Meditações do por do Sol 2018

Print Friendly, PDF & Email

A meditação para o pôr do sol tem se firmado nos últimos anos como um elemento indispensável no recebimento do sábado. O que tem contribuído para que um número cada vez maior de famílias use este material com tanto gosto?

Quando um testemunho é partilhado, a prática do evangelho é comunicada, geralmente em um contexto desfavorável, onde o poder de Deus é manifesto de forma diferenciada na vida. Isso agrada na todos. O testemunho é uma demonstração viva da atuação do Deus do impossível na vida de Seus filhos. Todos podem ser objetos diretos dessa realidade.

Como os testemunhos são diversificados – comunhão, saúde, sábado, cura, emprego -, de forma direta ou indireta, as pessoas se identificam com as histórias e comprovam que os milagres e prodígios também são reais em seu dia a dia.

É isso que desejamos! Que cada pessoa veja e sinta as grandes coisas que o Senhor tem feito por seu povo. Que, individualmente ou em família, pensem acerca do amor e da bondade de Deus nas horas sagradas do santo sábado, pois ele é um presente semanal do Criador.


O jardim do Éden foi um lugar de perfeita paz. Ele “permaneceu sobre a Terra muito tempo depois que o homem fora expulso de suas deleitáveis alamedas (Gn 4:16). […]. Mas, na restauração final de todas as coisas, quando houver ‘um novo céu e uma nova Terra’ (Ap 21:1), será restabelecido, mais gloriosa- mente adornado do que no princípio” (Ellen G. White, Visões do Céu, p. 78, 79). Em alguma parte da região conhecida hoje como Janela 10/40 foi plantado o jardim do Éden. Em virtude do pecado, Deus retirou de lá aquele belo jardim de paz. Não sabemos exatamente onde ele estaria localizado. Mas certamente estaria em algum lugar da faixa de terra que se estende do norte da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia a partir da Linha do Equador; subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. Com pouca vegetação, também conhecida como o coração do mundo, essa região foi palco das histórias registradas na Bíblia. A Janela 10/40 tem 31 dos 52 países menos evangelizados do mundo. Atualmente vive em conflitos e guerras pelo poder, e o pior: o “Deus da paz” (lTs 5:23) é desconhecido de muitos. Esta meditação para o culto de recepção do sábado, no pôr do sol de sexta-feira, relata histórias das 25 famílias do projeto “Missionários Para o Mundo”, que vivem nessa região há três anos. Anônimos para sua segurança, eles estão lá por meio de sua fidelidade e oração, restaurando a paz de Deus no coração de povos por quem Jesus morreu. Veja alguns benefícios da paz com Deus em qualquer lugar do mundo:

PAZ COM DEUS NO CASAMENTO

“Ele [marido] procurará conservar a esposa com boa saúde e ânimo. Esforçar-se-á por falar palavras de conforto, criar uma atmosfera de paz no círculo familiar” (Ellen G. White, O Lar Advent is ta, p. 228).

PAZ COM DEUS NO CUIDADO DA SAÚDE

Essa paz gera saúde emocional e física: “A paz que unicamente Ele pode dar comunicaria vigor à mente e saúde ao corpo” (Idem, O Desejado de Todas as Nações, p. 270).

PAZ COM DEUS NA GUARDA DO SÁBADO

Por isso Ele criou um dia de paz: “O sábado lhes aponta as obras da criação, como testemunho de Seu grande poder em redimir. Ao passo que evoca a perdida paz edênica, fala da paz restaurada por meio do Salvador” (Ibid., p. 289).

PAZ COM DEUS NA FIDELIDADE

“Por que não fazer uma entrega completa a Deus? Ele vos comunicará Sua luz e paz, e provareis Sua salvação. Não tragais mais a Deus uma oferta defeituosa e corrompida” (Idem, Este Dia com Deus, p. 99).

PAZ COM DEUS SE ELE VOLTASSE HOJE

“Se hoje estais em paz com Deus, estais preparados para receber a Cristo, se viesse hoje” (Idem, Nos Lugares Celestiais, p. 227). Ter o Príncipe da Paz (Is 9:6) morando no coração e em casa é estar em paz com Deus e ter a maior recompensa que um ser humano pode alcançar. Espero que nestes 52 sábados de 2018, ao ler as histórias vividas pelos missionários, seu coração esteja repleto de gratidão e desejo de fazer mais pelo próximo. Que a paz da presença de Jesus seja uma realidade em seu coração e em seu lar.

Pastor Herbert Boger Júnior

Líder de Mordomia Cristã

Divisão Sul-Americana

Facebook Comments