quando eu tinha 10 anos, pedi para minha mãe uma coisa bem diferente de presente: um porta-joias com uma bailarina que dançasse quando eu desse corda. Consegui ganhar o porta-joias, mas não tinha joias para guardar nele. O que eu queria mesmo era ouvir a musiquinha e ver a bailarina dançar. Depois de um tempo, comecei a guardar ali algumas coisinhas importantes para mim.

Que tal você fazer um porta-confiança em vez de um porta-joias? Nele você não vai guardar joias de valor, mas papéis com algo importante escrito, pequenos objetos que façam você se Iembrar de coisas que o deixem mais feliz e confiante. Por exemplo, andar de bicicleta, nadar, cantar, e outras coisas. Toda vez que você abrir o porta-confiança, lembre-se de agradecer a Deus por ser uma criança corajosa.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a ser sempre uma criança corajosa e confiante no Senhor.


FOFOCAR NÃO É LEGAL – 20 DE JUNHO 2018

Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos. Provérbios 16:28

Você acha certo espalhar boatos? Boato é a mesma coisa que fofoca. Já ouviu essa palavra? Um boato é uma história sobre alguém ou alguma coisa que todos falam sem saber se realmente é verdade. Algumas vezes, são falsos e são espalhados porque alguém recebeu essa informação errada. Muitas vezes, são mentiras que podem até machucar alguém. Outras vezes, são verdadeiros, mas, como acabam sendo passados de um para o outro, no fim a história chega bem diferente.

Uma coisa é muito importante saber: espalhar boato, fofocar, não é legal! Não participe das fofocas. Se alguém falar mal de um coleguinha, não dê ouvidos. Se você ouvir alguma coisa, não passe adiante. Passar adiante um boato pode causar muitos problemas. Deus quer que mostremos bondade e amor para com os outros. Fofocar não é nada amoroso e nem bondoso. Pense nisso!

Deus e eu

Querido Deus, ajude-me a ser amoroso e bondoso para com os meus amigos.


FOGO NA MONTANHA  II – 19 DE JUNHO 2018

Do meio do fogo o Senhor Deus falou com vocês; vocês ouviram a voz dEIe, mas não viram ninguém; só escutaram a voz. Deuteronômio 4:12

Continuando a história de ontem, você viu que todos ficaram desesperados. É lógico, pois fogo é uma coisa muito, mas muito perigosa mesmo. Mexer com fogo não dá certo, você pode se queimar. E agora o que fazer? Bem, alguns correram para tentar apagar o fogo enquanto outros acharam melhor conversar com Deus naquele momento. Que ideia fantástica teve essa criança! Crianças são mesmo especiais! Eles oraram e esperaram. De repente, algo incrível aconteceu. Uma nuvem muito grande de chuva se formou bem em cima da montanha, e apenas ali, só naquele lugar, choveu como nunca. Aquela chuva apagou todo o fogo.

Deus foi o corpo de bombeiros naquele momento. Ele atendeu a oração de uma criança que, com fé, sabendo que Ele a atenderia, simplesmente pediu. Milagres acontecem! Você também pode pedir e coisas maravilhosas poderão acontecer. Basta ter fé e confiar em Deus. Ele está sempre pronto a nos ouvir.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por ouvir minha oração.


FOGO NA MONTANHA  I – 18 DE JUNHO 2018

Em cima do monte havia um fogo, e as suas chamas subiam até o Céu. Deuteronômio 4:11*

Um amigo me contou uma história que eu quero dividir com você. Ele era bem pequeno, mas se lembra direitinho de como tudo aconteceu. Ele, seus pais e seus irmãos foram até o sítio de uma tia. Lá, encontraram os primos. A casa ficava num lugar bem privilegiado, ao lado de uma montanha muito bonita. Estavam todos na varanda, conversando, e o sol já estava indo embora. De repente, alguém viu muito fogo na montanha, e esse fogo desceria até a casa da tia. Ficaram desesperados, mas tudo era muito distante. No meio do desespero, uma das crianças falou: ”Vamos orar, porque Deus atende sempre às nossas orações.” Mas o que é isso? Em um momento tão desesperador quanto esse, quem vai parar para orar? Não tinham tempo para isso agora e ‘ precisavam correr porque o fogo estava descendo. Você está curioso para saber o fim dessa história? Aguarde até amanhã.

Deus e eu

Bondoso Deus, sei que o Senhor está sempre perto de nós. Muito obrigado.


ALTOS E BAIXOS – 17 DE NOVEMBRO 2018

Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união em Cristo Jesus, Ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós. Efésios 2:10

Algumas coisas fazem com que nos sintamos bem ou mal. Por exemplo: estou com o cabelo despenteado e sujo, isso faz com que eu me sinta mal. Se tiro nota 10 em uma prova, me sinto bem. E você, como se sente quando briga com seu irmão ou irmã? E quando começa a tocar um instrumento musical, e quando fica de castigo por causa de uma bagunça no quarto, e quando quebra um copo na cozinha? Como você se sente?

Somos diferentes uns dos outros, mas temos os mesmos sentimentos. Você acha que, por ter acontecido alguma coisa dessas, isso o toma menos importante para Deus? Será que Ele fica zangado com você? Não. Deus ama você, aconteça o que acontecer. Ele Se importa com o que você é por dentro. Ele o ama porque o criou. Ele Se importa com você e quer vê-lo feliz.

Deus e eu

Obrigado, Senhor, porque nós dias bons e nos dias ruins o Senhor está comigo.


NADA DE ORGULHO – 16 DE JUNHO 2018

Portanto, como as Escrituras Sagradas dizem: ”Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor fez.” 1 Coríntios 1:31

Quando eu era pequena, ia muito ao zoológico com minha mãe e meus irmãos. Certa vez, falei que eu queria desenhar e pintar um pavão. Fiz meu desenho com o maior capricho e levei à escola para a professora ver.Todos gostaram.

O pavão é bem exibido, todo cheio de charme. É uma ave com penas muito bonitas, nas cores verde, azul, dourado e ainda com algumas manchas bem feitas, que parecem olhos. Quando o pavão abre aquela cauda maravilhosa, colorida, uau! Como Deus foi generoso com o pavão! Nenhuma outra ave tem esse colorido tão lindo e grandioso. Assim como Deus fez o pavão tão especial e único, Ele também fez você cheio de talentos. Não precisamos exibir nossos talentos como o pavão. Devemos usá-los para ajudar os outros. Não precisamos nos orgulhar dos nossos talentos. Ofereça seus talentos a Deus.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelos talentos que o Senhor me deu. Quero dedicá-los ao Senhor.


APENAS PEÇA! – 15 DE JUNHO 2018

Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Tiago 1:5

Seus problemas podem ser pequenos para os adultos, mas são grandes para você. E é preciso resolvê-los. Você tenta fazer isso sozinho? Pede ajuda para a mamãe e para o papai? Pergunta a um professor o que fazer? Seu problema pode ser a timidez, vergonha de fazer amizades. Pode ser o medo de enfrentar as coisas. Por exemplo, uma prova difícil que você tenha que fazer e não sabe como resolver as questões. Quem podera ajudá-lo? Não é o Chapolin Colorado. É Deus quem pode ajudar você sempre.Você precisa de alguma coisa? Então peça a Deus. Vá a Ele em primeiro lugar. Não deixe para outra hora. Ele quer ser o primeiro a saber. Quando você leva as dúvidas a Deus, Ele está pronto a ajudá-lo e, com certeza, vai fazer o melhor por você. Muitas vezes, essa ajuda pode não ser do jeitinho que você espera, mas cofie nEle.

Deus e eu

Jesus querido, muito obrigado por Sua generosidade. Ensine-me a ser generoso também.


CARANGUEJO SEM PERNA – 14 DE JUNHO 2018

Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Hebreus 12:1

Os caranguejos são bichinhos bem diferentes. Você já viu um? Você já andou como ele anda? É bem diferente dos outros bichinhos que vivem no mar. Certa vez, vi alguns caranguejos juntinhos. Eram de vários tamanhos. Lendo sobre os caranguejos, descobri que, para poder chegar aonde querem, eles atravessam estradas movimentadas, florestas, cidades e até vales. Muitos morrem pelo caminho porque são atropelados. Outros são devorados pelas garças.

Para sobreviver, quando caçados pelos homens ou atacados por animais, eles agem de forma bem estranha, Deixam as pernas nas bocas ou na mão do agressor e conseguem escapar. Para poder se ver livres,, deixam uma parte do corpo. Em nossa caminhada para o Céu, muitos problrmas podem surgir, assim como o caranguejo enfrenta vários conflitos em seu caminho. Mas não podemos desistir. Saiba que, enquanto você estiver caminhando para o Céu, Jesus estarei ao seu lado, ajudando a enfrentar qualquer dificuldade.

Deus e eu

Senhor Jesus, me ajude a estar sempre animado no caminho para o Céu.


VOCÊ SE IMPORTA? – II – 13 DE JUNHO 2018

Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês. 1 Pedro 5:7

Continuando nossa história de ontem, você viu que Marcos estava ansioso para comprar a nova bicicleta. Quando Marina e ele conversaram, alguma coisa tocou seu coração. Marcos falou com a mamãe e, no dia seguinte, foi à loja novamente para realizar seu sonho. Quando chegou Iá, fez uma coisa maravilhosa. Sabendo que Marina não tinha condição de comprar a cadeira de rodas, ele decidiu gastar o dinheiro na cadeira. Pediu que entregassem na casa de Marina , e não falassem quem havia comprado.

Marcos ficou feliz com a decisão e resolveu seu problema pintando bicicleta velha. No outro dia, tocaram a campainha de sua casa e ele foi atender. Uau! Era a bicicleta tão sonhada! O dono da Ioja, vendo aquela boa ação, se comoveu e decidiu presentear Marcos. Importar-se com os outros é um exemplo que Jesus nos deixou fazer o bem é sempre fantástico!

Deus e eu

Bondoso Deus, obrigado por Se importar comigo.


VOCÊ SE IMPORTA? – I – 12 DE JUNHO 2018

Que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. 1 Coríntios 12:25

Marcos queria muito uma moto bike vermelha de dez marchas. O problema era que ele não tinha dinheiro para tudo isso. A mamãe não tinha condição de comprar. Então ele teve uma ideia fantástica: ele trabalharia para conseguir o dinheiro. E trabalhou muito entregando jornal ajudando a cuidar do cachorro do vizinho quando e!e viajava e cortando grama. Ele conseguiu juntar a o que precisava e assim foi até a loja para comprar a tão desejada bicicleta. Marcos estava superfeliz. Saiu pulando e gritando de alegria.

Quando chegou à loja, encontrou sua amiga Marina, que, tempos atrás, havia sofrido um acidente e agora precisava usar muletas. Ela também tinha um grande desejo: comprar uma cadeira de rodas. Conversaram bastante, olharam a bicicleta que Marcos queria e também viram a cadeira de rodas que dava certinho para Marina. Bem, tenho que parar a história por aqui, mas amanhã terá mais.

Deus e eu

Querido Jesus, muito obrigado pelas lições tão lindas que posso aprender.


O SEGREDO DO PÃO – 11 DE JUNHO 2018

Pois, quando estamos unidos com Cristo Jesus, [. . .] o que importa é a fé que age por meio do amor. Gálatas 5:6

Mexer com massinha é muito bom! Você pode usar a criatividade e construir coisas diferentes. O problema está na sujeira que fica.

Você já mexeu em massinha de pão? Já viu alguém preparando um pãozinho? Para se fazer um pão, precisamos de água, sal, um pouquinho de açúcar, farinha (que não pode faltar) e um ingrediente muito importante que faz com que o pão cresça: o fermento.

Amassa aqui, amassa ali, bate bastante, até que chega o momento de a massa descansar. De repente, a massa cresceu! Coloca no forno, um cheirinho gostoso aparece, e o pãozinho está pronto para comer. Que fantástico o trabalho do fermento! Ele transforma a massa. A fé funciona da mesma forma. Ela está em nosso coração e pode fazer o amor crescer cada dia mais. Por isso, deixe que a fé e o amor cresçam como o fermento em seu coração.

Deus e eu

Papai do Céu, obrigado pelo pãozinho tão gostoso que o Senhor nos dá e que ensina uma grande lição de vida.


ATRAVESSANDO A RUA – 10 DE JUNHO 2018

Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência. Romanos 8:25

Você já sabe atravessar a rua sozinho? É muito perigoso atravessar uma rua sem atenção. Você pode aprender com o papai e a mamãe.

A mamãe leoparda, na hora do perigo, não pode correr e nem aparecer. Ela ficar quietinha e bem escondida para não ser atingida pelo predador. Ela deita no chão e fica ali, bem silenciosa. Os filhotinhos não sabem nada disso. Quando surge um barulho, o filhotinho sai correndo. No mesmo instante mamãe leoparda o agarra e o leva de volta para o lugar onde estava. Ela empurra o pequeno ao chão e coloca sua pesada pata sobre ele. Quando ela tira a pata, ele fica paradinho, sem se mexer. Ele não entende o perigo e não sabe como enfrentá-lo. Precisa aprender a obediência e a paciência.Você também precisa ter paciência e deixar que seus pais ensinem o que é certo. Com paciência, você chega lá.

Deus e eu

Jesus querido, quero ser paciente e obediente aos meus pais.


PATO VALENTE – 09 DE JUNHO 2018

Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. João 15:13

Susana, com dois anos de idade, ganhou um patinho de presente. Geralmente, as crianças ganham cachorrinho ou gatinho, mas ela ganhou um patinho. Ela colocou o nome de Valdo. Ele corria atrás de Susana o tempo todo; era seu melhor amigo.

Um dia, nasceu mais uma garotinha naquela casa e Valdo ajudava a cuidar da neném. Quando a mamãe colocava a neném para tomar sol, Valdo ficava ao lado dela, cuidando para que nada acontecesse. Certa vez, quando menos se esperava, entrou um cachorro bravo no quintal, e Valdo estava sozinho com a neném. Valdo começou a gritar e a mamãe saiu correndo para ver o que estava acontecendo. Quando ela viu que era um cão bravo, pegou a neném. Valdo lutou com o cão e ficou muito ferido. Valdo salvou a neném. Lembre-se de que Jesus salvou você. Ele sofreu muito na cruz só para proteger você. Que amor incrível!

Deus e eu

Senhor Jesus, obrigado por me amar tanto, dando Sua vida por mim.


ESPERTA E SÁBIA – 08 DE JUNHO 2018

Então Jesus afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá. João 11:25

Alguém já lhe falou:”Você é esperto”? Estão querendo dizer que você é inteligente e tem muita energia.Tenho uma sobrinha que sempre foi muito espertinha. Quando pequena, se alguém falasse que precisava de alguma coisa, ela corria, buscava rapidinho e trazia pra gente. Ela sempre foi muito atenta. Conquistar as pessoas é uma tarefa difícil e geralmente as crianças espertas conquistam rapidinho.

Certa menina tentava conquistar sua vizinha, que era muito carrancuda. Ela tentava fazer amizade, mas não conseguia nada. Até que um dia teve uma grande ideia: colocou na caixa do correios um presentinho para ela. Pôs um bilhetinho com um verso bíblico e também um pacote de biscoito. A vizinha viu, leu o verso da Bíblia e passou a ver a vida de maneira diferente. Passou a ser uma pessoa feliz. E a menina muito esperta e sábia conquistou mais uma amizade. Que exemplo legal!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por nos dar a certeza do Seu amor.


DIFERENÇAS – 07 DE JUNHO 2018

Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa. Gênesis 25:27

Você gosta de jogar futebol, mas seu irmão (caso você tenha um) gosta de basquete.Você gosta de brincar de boneca, mas sua irmã prefere Ier em vez de brincar. Como é difícil Iidar com as diferenças, não é mesmo? A Bíblia fala de dois irmãos que eram bem diferentes um do outro. Fisicamente e também nos gostos. Estou falando de Esaú e Jacó. Eles eram gêmeos.

Esaú nasceu primeiro e, logo em seguida, veio Jacó agarradinho ao pé do irmão. Os dois cresceram. Esaú tinha muito pelo no corpo e gostava de caçar. Jacó néo era tão peludo como Esaú e não gostava de caçar. Ele gostava de cuidar das coisas da casa e de cozinhar. Essa diferença causou um problema na família. Deus nos fez diferentes, e precisamos saber conviver com as diferenças. Precisamos respeitar o outro e aceitá-io como ele é. E só conseguiremos isso com o amor.

Deus e eu

Com Sua ajuda, Senhor, quero aprender a respeitar os outros e aceitá-los como são.


SENDO RESPONSÁVEL – 06 DE JUNHO 2018

Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o querem dizer a lei de Moisés e os ensinamentos dos profetas. Mateus 7:12

Já aconteceu alguma vez de você quebrar um objeto de outra pessoa e tentar consertar para ela não perceber? Você ficou na dúvida: “Conto ou não conto?” Que situação difícil, principalmente se a outra pessoa for brava. Se o objeto fosse seu, você gostaria de saber? Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.

Contar o que você fez é falar a verdade e mostrar respeito pelo outro. Se você quebrou algo, o certo é consertar, pagar o conserto ou quem sabe até comprar outro para repor o estrago. Mas não deixe de falar o que aconteceu. Com diálogo, tudo se torna mais fácil. A outra pessoa pode entender o que aconteceu e tudo muda de fugura. Não esconda a verdade, certo? Jesus quer que tratemos os outros do jeitinho que gostaríamos de ser tratados. Seja responsável!

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a ser uma criança responsável e que as pessoas confiem em mim.


VOANDO COM A ÁGUIA – 05 DE JUNHO 2018

Mas os que Confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não cansam. Isaías 40:31

Algumas vezes, sonhei que estava voando. É uma sensação muito estranha e diferente. Sempre tive medo de altura. Quando eu ia ao centro da cidade com minha mãe, tínhamos que passar por uma ponte e, quando chegava esse momento, eu pedia que ela fosse do lado de dentro e eu ia do lado de fora. Passava rapidinho por ali, com medo de cair.

As pessoas não conseguem voar, mas, no Céu, com certeza voaremos como os anjos. O versinho de hoje fala que, se confiarmos em Deus neste mundo, voaremos como águias. Não ficaremos cansados. Acho que também não terei mais medo. Você já pensou em voar? Bem, isso não quer dizer que vou voar de verdade agora mesmo; quer dizer que Deus me dará forças para enfrentar tudo com tranquilidade, como se eu voasse livremente. Deus promete renovar nossas forças quando estamos cansados e perturbados. Confie nEle!

*Deus e eu*

Obrigado, Jesus, por me prometer dar forças quando eu precisar.


NADA DE INVEJA – 04 DE JUNHO 2018

A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer. Provérbios 14:30

Quando eu tinha 11 anos, comecei a estudar piano, mas ainda não havia um piano em casa. Depois de um tempo, papai comprou meu piano. Que emoção ver o piano chegando em casa! Eu tocava sem parar. Os vizinhos tinham que me aguentar!

Depois de muito, muito tempo, meu piano foi atacado por uns bichos danadinhos. Esses bichinhos foram roendo a madeira de dentro para fora e eu só percebi porque vi farelinhos de madeira no chão. Eram cupins. Eles são perigosos para os móveis da casa. Se não cuidar, comem toda a madeira. Achei o cupim parecido com a inveja. Sentir inveja dos outros é muito triste. A inveja vai corroendo nosso corpo come o cupim e nos deixa doentes. Sentlr alegria com o sucesso dos coleguinhas é muito importante. Nao deixe que a inveja tome conta da sua mente.

Deus e eu

Bondoso Deus, não deixe que a inveja tome conta do meu coraçãozinho.


CUIDADO ESPECIAL – 03 DE JUNHO 2018

O anjo do Senhor fica em volta daqueles que O temem e os protege do perigo. Salmo 34:7

O faraó estava furioso. Ele viu que o povo de Israel aumentava a cada dia. Era muita gente. Então ele resoiveu fazer com que todos trabalhassem muito, e pesado.Trabalhavam como escravos. O faraó não tinha dó. Ainda muito preocupado com o aumento do povo, ele mandou que jogassem no Rio Nilo todos os meninos bebês dos israelitas. Coitadinhos! Aquele rio era cheio de crocodilos. E agora?

Uma das mamães teve uma grande ideia.: “Vou fazer um cestinho bem bonito e resistente, e vou colocar meu bebê nele, escondido do faraó.Tenho certeza de que Deus protegerá meu filhinho.” E ela fez o que tinha dito que faria. Colocou o bebê no cestinho e, depois colocou o cesto no rio, e você jé sabe de que bebê estamos falando. É Moisés. O Papai do Céu ouviu as orações da família e enviou Seus anjos para cuidarem de Moisés. Assim como Ele cuidou de Moisés, cuida tambem de você.

Deus e eu

Querido Jesus, obrigado porque os anjos cuidam fe mim quando estou em perigo.


PRONTO PARA PERDOAR – 02 DE JUNHO 2018

Todos os profetas falaram a respeito de Jesus, dizendo que os que creem nEle recebem, por meio dEIe, o perdão dos pecados. Atos 10.43

Você já mentiu? Já bateu em seu irmão ou irmã? Já desobedeceu a seus pais alguma vez? No tempo de Israel, quando alguém fazia algo errado, tinha que pegar um carneirinho e sacrificar, ou seja, matar o bichinho para ser perdoado pelo pecado cometido. É triste saber que um bichinho tão inocente, que não tinha culpa nenhuma, pagava pelo pecado daquelas pessoas.

A Bíblia diz que todos pecam. Eu peco, a mamãe peca, o papai peca. Mas eu tenho uma boa notícia para você: ninguém precisa mais matar um bichinho para ser perdoado. Jesus mudou tudo. Ele mesmo veio à Terra e morreu por mim, por você, pelo papai, pela mamãe, e agora ninguém precisa matar um bichinho para receber perdão. Jesus dá o perdão quando Lhe pedimos. Você viu que maravilha? Jesus realmente é sensacional!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por estar pronto a perdoar meus pecados.


LUA DE PRATA – 01 DE JUNHO 2018

Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governor a noite. E fez também as estrelas. Gênesis 1:16

Nesta noite, se puder, observe a Lua. Sempre gosto de observar o céu e ver se há muitas estrelas, se a Lua está bonita. A medida que a Lua viaja ao redor da Terra, ela passa por quatro fases diferentes. Ela vai mudando aos poucos. As quatro fases são: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Em cada fase, a Lua fica com a forma diferente. Para mim, a mais bonita é a Lua Cheia. Ela fica muito linda no céu. Parece até uma bola de prata, toda brilhante.

Sabia que na Lua não mora ninguém? E um satélite que não tem a luz, não tem água, não tem plantinhas. Ela precisa da luz do Sol para ficar tão o bonita lá no céu. Assim como a Lua precisa da luz do Sol, nós também precisamos da luz maior que é Jesus. Ele é nossa luz e sem Ele a gente não consegue brilhar.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, pela Lua tão linda que brilha no céu.


JUNHO 2018


QUE SONO! – 31 DE MAIO 2018

De repente uma grande tempestade agitou o Iago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Mateus 8:24

Você é dorminhoco? Gosta de dormir até tarde e nem ouve a mamãe chamar? Sabia que o leão é um grande dorminhoco? Quando está anoitecendo, os leões soltam seu poderoso rugido, para avisar que são os donos do pedaço. Ai de quem chegar perto! O som pode ser ouvido bem longe.

Quando o sono vem chegando, a gente boceja com muita preguiça. Você sabia que os leões também bocejam quando sentem sono? Já deve ter acontecido de você ir ao zoológico e encontrar o leão dormindo. E, os Ieões são preguigosos; passam a maior parte do dia dormindo.Você pode chamar e gritar que eles não estão nem aí. Jesus também dormia, mas na quantidade certa. Certa vez, Ele conseguiu dormir em um barco no meio de uma tempestade. Os discípulos ficaram desesperados, mas Ele estava calmo, sem preocupação. Ele acalmou todos e também a grande tempestade. Que Jesus maravilhoso!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pela segurança que o Senhor me dá, mesmo em meio a tempestade.


SEM RECLAMAÇÃO – 30 DE MAIO 2018

Em tudo quanto vocês fizerem, evitem queixas e discussões. Filipenses 2:14

Quando sua mãe pede para fazer alguma coisinha dentro de casa ou até fora, como você reage? Aceita na hora ou fica reclamando. A Bíbla conta a história de um pai que pediu para os dois filhos trabalharem na vinha. Um falou que ia, mas se distraiu pelo caminho e não foi. Não obedeceu à ordem do pai. O outro reclamou, não estava a fim de trabalhar, mas depois pensou e achou melhor obedecer ao pai. Qual dos dois você acha que fez a coisa certa?

Quando você reclama na hora de ajudar, será que em seguida tem tomado a decisão certa, como o segundo filho? Obedecer é uma forma de honrar os pais. Atender a um pedido é ser educado. Vocé está tendo uma boa atitude e mostra respeito, mesmo sem vontade. Quem reclama muito não tem amigos. Então, é melhor fazer as coisas numa boa.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor, a estar sempre disposto e pronto a ajudar.


OUVIDOS DE GRILO – 29 DE MAIO 2018

Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha. Provérbios 18:13

Certa vez, vi um grilo no chão e tentei passar por cima dele bem devagarzinho, mas ele foi muito mais esperto e pulou embaixo da minha saia. Dei um pulo de susto e nunca mais tentei pular um grilo. Os grilos ouvem muito bem. A fêmea do grilo consegue ouvir de longe o som do seu amado. Ela move suas perninhas para o lado do som e assim sai atrás desse som até encontrá-lo.

Você também tem ouvidos. Saber ouvir é muito importante. Muitas vezes não paramos para ouvir o que nossos pais querem nos ensinar. Achamos que sabemos tudo. Falamos mais do que ouvimos. Quando estamos com os amigos, também precisamos parar e ouvir o que eles querem falar. Não podemos controlar toda a conversa. Se você quer ter sucesso, aprenda a ouvir com atenção, como o grilo.

Deus e eu

Papai do Céu, obrigado pelos ouvidos que o Senhor me deu. Peço que me ajude a ouvir coisas boas.


DIA DE MUDANÇA – 28 DE MAIO 2018

Durante o dia o Senhor ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho. Êxodo 13:21

Você conhece alguém que tenha mudado para outro lugar? Tenho vários amigos que moram longe. Mudar é bom, mas dá trabalho. Pode ser que você ainda não tenha passado por nenhuma mudança, mas seus pais sim. Empacota coisa aqui, empacota ali. Não pode deixar quebrar nada, nem riscar. São caixas e mais caixas. Tudo para chegar na casa nova, ou velha, quem sabe.

Nos tempos bíblicos, o povo de Israel fazia muitas mudanças. Dá para imaginar como eram essas mudanças? Para começo de conversa, os israelitas não tinham caminhão.Também não tinham aquele plástico cheio de bolhas para embalar as coisas. E as ovelhas, será que também eram embaladas? Claro que não! Eles viajavam muito, andando com seus burros, cavalos, carroças. Levavam tudo nas costas, cada um com sua mochilinha. E partiam para uma vida nova. Deus esteve com eles o tempo todo, dirigindo cada passo e protegendo. Ele também está com você.

Deus e eu

Obrigado, Senhor, por Sua proteção de dia e de noite.


MÃOZINHAS QUE TRABALHAM – 27 DE MAIO 2018

Você será como uma bela coroa que pertence ao Senhor, seu Deus. Isaías 62:3

Como nossas mãos, braços e pemas são importantes! Sempre gostei de ajudar minha mãe a lavar a louça. Eu subia em um banquinho para poder alcançar a torneira e ali me divertia lavando a louça. Se ela ficava bem lavada, não sei. Certa vez, sequei alguns pratos ejuntei uma pilha grande para poder Ievar até o armário. Quando minha mãe viu aquilo, falou que eu não ia conseguir levar aquela pilha de pratos, mas eu fui um pouco teimosa. Resultado: derrubei todos os pratos no chão.
Que paciência a da minha mãe!

É gostoso poder ajudar em qualquer atividade da casa. A gente se sente feliz em poder ajudar, Jesus nos deu mãos e pés que não podem ficar parados. Eles precisam de exercício.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelas minhas mãos, que podem ajudar os outros.


ACORDANDO BEM-HUMORADO – 26 DE MAIO 2018

Ouçam com atenção o que estou dizendo; escutem as minhas explicações. Jó 13:17

Você acorda de bem com a vida ou mal-humorado? Conheço muitas crianças que parecem ter o prazer de acordar emburradas. Muitas não dizem nem bom dia. Acham que a mamãe é obrigada a atender com leitinho e pãozinho logo que acordam. Outras já acordam felizes e cantando logo cedo.Vou dizer uma coisa para você: ninguém gosta de conhecer gente carrancuda! Quando você chegar perto de alguém, cumprimente. Coloque um sorriso nos lábios e diga bom dia, boa tarde, boa noite. Você não vai se cansar de fazer isso. Faz bem aos outros e principalmente pra gente. Quando der um aperto de mão em alguém, não aperte como se fosse quebrar os ossos. Também não cumprimente como se fosse uma gelatina, mole, mole. Muitas crianças acordam e vão direto à escola; esse é o momento de mostrar o quanto você é legal. Pense nisso.

Deus e eu

Bom Pai, quero ser sempre educado e repeitar os outros. Por favor, me ajude.


SEM MEDO DE NADA – 25 DE MAIO 2018

Foi Ele quem salvou Daniel, livrando-o das garras dos leões. Daniel 6:27

A Bíblia conta a história de um grande homem que não teve medo de nada. Esse homem foi Daniel. Ele amava Deus e O adorava diariamente. Danie! sempre orava a Deus. Quando a gente ouve a história de Daniel, fica a impressão de que ele só orava de manhã, na hora do almoço e antes de dormir, mas não. Daniel estava o tempo todo em contato com Deus.

Todos podiam ver quando Daniel estava falando com Deus.Você também pode conversar com Ele o dia inteiro. Logicamente, não precisa se ajoeihar. Você pode estar brincando, ajudando a mamãe em casa, estudando na escola, andando de bicicleta. Sua mente pode estar ligada a Deus o tempo todo, e Ele está pronto para ouvir você. Ele ouviu Danie! e o salvou dos Ieões, e você também pode ser atendido em muitas coisas.Você não vê, mas Jesus manda os anjos para cuidarem de você.

Deus e eu

Ajude-me, ó Deus, a estar ligado ao Senhor o dia inteiro.


SUPER-HERÓI DE VERDADE – 24 DE MAIO 2018

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama você mesmo. Lucas 10:27

Você gosta de histórias de super-heróis? A televisão sempre mostra super-heróis de mentirinha, mas a Bíblia tem homens de verdade. Quando falamos em heróis, pensamos em Davi, Sansão, Josué e muitos outros. Foram homens que usaram a força sob a direção de Deus, coisa que não acontece nos desenhos animados.

Vou lhe falar de um super-herói que fica escondidinho, quase não aparece, mas que teve uma parte muito importante na história. É o bom samaritano. Ele não passou direto quando viu uma pessoa machucada por ladrões. EIe parou, não perguntou quem era, simplesmente ajudou. Ele socorreu aquele homem que precisava de ajuda. Muitos já haviam passado pela estrada, mas ninguém parou. Só ele.Você também pode ser um super-herói. Você não precisa de armas e de força fora do comum, como mostram os desenhos. Você pode ser um super-herói fazendo o bem às pessoas. Pode ser um supersamaritano!

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a estar sempre pronto para ajudar meu próximo.


AMANDO O INIMIGO – 23 DE MAIO 2018

Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês. Lucas 6:36

Fazer o bem para as pessoas que não gostam da gente é muito difícil. A Bíblia diz que devemos amar nossos inimigos, mas como? Se meu colega de classe só faz coisas que me prejudicam, como posso amá-lo? Os inimigos estão sempre prontos para nos maltratar e isso nos entristece.

Amar o inimigo significa perdoar o que ele fez e não condená-Io. O inimigo pode empurrá-lo, bater em você, xingar e muitas vezes falar mentiras sobre você. Ninguém gosta de ser maltratado. Sendo bom com ele, desejando o bem dele e principalmente orando per ele, você pode mudar o quadro. Só Jesus vai poder ajudá-lo a amar a seu inimigo. Ele foi nosso maior exemplo. Mesmo sendo maltratado, não condenou ninguém. Simplesmente amou. E muitos acabaram se tornando Seus amigos. Siga o exemplo!

Deus e eu

Senhor Jesus, ajude-me a amar os meu inimigos, aqueles que me maltratam.


LIMPEZA PROFUNDA – 22 DE MAIO 2018

Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Salmo 51:10

Você alguma vez derrubou molho de tomate na camiseta? Já se sujou de terra e deixou a roupa bem encardida? Morei em um lugar onde a terra era bem vermelhinha. Quando a meu filho mais novo voltava da escola – uau! – era preciso esfregar muito o uniforme e assim mesmo não ficava totalmente limpo. Com molho de tomate, é a mesma coisa. Pode lavar muito e ainda fica uma manchinha. Podemos comparar essa manchinha com o pecado.

Você sabia que grandes heróis da Bíblia, como Davi, pecaram? Algumas pessoas quando pecam, tentam fugir de Deus. Outras se arrependem e voltam atrés. Quando nos arrependemos, admitimos nosso erro e pedimos que Deus nos ajude a mudar. A camiseta suja de molho ou de terra pode não ficar téo limpa, mas, quando pedimos perdão a Deus, Ele limpa nosso coração.Tira tudo o que for ruim e nos deixa bem limpinhos. Ele nos perdoa.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por estar sempre pronto a me perdoar quando me arrependo.


ESCOVANDO OS DENTES – 21 DE MAIO 2018

Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? 1 Coríntios 6:19

Por que tenho que escovar “os dentes?” Por acaso você já fez essa pergunta? Reconheço que, quando era criança, eu a tinha um pouco de preguiça de escovar os dentes. Eu não queria parar de brincar e achava que, como eu iria comer de novo, pra que escovar os dentes? Mas cresci e aprendi que isso é importante. Minha mãe sempre falava para escovar os dentes e eu precisava obedecer. Deus quer que os filhos obedeçam aos pais. Além disso, precisamos cuidar do nosso corpo. Deus quer que nosso corpo esteja saudável para melhor servi-Lo.

Cuidar do corpo significa comer a comida certa, fazer exercícios, não prejudicar o corpo com drogas, álcool ou fumo. E escovar os dentes é uma forma de manter-se limpinho. Não é pecado deixar de escovar os dentes um dia ou comer um docinho de vez em Quando, mas é pecado estragar a saúdey. Portanto, cuide-se!

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a cuidar direitinho do meu corpo que pertence ao Senhor.


VOANDO COMO A BORBOLETA – 20 DE MAIO 2018

Inclinai os ouvidos, ó Céus, e falarei; e ouça a Terra as palavras da minha boca. Deuteronômio 32:1

Você já parou para observar as variedades de borboletas que existem? São lindas e encantam nosso mundo. Suas cores são as mais variadas possíveis. Essas cores são usadas como disfarce ou para elas se exibirem. Assim, as borboletas conseguem cegar e escapar de predadores. Enquanto elas voam, as asas ajudam na respiração. Seu colorido ajuda a coletar o oxigênio. As borboletas não voam do mesmo jeito o tempo todo. Se elas procuram comida, o voo é de um jeito. Se querem botar ovinhos, voam de outra forma.

Como Deus pensou em tudo? É incrível! As borboletas néo sabem falar, mas com o voo elas podem dizer muita coisa. E você pode fazer como uma borboleta: em vez de voar, pode falar do amor de Deus aos outros de maneiras diferentes. Você pode ensinar o amor de Deus através das palavras ou da forma como age.

Deus e eu

Senhor Deus, ajude-me a não ter medo de falar do Seus amor às outras pessoas.


UM VENCEDOR – 19 DE MAIO 2018

Portanto usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Romanos 12:6

Pedro perdia em tudo que tentava fazer. Não sabia jogar futebol direito, não conseguia fazer letra bonita e não ia bem em matemética. Ele se sentia um fracasso. A professora começou a perceber que ele não conseguia fazer amigos e ficava sempre sozinho. Até que um dia ela observou que ele conseguia fazer uma coisa incrível. Ele sabia pedalar bem devagarinho a bicideta, sem cair. Sabia se equilibrar com muita facilidade. Foi Iançada, então, a competição da ‘baixa velocidade”. Quem conseguisse andar mais tempo sem cair seria o campeão. Ninguém mais conseguiu. Só Pedro foi até o fim, sem cair. Depois disso, todos passaram a ver o Pedro de modo diferente. Perceberam que ele não era o que pensavam. Ele agora era um vencedor.Todos nós temos talentos e Deus ama cada um de maneira muito especial.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelos dons que o Senhor me dá. Ajude-me a usá-los da melhor forma.


LATINHAS BARULHENTAS – 18 DE MAIO 2018

Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por Mim. João 14:6

Quando criança, aprendi a fazer um brinquedo especial, que minha mãe ensinou. Eu furava duas latinhas de molho de tomate vazias e ali amarrava um barbante comprido, que desse a altura dos pés até os braços. Colocava as latinhas nos meus pés, com o buraco para baixo, como se fosse um chinelo e assim caminhava segurando a latinha pelo fio. Fazia um barulho danado, mas era muito gostoso. Eu me sentia o máximo andando sobre as latinhas. Mas uma coisa eu não podia fazer: andar com as latinhas dentro de casa, só podia andar no quintal. Essa era a área permitida e eu precisava obedecer.

Eu achava que, ficando no mais alta, poderia Chegar mais perto do Céu. Enquanto brincava, aprendi que Jesus é a ponte de ligação entre mim e Deus. Só Ele faz com que eu possa chegar bem pertinho do Céu, e não as minhas latinhas nos pés.

Deus e eu

Obrigado Jesus, por ser a ponte que me leva até o Céu.


FORMIGUINHAS ESPERTAS – 17 DE MAIO 2018

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Provérbios 6:6-8

Você já ouviu a história da cigarra e da formiga? Enquanto a dona formiga trabaiha, se preparando para não faltar alimento na casa, dona cigarra canta sem parar e se intromete na vida da formiga. Ela acha tudo aquilo desnecessário. Pra que trabalhar tanto? Mas, quando chega o frio, a formiga está bem preparada e a cigarra, que não fazia nada, só cantava o tempo todo, fica perdida sem ter o que comer.

As formigas nos ensinam uma grande lição de trabalho e perseverança. Elas não desistem facilmente. Nunca ficam despreparadas. Sempre trabalham unidas. Alguma vez você já parou para observar as formiguinhas? Se você encontrar uma formiguinha carregando uma folha e colocar o dedo na sua frente, ela vai encontrar outro caminho. Ela não tem medo dos obstáculos. Não desiste, é perseverante. Jesus quer que sejamos como as formiguinhas: pacientes e perseverantes.

Deus e eu

Papai do Céu, obrigado pelo exemplo tão lindo que as formigas nos dão.


LIGADOS EM JESUS – 16 DE MAIO 2018

Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada. João 15:5

É muito bom pegar uma fruta diretamente da árvore e comer o quanto quiser! Na minha casa, havia cinco pés de tangerinas. Hum! Era muito bom! Tinha a época certa de elas aparecerem e todos em casa esperavam ansiosamente esse tempo. E como era bom! Eu podia comer na hora que bem quisesse.

A fruta não aparece de uma hora para a outra. Ela precisa ser cultivada, precisa de água para poder crescer e o galho precisa estar ligado ao tronco. Se o galho cair, vai morrer e não dará fruto. Uma vez, Jesus disse que nós somos como ramos que precisamos estar ligados à videira. A videira é uma planta frágil e precisa de muitos cuidados. Assim como Jesus precisou ficar ligado o tempo todo ao Pai, nós precisamos estar ligados a Jesus, porque sem Ele não somos nada. Não podemos fazer nada sozinhos. Jesus é quem nos orienta.

Deus e eu

Jesus querido, quero estar ligado ao Senhor o tempo todo.


BORBULHANDO DE RAIVA – 15 DE MAIO 2018

O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso. Salmo 103:8

Você já ouviu alguém dizer: “Ele está estourando de raiva”? Você já se sentiu assim? Já senti raiva algumas vezes. Depois a raiva passa e eu me arrependo de ter sentido tudo aquilo. É normal sentir raiva, mas não podemos deixar que a raiva nos domine. Quando alguém está estourando de raiva, isso significa que a pessoa está tão furiosa que parece que vai estourar com palavras e atos cheios de raiva.

Você sabia que Deus não é assim? Se você tentar soprar com um canudinho dentro de uma xícara de água, rapidamente se formarão bolhas bem legais. Mas, se você tentar a mesma coisa em um balde, não irá conseguir com tanta rapidez. Vai demorar muito. E assim é Deus. Ele é bem lento para se irritar. A Bíblia diz que Ele tem muito amor e o perdoa quando você se arrepende de algo errado que tenha feito. Que exemplo para nós!

Deus e eu

Por favor, Jesus, ajude-me a ser paciente e não me irritar com qualquer coisa.


MUDANDO DE COR – 14 DE MAIO 2018

Serei honesto em tudo o que fizer. Salmo 101:2

O camaleão é um bichinho muito diferente. Sabia que ele troca cor? O camaleão escolhe a cor que quer ficar. Dependendo do ambiente em que ele está, pode ser na terra ou no meio das plantas, seus olhos recebem as informações das cores do lugar e as enviam para cérebro. Aí o corpo, criado de uma forma tão especial por Deus, solta uma substância que faz com que a pele mude de cor.

Já imaginou se Deus também tivesse feito os seres humanos dessa forma? Seria terrível. Se eu visse uma beterraba, poderia ficar vermelha. Uma alface poderia me deixar verde. Se eu tivesse em uma sala com parede toda azilzinha, ficaria azul. Acho que não daria certo. Deus criou o camaleão assim porque ele precisa dessa mudança para sobreviver, mas eu e você não precisamos mudar. Podemos ser sempre os mesmos, bondosos, sorridentes e verdadeiros.

Deus e eu

Querido Deus, ajude-me a ser sempre o mesmo, transmitindo alegria e bondade.


DE OLHO NO NARIZ – 13 DE MAIO 2018

Eu te Louvarei porque de modo tão maravilhoso fui formado. Salmo 139:14

Você não é uma árvore e nem uma estrela que briha no céu. Você é um ser humano criado por Deus e com capacidades diferentes. Uma árvore, por exemplo, só pode se balançar quando o vento sopra. Você pode se balançar quando quiser. Você não precisa de um vento forte para isso. A estrela não tem nariz para sentir um cheirinho gostoso. Mas você é especial porque tem olho, nariz, boca, ouvido para ouvir coisas boas e também pés e mãos que não param um minuto de trabalhar. Você pode sentir o cheirinho gostoso da comida da mamãe, das flores, de um perfume; e o nariz nos avisa até quando algo está errado. Quando você era bebê, antes de conseguir enxergar, foi pelo cheiro que você conheceu a mamãe. Como Deus é perfeito e maravilhoso, Ele pensou em cada detalhe. Você foi feito de maneira especial.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por me criar de maneira tão especial.


PEÇAS DE UM DOMINÓ – 12 DE MAIO 2018

Este Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a Sua proteção. Salmo 18:30

Sempre gostei de jogar dominó com meu avô. Ele era barbeiro e ficava na sa!a, onde cortava cabelo, esperando os clientes chegarem. Enquanto os clientes não chegavam, eu ia até lá para jogar dominó com ele. Durante o tempo em que meu avô cortava o cabelo das pessoas, eu fazia torres com as peças do dominó. Você também pode fazer. É superlegal! Eu também colocava as pecinhas uma atrás da outra, em fileira, e qualquer movimento brusco poderia derrubar todas elas.

Você já imaginou construir uma casa de verdade com peças de dominó? Com certeza, essa casa não iria aguentar. Qualquer vento poderia derrubá-la. E assim é a vida: qualquer coisa, como uma bronca da professora, uma discussão entre o papai e a mamãe, pode nos derrubar e nos deixar tristes. Mas, se estivermos ligados a Jesus, nada poderá nos derrubar ou nos entristecer.

Deus e eu

Bondoso Deus, peço Sua companhia em cada situação da minha vida.


PEIXE-PALHAÇO – 11 DE MAIO 2018

Deus deu ao homem domínio sabre os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar. Salmo 8:8

O peixe palhaço vive em um lugar onde outro peixe provavelmente não pode caça-lo. Ele fica bem escondidinho entre as anêmonas. Essas anêmonas, que servem de casa para ele, estão cheias de um poderoso veneno que pode paralisar qualquer ser vivo que tocá-las. Mas o peixe-palhaço não é atingido por esse veneno. Quando o peixe-palhaço se aproxima da planta, ele diminui sua barriga devagarzinho e começa a passar. Em cima de sua pele existe uma substância transparente, que não deixa o veneno invadir o corpinho. Quanta coisa interessante que os animais podem fazer para se defender! E Deus cuida de cada bichinho que está no fundo do mar. Foi Deus quem deu propriedades especiais e os colocou nos lugares onde vivem. Acredito em Deus e tenho certeza de que foi Ele quem criou todas as criaturas que vivem no fundo do mar. E você?

Deus e eu

Querido Jesus, muito obrigado por criar bichinhos tão lindos para nós alegrar.


BOM DEMAIS – 10 DE MAIO 2018

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem aventurado o homem que nEle confia. Salmo 34:8

Conheço muitas crianças que nem provam comidas diferentes e já falam que não gostam delas.Tenho certeza de que você gosta de maçã, banana, goiaba, tomate, alface, cenoura, beterraba, tudo de bom. Esses alimentos fazem bem para a saúde e vão ajudá-lo a crescer muito saudável. Pode ser que você não goste de alguma coisa, mas você já experimentou? Se não experimentou ainda, que tal provar? Meu filho caçula sempre falava que não gostava de mamão, e não queria experimentar de jeito nenhum. Até que um dia, na casa de um amigo, experimentou a fruta. Depois desse dia, nunca mais deixou de comer mamão.

Em nosso relacionamento com Deus, só posso dizer que gostamos de Deus, que não podemos viver sem Ele, se passarmos um tempinho provando de Seu amor e Sua bondade. Se você provar, vai gostar tanto que nunca mais vai deixá-Lo.

Deus e eu

Querido Deus, quero estar bem pertinho do Senhor é conhecê-lo cada dia mais.


NÓ DA AMIZADE – 09 DE MAIO 2018

Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus. Rute 1:16

Os desbravadores têm uma missão muito grande no clube. Eles precisam aprender a fazer nós diferentes. Você sabe dar um nó? E desfazer o nó, você consegue? Às vezes, fazemos uns nozinhos difíceis de se desfazer. Ficamos até irritados por não conseguir desfazer o nó de uma sacolinha de plástico, por exemplo. Mas você sabia que o nó pode representar uma verdadeira amizade? O nó representa o compromisso que a gente tem com a outra pessoa. Uma verdadeira amizade é muito difícil de se desfazer, igualzinho a um nó.

A Bíblia conta a história da amizade muito linda e verdadeira entre Rute e Noemi. Rute era casada com o fiiho de Noemi e elas acabaram se tomando grandes amigas. Nada, mas nada mesmo, poderia separar essas amigas. Elas gostavam de estar juntas, de conversar e de louvar a Deus. A verdadeira amizade dura para sempre.

Deus e eu

Por favor, Senhor ajude-me a conservar as amizades verdadeiras.


TER PACIÊNCIA É MUITO BOM – 08 DE MAIO 2018

Os olhos de todos esperam em Ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Salmo 145:15

Você é paciente? Pode ser que você nem saiba o que significa essa palavra, mas é muito simples. Ser paciente é ter calma e saber esperar. Acostumamos a querer as coisas na hora. Se eu quero um brinquedo, fico falando pro meu pai o tempo inteiro que quero e ele tem que me dar na hora. Você acha isso certo? Precisamos aprender a esperar. Parece que a espera é insuportável, mas a gente aguenta.

A natureza também vive em uma constante espera.Você já observou o pôr do sol? É aquela horinha tão gostosa em que o sol vai embora para as estrelas aparecerem. O sol vai bem devagarinho. Ele não tem pressa. Uma plantinha também leva tempo para crescer e, se você tentar fazer com que ela cresça mais rápido, puxando-a para cima, com certeza não terá sucesso. Ela irá morrer. Seja paciente e você será muito mais feliz.

Deus e eu

Ajude-me, Senhor a ser paciente com todos os que estão perto de mim.


CARTA PARA VOCÊ – 07 DE MAIO 2018

O rei Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Depois, foi até o Templo, pôs a carta ali, na presença de Deus, o Senhor. Isaías 37:14

Todo mundo gosta de receber cartas. Você já recebeu alguma carta pelo correio? Com a internet, tudo ficou mais fácil. As pessoas se comunicam bem mais rápido; e a carta escrita à mão tem sido deixada de lado. É muito bom escrever cartas, principalmente para alguém muito distante, mas o mais gostoso é receber. Se você tem um amiguinho que mora longe, tente escrever uma carta para ele e enviá-la pelo correio comum.

Sabia que ler a Bíblia é como ter vários amiguinhos por correspondência? As cartas da Bília foram escritas de muito longe e você pode ler em casa. Essas cartas foram escritas dos mais diferentes lugares: prisões, palácios, desertos, até mesmo ilhas. Cada vez que você lê a Bíblia, é como ter vários amigos que nos escrevem mensagens de Deus. E você também pode aproveitar a oportunidade e escrever para um amigo falando de Jesus.

Deus e eu

Obrigado, bom Deus, pelas cartas tão lindas que o Senhor deixou para mim.


ATENTO COMO CORUJINHA – 06 DE MAIO 2018

Somente em Deus eu encontro paz; é dEle que vem a minha salvação. Salmo 62:1

Gosto de fazer caminhada pelo bairro onde moro. Andando por uma das ruas, me encontro sempre com uma corujinha que fica voando pra lá e pra cá. Seu voo é silencioso e ela fica atenta o tempo todo. Seus olhos são enormes e ela consegue enxergar tudo no meio da noite. Ela ouve muito bem; parece um radar. A coruja é uma avezinha silenciosa. Está sempre pronta a ouvir.

Quantas vezes você já parou e ficou atento, ouvindo como uma corujinha? Deus quer falar com você e, para isso, é preciso parar e ouvir. Ele pode falar com você através da oração, da música que você canta, na reverência na igreja. Se você não para nenhum minuto de conversar na igreja, com certeza não vai conseguir ouvir o que Deus tem a falar. Pare e ouça o que Jesus tem a falar para você.

Deus e eu

Jesus querido, me ajude a parar um pouquinho por dia para ouvir Sua voz.


 O MELHOR CAMINHO – 05 DE MAIO 2018

Abrão saiu do Egito com sua mulher e com tudo o que tinha e foi para o sul de Canaã. E Ló o seu sobrinho, foi com ele. Gênesis 13:1

A Bíblia conta a história de um grande homem que foi muito fiel a Deus e muito humilde. Ele era rico, podia fazer de tudo, comprar o que quisesse, mas não fazia nada sem consultar a Deus. Esse grande homem foi Abraão. Ele tinha um sobrinho que se chamava Ló. Abraão desejava uma terra melhor e ele podia tê-la.

Certa vez, Deus ordenou que Abraão e Ló se mudassem do Egito para a terra de Canaã. Quando eles chegaram ao local, alguns problemas começaram a acontecer e Abraão precisou fazer uma escolha. Em vez de escoiher a melhor terra para si, pois era o mais velho, ele deixou generosamente que Ló escolhesse primeiro, que escolhesse a terra que ele bem entendesse. Abraão conservou a paz, mesmo tendo que viver em um lugar ruim. Deus abençoou Abraão e prometeu lhe dar uma terra inteira sem problemas.

Deus e eu

Bondoso Deus, ajude-me a fazer boas escolhas e a manter a paz como Abraão.


AR PERFEITO – 04 DE MAIO 2018

Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo. Gênesis 2:7

Por quanto tempo você consegue segurar a respiração? Se você sabe nadar, com certeza consegue ficar um born tempo sem respirar. Quando eu era criança, passei alguns apuros por não conseguir respirar direito. Até os seis anos, tive bronquite. Quem tem bronquite sabe do que estou falando. Em uma crise, a respiração se torna tão difícil que a gente acaba, precisando de um aparelhinho ou de um remédio. Hoje, não tenho mais nada. Respiro normalmente.

O ar é essencial e indispensável à vida. Você pode viver semanas sem alimento e dias sem água. Sem ar, é impossível. Se você ficar sem ar, morrerá em minutos. Jesus é quem nos dá o ar perfeito. É pena que o homem esteja poluindo esse ar! Quando Deus soprou o fôlego da vida em Adão, seus pulmões se encheram de ar e ele passou a viver. Deus é mesmo maravilhoso!

Deus e eu

Obrigado, Jesus, pelo ar que respiro.


FAZENDO O QUE É CERTO – 03 DE MAIO 2018

A nossa vontade é fazer aquilo que tanto o Senhor como as pessoas acham certo. 2 Coríntios 8:21

Se você visse um grande amigo fazendo algo errado, como bater em outro colega, responder à professora ou colar na prova, o que você faria? Contaria a seus pais e professores? E uma situação difícil, não é mesmo? Muitas vezes, os amigos se afastam da gente porque queremos fazer a coisa certa.

É bom compartilhar com seus pais o que acontece em sua vida, principalmente coisas que possam ser preocupantes. Seus pais vão aconselhá-lo sobre o que fazer quando você estiver nessa situação. Eles vão ajudar você. Não se esqueça também de que você mesmo pode se aproximar dos amigos e conversar com eles. A princípio, eles não vão gostar muito, mas é uma chance de corrigirem o erro e não praticá-lo mais. Uma coisa muito importante é que, quando você falar com seus pais, conte também as coisas boas que seus amigos fazem Seja amigo de todos e valorize a honestidade.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a sempre fazer o que é certo.


 SOBREVIVENDO NO FUNDO DO MAR – 02 DE MAIO 2018

Deus espalha relâmpagos em volta de Si, mas o fundo do mar continua escuro. Jó 36:30

A vida no fundo do mar não é tão simples assim. Cada bichinho tenta se defender como pode. O camarão-louva-a-deus é um bichinho diferente que vive no fundo do oceano. Ele tem uma aparência espalhafatosa e vive em um abrigo embaixo da areia. Quando o camarão sobe para se alimentar, ele usa suas presas como um martelo.

O polvo, que é outra criaturinha do mar, vive rodeando o Sr. Camarão para se alimentar dele, mas o camarão-louva-a-deus é muito esperto. Ele ataca o polvo diretamente nos olhos para poder se defender e, quando o polvo inimigo vai embora, ele ainda segue pelo caminho para ter certeza de que ele se foi mesmo.Todos precisam sobreviver de alguma forma. E quem criou todos esses bichinhos foi Deus que lá de cima, olha e cuida para que todos vivam bem.

Deus e eu

Assim como o Senhor cuida dos bichinhos do mar, cuide de mim todos os dias.


ELE VÊ TUDO – 01 DE MAIO 2018

Ai dos que escondem os seus planos do Senhor, que fazem as suas maldades na escuridão. Isaías 29:15

Você já brincou de esconde-esconde? Na infância, brinquei muito de esconde-esconde na rua. Ainda se podia brincar na rua sem nenhum perigo. Hoje, infelizmente, já não há condição de se fazer isso. Eu tinha muitos amigos na vizinhança e a gente se juntava nas férias para brincar de queimada, vôlei e até futebol. Era muito bom! Quando a gente brincava de esconde-esconde, era muito divertido porque ninguém queria ser descoberto; e era difícil se esconder. A vontade de rir era muito grande, mas não podia fazer barulho.

A gente pode se esconder dos amigos, mas nunca de Deus. Uma vez, Adão e Eva pecaram e tentaram se esconder de Deus. Até parece que eles iam conseguir! Deus descobriu onde eles estavam, conversou com eles e mostrou o erro que haviam cometido. E é assim comigo e com você: não podemos nos esconder de Deus. Ele vê tudo.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por sempre olhar para mim.


MAIO 2018


 Deixe Brilhar – 30 de Abril 2018

A Tua palavra é Lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. Salmo 1 19:105

Ninguém gosta de ficar no escuro. Alguns sentem medo, outros se sentem perdidos. Realmente, é horrível ficar no escuro. Antigamente não existia luz elétrica. As pessoas se juntavam num mesmo ambiente e ficavam ali à luz de velas. E dormiam cedo porque não tinham muito o que fazer no escuro. Hoje, tudo é muito diferente. É só apertar um botãozinho e, pronto, a luz acendeu.

Sabia que viver uma vida sem Deus é como viver na escuridão? É isso mesmo! Deus é nossa luz. Ele é a luz do mundo, que ilumina a vida das pessoas. Assim como não conseguimos viver sem luz elétrica, nãoz conseguimos viver sem Deus. A Bíblia é a palavra de Deus, e ela é a lâmpada que ilumina o caminho, assim como diz o versinho de hoje. Você pode memorizar esse versinho e falar em todos os lugares por onde passar.

Deus e eu

Querido Jesus, me ajude a ser uma luz por onde eu passar.


 Minha Bonequinha – 29 de Abril 2018

Abre, Senhor, os meus Lábios, e a minha boca entoará o Teu louvor. Salmo 51:15

Alguma vez você já tentou falar com a boca fechada? Quando eu era criança, fazia algumas travessuras e uma delas era colocar fita adesiva na boca e tentar conversar com meus amigos. Todos faziam a mesma coisa, e acabava sendo engraçado. Era impossível conversar com a boca tampada.

A boca come, fala, canta, grita. Ela é muito obediente em tudo. Quando você está a mesa para comer, este é o momento de a boquinha comer as coisas boas e saudáveis e deixar de lado aquilo que faz mal. Quando a mamãe chama, a boca deve responder com rapidez: ”Já estou indo!”Jesus fez a boca para comer alimentos que fazem bem para o corpo, e para falar palavras que alegram as pessoas e nos alegram também. Com ela, você pode cantar; e como é bom cantar! Você também pode sorrir e trazer alegria para todas as pessoas.

Deus e eu

Muito obrigado, Jesus, pela boquinha que o Senhor me deu. Com ela, quero louvá-Lo.


 Deus Me Ama – 26 de Abril 2018

Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou. Marcos 10:16

Quando se era criança, minha mãe me ensinou uma música.Talvez você também a conheça. Fala assim: “Cristo ama as crianças como eu, eu, eu.” Depois, a segunda parte fala: ”Cristo ama os grandes como tu, tu, tu.” Eu gostava muito de cantar essa música porque eu apontava para mim mesma e também para os grandes que estavam perto de mim. Cresci, continuo ouvindo essa música e Deus realmente me ama do jeitinho que sou. Ele ama cada criança – crianças baixinhas ou altas, crianças sorridentes, de todos os lugares. E Ele ama você também.

Quando Deus criou você, Ele sabia como você seria. Deus quer estar pertinho da gente o tempo todo e Ele não Se importa com as coisas que algumas pessoas acham importantes, como a beleza ou o dinheiro. Você é uma criança linda e Ele quer ver você sempre feliz.

Deus e eu

Jesus querido, muito obrigado por me amar tanto do jeito que sou.


  O Colorido das Flores – 25 de Abril 2018

E as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas. Cantares 2:12

As flores são lindas! Quando Deus criou as flores, com certeza, Ele estava muito feliz. Ele colocou muito colorido neste mundo. Fico imaginando como eram as flores no jardim do Éden. Se agora, com o pecado, achamos as flores tão lindas, imagine antes do pecado! As cores dão vida ao mundo e enchem nossos olhos de alegria. Gosto muito de olhar as flores, mas você sabia que o visual colorido é uma estratégia? As cores atraem animais que levam pólen de uma flor para outra, ajudando na reprodução dos vegetais. Estratégia interessante que Deus criou, e não o homem. Ele pensou em tudo com muito cuidado. Ainda há gente que tem coragem de dizer que tudo surgiu por acaso, que uma bomba explodiu e tudo apareceu. Essas pessoas estão enganadas. Elas precisam reconhecer a criação de Deus como verdadeira e conhecer também Seu grande amor.

Deus e eu

Senhor Jesus, obrigado pelas flores tão lindas que o Senhor me deu.


Você é Especial – 24 de Abril 2018

Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Salmo 37:4

Você é feliz do jeitinho que é? Magrinho, gordinho, baixinho, altinho, usando óculos, tendo os dentinhos pra frente? Conheço crianças que querem ser iguais a outras e não estão felizes. Precisamos ser felizes com o que temos e o que somos. Deus nos criou assim. Estar feliz ou triste só depende de você. Escolha ser feliz todo o tempo e saiba que você é muito especial para Deus e para as pessoas que estão perto de você.

Há uma música muito bonita que faIa o seguinte: ”Não há outro igual a você, nem um outro igual a você. Deus o ama assim como é você.” Agradeça a Deus todos os dias pela vida que Ele lhe deu, por ter o papai e a mamãe, a vovó e o vovô. Ou, quem sabe, você não tenha a família complete, mas tem alguém que se preocupa com você e cuida de você. Seja feliz sempre!

Deus e eu

Querido Deus, obrigado por me amar tanto e Se preocupar comigo.


 Primeiro Lugar – 23 de Abril 2018

Não ajuntem riquezas qui na Terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam e roubam. Mateus 6:19

Ganhamos dinheiro da mamãe, do papai, da vovó, do vovô ou até mesmo uma mesada todo mês, e o que fazer com ele, gastar ou guardar? Você já tentou guardar moedas em um cofrinho? É bom ouvir o barulhinho das moedas caindo dentro do cofrinho, mas melhor ainda é quando, depois de um bom tempo guardando, você abre o cofre e encontra muito dinheiro. O que você faria com tanto dinheiro?

O rei Salomão tinha muito dinheiro. Ele recebia muito ouro, e ouro é caríssimo. Além do ouro, havia jóias e outras coisas valiosas. Mas toda aquela riqueza não fazia de Salomão um homem bom, porque ele esquecia de colocar Deus em primeiro lugar na sua vida. O que você acha importante na sua vida? Seu vídeo game? Os tênis novos? Deus tem que ser o primeiro em nossa vida, porque Ele faz a diferença; as coisas não podem fazer nada.

Deus e eu

Obrigado, Jesus, por fazer a diferença na minha vida. Ajude-me a colocá-Lo sempre em primeiro lugar.


Eu sou o Bom – 22 de Abril 2018

Quem teme o Senhor e é humilde consegue riqueza, prestígio e vida longa. Provérbios 22:4

Algumas vezes, achamos que somos melhores do que realmente somos e ficamos cheios de orgulho. Cuidado para não se achar melhor que os outros! Somos todos iguais. Cada um tem o seu talento e precisa valorizar também o que os outros fazem. Os talentos são presentes de Deus.

Muitos se orgulham, dizendo: “Minha bicicleta é melhor que a sua”, ”Sou a melhor aluna da classe”, ”Tenho muito mais brinquedos que você”. Deus não quer que fiquemos nos orgulhando disso. Quando você receber um elogio, agradeça dizendo ”muito obrigado”, mas não se esqueça de que Deus é quem merece todo o louvor. Ser o melhor jogador de futebol não quer dizer que isso vai fazer de você a melhor pessoa do mundo. Seja humilde, simples e não menospreze os outros. Quando somos humildes, reconhecemos Deus come o autor dos nossos talentos. Todos têm valor aos olhos de Deus.

Deus e eu

Querido Senhor, ajude-me a ser humilde a cada dia é não me achar melhor que os outros.


Dormindo em Pé – 21 de Abril 2018

Não são as cavalos de guerra que ganham a batalha a sua grande força não pode salvar ninguém. Salmo 33.17.

Morei em uma casa onde, bem de frente, havia uma casa simples, com uma égua e seu filhotinho. Passei a observar o filhotinho. Ele andava, pulava, corria. O mais interessante é como ele era grudadinho na mãe. Não saía de perto dela por nada. Onde ela ia, o pequeno ia atrás.

Os cavalos dormem em pé. Na realidade, eles não dormem profundamente. Apenas tiram uma sonequinha e, se precisar, saem correndo na mesma hora. Você já imaginou dormir em pé? Deve ser muito ruim. Eles só deitam quando se sentem seguros. Com a gente, acontece algo parecido. Quando estamos pertinho dos nossos pais, em casa, nos sentimos seguros, porque sabemos que eles cuidam de nós. Quando dormimos, sabemos que Jesus manda Seus anjos para cuidar de nós e da nossa casa. Que segurança maravilhosa! Não precisamos dormir em pé e nem sair correndo!

Deus e eu

Bondoso Deus, obrigado por me dar a segurança da Sua proteção.

Facebook Comments
Fale Conosco!